TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO A DISTANCIA

Por:   •  20/2/2017  •  Ensaio  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 4

Educação a Distância

A princípio registro que quando penso em Educação a Distância o que  me vem a mente é a palavra: mudança, e carrega um peso enorme, pois normalmente vem recheada de medo, incertezas, expectativas entre tantas outras palavras, e isso não seria diferente no processo educativo, este que já passou pelas mais diversas modalidades de ensino, desde as sociedades coletoras até a atualidade, e mesmo dentro da história recente podemos acompanhar o desenvolver dos diversos meios de ensino, entre estes a Educação a Distância – EAD.

 Em simples busca virtual no site Wikipédia pude verificar que a EAD já conta com de longa data em seu percurso, tendo iniciado no idos de do século XVII com as cartas comunicando informações científicas, inaugurando o marco de uma nova era na arte de ensinar. Mais precisamente no dia 20 de março de 1728, pelo professor de taquigrafia Cauleb Phillips, já no início do século XIX surgiram novas iniciativas de ensino a distância em virtude de um considerável aumento da demanda social por educação. O aperfeiçoamento dos serviços de correio, a agilização dos meios de transporte e, sobretudo, o desenvolvimento tecnológico aplicado ao campo da comunicação e da informação influíram decisivamente nos destinos da educação a distância. 

No Brasil, em especial a EAD teve impulso com a fundação do Instituto Radiotécnico Monitor de onde surgiu a primeira Universidade do Ar, que durou até 1944. Mais tarde na década de 1970, também teve à Fundação Roberto Marinho ofertando o telecurso, um programa de educação supletiva a distância para ensino fundamental e médio.

Com a expansão da internet no ambiente universitário surgiu a primeira legislação específica para educação a distância no ensino superior estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional n°9.394, de 20 de dezembro de 1996, regulamentada pelo decreto n°5.622 de 20 de dezembro de 2005, que estabelece a obrigatoriedade dos momentos presenciais para avaliação, estágios, defesas de trabalhos e conclusão de curso.

        É fato que a tecnologia tem o condão de servir ao homem, facilitando-o sua existência, bem como gerando conforto e segurança, vários pontos são relevantes devem ser postos na mesa quando se trata no método de ensino por dispositivos digitais e virtuais, o primeiro deve-se ao fato que a internet é um ambiente real, costumo definir a internet como um ambiente reflexo, semelhante a um espelho, onde os atos praticados do lado de fora do espelho ocorrerá também no interior deste, semelhante ocorre na internet, ela não existe por si só, é necessário que existam atos fora dela para que ela aconteça, com uma grande diferença do espelho é que esses atos podem se protrair no tempo, ou seja podem tornar-se perpétuos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (89.9 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com