TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  19/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.709 Palavras (7 Páginas)  •  1.040 Visualizações

Página 1 de 7

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Aluno

Professor- .......

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Graduação - Pedagogia (PED......) –

15/04/2015

RESUMO

Vivemos em uma época marcada por aceleradas transformações, e todo indivíduo deve poder partilhar das riquezas e conhecimentos socialmente produzidos, exercendo plenamente sua cidadania e para tanto deve ter oportunidade de estudar. A educação bem estruturada e pensada como uma modalidade de ensino que atenda a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de frequentar a escola na idade adequada, propicia aos mesmos uma educação de qualidade que serve, principalmente, para formá-los como cidadãos. Essa modalidade de ensino, também chamada de EJA contribui e muito para diminuir as desigualdades entre os que permaneceram na escola e os que por algum motivo tiveram que abandona-la. Principalmente no EJA a aprendizagem ocorre através do ensino significativo que acredita que o homem alfabetizado e letrado pode transformar sua realidade, e assim ela é uma possibilidade de liberdade para o aluno. Isto inclui que eles recebam conhecimentos capazes de desenvolver uma consciência maior do seu papel e função no mundo e um aprendizado que lhes propicie viver melhor em todos os sentidos em sociedade. A aprendizagem deve ser um processo continuo, é querer, compartilhar, dar sentido, interpretar, expressar e viver

Palavras-chave: Aprendizagem. EJA. Cidadão.

1 INTRODUÇÃO

A Educação de Jovens e Adultos (EJA)  é uma modalidade de ensino com o objetivo de permitir que pessoas adultas, que por algum motivo não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade certa, possam estudar.

É um lugar onde práticas e reflexões que ultrapassam a simples escolarização se complementam, onde um novo pensar  acerca das políticas educacionais e das propostas de inclusão desses educandos deve ser apresentada.

Esta aprendizagem pode e deve ir muito além do ensinar a ler e escrever, pois só alfabetizar não basta, é somente a primeira parte do processo. É preciso garantir um desenvolvimento social justo e igualitário a estes alunos, é preciso letra-los e a abordagem metodológica deve ser desenvolvida abordando conteúdos equivalentes ao das crianças, mas com uma linguagem adulta e que vá ao encontro daquilo que esse público deseja.

A educação é um dos maiores instrumento de mudança, através dela o homem consegue compreender melhor a si mesmo e ao mundo em que vive. A metodologia voltada à formação de cidadãos mostra aos alunos que o estudo faz diferença no seu cotidiano.

O professor do EJA deve integrar os alunos na vida escolar, e usar a experiência deles em sala é muito importante para que eles se sintam mais seguros. Essas são algumas das chaves para o professor abrir as portas da escola àqueles que demoraram tanto para chegar até ela. Ele deve ter um novo olhar sobre a educação, buscar novas abordagens, deixando os alunos se sentirem mais seguros e confiantes e assim mais aptos a aprender. De acordo com Fernández (1991, p.52): “não aprendemos de qualquer um, aprendemos daquele a quem outorgamos confiança e direito de ensinar”. E sabemos que para o aluno o professor é esta pessoa.

2  O ENSINO DE JOVENS E ADULTOS

A Educação de Jovens e Adultos é muito importante, pois é destinada aqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.  Ela foi regulamentada pelo artigo 37 da Lei de Diretrizes e Bases da educação (a LDB, ou lei nº 9394.3 de 20 de Dezembro de 1996). É um dos segmentos da educação básica que recebem repasse de verbas do Fundeb. 

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental foram publicadas em três segmentos e estão disponíveis no site do MEC. Já o currículo para o EJA no Ensino Médio utiliza como referência a Base Nacional Comum, que deve ser complementada por uma parte que atenderá a diversidade dos estudantes. Seu principal objetivo é desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade, para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade. Para PAIVA (1973, p.16):

A educação de jovens e adultos é toda educação destinada àqueles que não tiveram oportunidades educacionais em idade própria ou que a tiveram de forma insuficiente, não conseguindo alfabetizar-se e obter os conhecimentos básicos necessários.

Apesar de durante muito tempo, ter o intuito de apenas superar o atraso daqueles que não sabiam ler e escrever hoje em dia vai muito, além disso, se preocupando para que o aluno tenha um aprendizado significativo considerando todas as experiências vividas pelos alunos. Dentro dessa ótica, Paulo Freire afirmava a importância da educação como um espaço de construção:

A estrutura social é obra dos homens e que, se assim for, a sua transformação será também obra dos homens. Isto significa que a sua tarefa fundamental é a de serem sujeitos e não objetos de transformação, tarefa que lhes exige, durante sua ação sobre a realidade, um aprofundamento da sua tomada de consciência da realidade, objeto de atos contraditórios daqueles que pretendem mantê-la como está e dos que pretendem transformá-la (FREIRE, 2002, p. 48).

Como a maioria dos professores sabem, é grande o esforço dos pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, na tentativa de buscar alternativas para auxiliar e facilitar o processo dinâmico que é a aprendizagem. Mas de nada elas valem sem o seu comprometimento, ele deve estar em constante busca e aprendizado tendo um novo olhar sobre a educação e mediando a aprendizagem de seu aluno, para que esta seja significativa.

Pois um ambiente prazeroso e rico em estímulos é um ambiente onde o aprendizado ocorre. De acordo com Oliveira (2000, p.158):

O ambiente, com ou sem o conhecimento do educador, envia mensagens e, os que aprendem, respondem a elas. A influência do meio através da interação possibilitada por seus elementos é contínua e penetrante. As crianças e ou os usuários dos espaços são os verdadeiros protagonistas da sua aprendizagem, na vivência ativa com outras pessoas e objetos, que possibilita descobertas pessoais num espaço onde será realizado um trabalho individualmente ou em pequenos grupos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (156.5 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com