TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO

Por:   •  18/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA

CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA II

DISCIPLINA: TEORIA CRÍTICA E EDUCAÇÃO

PROFESSOR: FREDMAR LIMA

ALUNA: LEILA GARDÊNIA DE LIMA

RUSSAS - CE

2015 

Aula Expositiva

A aula expositiva é a forma mais antiga de ensino, ela foi e ainda é utilizada até os dias de hoje, ela nasceu desde os tempos dos jesuítas e foi caracterizada por Ronca e Escobar(1984), essa forma de ensino é tratada como simplesmente a transmissão do conteúdo, onde é reservado ao aluno o direito de receber o que o professor passa, sem ter a necessidade de fazer qualquer descoberta, seu direito é apenas de conhecer, compreender e internalizar as informações. É o famoso conteúdo “mastigado, pronto, finalizado.

Até o começo da década de 1930, predominava essa forma de ensino pedagógica tradicional, onde o professor era centro o do processo, onde só ele que dominava o conhecimento, mas com o surgimento da pedagogia nova, o aluno passou a ter os direitos de utilizar as novas práticas e técnicas de ensino, onde os alunos pudessem contestar, fazer questionamentos, e não simplesmente acatarem tudo que o professor dizia como verdade, eles podiam falar sobre suas experiências pessoais. Assim, o conhecimento vinha de ambos os lados e a internalização de informações seria mais eficaz.

Estudo do texto

O estudo do texto, consiste em trabalhar o modo analítico e crítico, o que se espera desse estudo é que o aluno tenha a capacidade de interpretar, entender, fazer uma análise e compressão do texto, que eles consigam interiorizar tudo aquilo que achou importante do que foi lido.

Nessa prática como o professor age com os alunos também, é o que os tornam diferentes, porque cada professor pode ter uma técnica de como trabalhar com esses alunos, fazendo com que eles, se enturmem, lendo ou em turma, ou em dupla, ou sozinho, mas que cada um consiga tirar algum significado dos textos.

Behaviorismo

É uma teoria de B.F Skinner falava que o aprendizado se dar quando existe mudanças, para Skinner as mudanças no comportamento são resultados de cada indivíduo, o simples ato de bater em uma bola, gera um estímulo, cada ação gera reação e assim, uma ação, produz uma consequência .

Para Skinner o reforço é o elemento chave para que se tenha a resposta desejada através de estímulo, ele achava que um elogio, uma nota, que alguns prêmios serviriam de reconhecimento tanto de alunos como de professores, esses tipos de realizações são bem mais crescente entre os alunos.

Skinner defendia que as punições, as repressões não eram tão atrativos, esse era seu ponto de vista, era claro que no campo escolar as ameaças, pelo contrário, tornava os níveis muito mais baixos e com efeitos secundários muito piores do que com o sistema de reforços positivos.

Para Skinner alguns pontos positivos dessa forma de ensino programado são

• Que cada aluno tem seu ritmo de aprender, que ele pode ser tão rápido ou tão lento, mas que consegue aprender do modo que lhe favoreça.

• Dessa forma o aluno não fica atrasado ou perdido em relação aos conteúdos.

• As desvantagens: Que eles podem ser isolados, porque eles ficam fechados no seu próprio mundo.

• Afetando assim a participação em grupo.

• Privando de ter diálogos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (146.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com