TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO DE HOJE

Por:   •  10/3/2016  •  Monografia  •  2.808 Palavras (12 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 12

IDENTIFICAÇÃO

              Este projeto nasce com o desafio de buscar socializar e encaminhar para mudanças a forma assistencialista por onde a educação infantil vem caminhando. Queremos contribuir para a efetivação de uma educação infantil comprometida com a promoção de aprendizagens das crianças Taioenses dos diferentes grupos sociais.

              A partir da Constituição Federal de 1988 e da Nova Lei de Diretrizes e Base (Lei nº 9394/96) a Educação Infantil passa  a ser melhor refletida, apesar de ainda não possuir amparo legal, ou seja não é obrigatória, e olhada de maneira diferente a nível de Brasil, porém temos consciência de que muito ainda precisa  ser melhorado.

              O Plano Decenal, também volta seus olhares para a Educação Infantil, prevendo-se a inclusão do atendimento às crianças de 6 anos no Ensino Fundamental, sendo assim precisamos preparar professores e áreas ligadas a educação, para que a escola possa cumprir o seu real papel, o “desenvolvimento cognitivo”, além das atividades realizadas hoje nas creches e pré-escola do município de Taió.

JUSTIFICATIVA

              Sabemos que a Educação Infantil já teve significativas mudanças e outra ainda estão por vir. A sociedade vive em constante transformação e a sua população  precisa adaptar-se a essas transformações para poder melhor viver e atuar na mesma.

              Não podemos mais trabalhar com a Educação Infantil de forma assistencialista, garantindo apenas a guarda e a proteção das crianças, sendo assim, a nossa preocupação refere-se a um atendimento voltado ao amplo desenvolvimento da criança, oferecendo-se assim, condições que favoreçam a construção do aspecto cognitivo.

              Ultrapassando o assistencialismo, precisamos propiciar condições para que a criança desenvolva-se, interagindo no mundo dos adulto e  descobrindo a maneira de apropriar-se do conhecimento de forma criativa.

              Sendo assim, é necessário que os educadores compreendam a criança como um ser social único que traz consigo uma história que precisa ser respeitada no momento da sua interação com os demais, atuando como mediador deste processo.

              É através deste projeto de pesquisa que pretendemos esclarecer os órgão responsáveis e ligados a Educação Infantil de Taió, apresentando dados que comprovem a realidade do atendimento dispensado às crianças, bem como propostas que visem o desenvolvimento intelectual em detrimento dos programas de assistência, respeitando as diferenças individuais e sociais.

             

CARACTERIZAÇÃO DA CLIENTELA

              O projeto vem ao encontro de professores que trabalham nos sete centros de Educação  Infantil do Município de Taió e demais profissionais das áreas de Assistência Social, da saúde e pessoas envolvidas na Secretaria da Educação.

              Os Centros de Educação Infantil atendem crianças, filhas de pais trabalhadores, provindo, em sua maioria, de pequenos agricultores, comerciantes e empregados da indústria do município, clientela esta de baixo poder aquisitivo. Os pais que possuem uma maior renda procuram os Centros de Educação Infantil particular, disponíveis no município.

              Os habitantes do Município de Taió possuem, em sua maioria, baixo nível de escolaridade, encontrando também o problema do analfabetismo.

              Os Centros de Educação Infantil da rede municipal  de Taió, tem seu funcionamento em período integral, respeitando os horários comerciais.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Possibilitar aos professores da Educação Infantil e demais profissionais da área, condições  para desenvolverem um trabalho pedagógico consistente que vise a mudança do conceito de atendimento assistencialista à criança.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Levantar, junto a Secretaria da Educação dados que comprovem a qualificação dos profissionais da educação infantil do município;
  • Pesquisar quantas crianças de 6 anos não estão freqüentando a Educação Infantil e quais os motivos que os levam a não freqüentar;
  • Oportunizar os professores da Educação Infantil e demais profissionais que atuam  em áreas afim, o acesso a história do atendimento à criança, a nível de Brasil e do Município;
  • Oferecer aos professores e profissionais de áreas afins, sugestões de atividades que propiciem o desenvolvimento integral das crianças por elas atendidas;
  • Esclarecer, através da Secretária da Educação, a obtenção e o emprego de verbas destinadas ao atendimento das crianças;
  • Tabulação de dados que serão apresentados à Secretaria da Educação do Município e discutidas com as áreas envolvidas.

PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS

              Entende-se por Educação Infantil o atendimento dispensado às crianças de 0 a 6 anos, que segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação  (LDB) 9394/96, divide em duas partes: creche, atendimento dado às crianças até os três anos de idade e pré-escolar, atendimento dispensado às crianças de quatro a seis anos.

              KRAMER (1992:19) colabora na elaboração de uma síntese importante da visão e da questão da infância e da criança através dos tempos, quando assinala:

A idéia de infância não existiu sempre e nem da mesma maneira. Ao contrário, ela aparece com a sociedade capitalista, urbano-industrial, na medida em que mudam a inserção e o papel social da criança na comunidade. Se, na sociedade feudal, a criança exercia um papel produtivo direto (de adulto) assim que ultrapassava o período de alta mortalidade infantil, na sociedade burguesa ela passa a ser alguém que precisa ser cuidada, escolarizada e preparada para uma atuação futura.

             

              Para trabalhar a concepção de infância é preciso compreender a criança como fruto das relações sociais, pois, as diferenças acontecem de acordo com a cultura onde esta encontra-se inserida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (170.2 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com