TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  23/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.797 Palavras (8 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1      INTRODUÇÃO        3

2      DESENVOLVIMENTO        4

2.1 QUAIS SÃO OS FATORES HISTÓRICOS, POLITICOS E SOCIAIS QUE PERPASSAM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA?        4

2.2   QUAL A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA, DIANTE DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ANALFABETA E COM BAIXA ESCOLARIZAÇÃO?         5

2.3  QUAIS SÃO OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES PARA A EFETIVAÇÃO DO DIREITO A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS?        5

2.4  COMO O PROFESSOR DEVE CONDUZIR O PROCESSO AVALIATIVO, TENDO EM VISTA SABER COMO ESTÁ A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES QUE FREQUENTAM A EJA................................................................6

3     CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        9


  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho procura elaborar uma reflexão sobre a importância da educação de jovens e adultos (EJA), que é um direito garantido por Lei nº5.692/71 que compreende alfabetizar quem não teve a oportunidade de estudar na infância ou aqueles que por algum motivo tiveram que abandonar a escola.

Entretanto e uma modalidade muito complexa que veio mudando ao sua plataforma de ensino ao longo dos anos até chegar a modalidade atual  EJA, além de envolver praticas que os professores não estão acostumados a lidar, existem diversas circunstâncias que levam esses alunos à escola, como: adquirir conhecimento, buscar alfabetização, almejar um futuro melhor, buscar dignidade pois muitos sentem-se excluídos pelo simples fato de não saber ler e escrever etc.

                         E de extrema importância que os professores da EJA sejam mais preparados para atender estes alunos, pois eles necessitam não só aprender a ler e escrever, e dever de o professor mostrar a esses alunos a   importância em ter

uma formação e conscientizar os mesmos, que se quando uma pessoa tem uma formação, não   só   ajuda   no senso crítico, mas que também abre portas   tem mais oportunidades de   empregos, tem salários melhores   enfim, esses alunos podem ver a sociedade de forma crítica, e assim podem interagir junto à sociedade.

Por fim, é importante ressaltar que a educação de jovens e adultos (EJA) e um direito público e gratuito, ou seja, pode sempre ser exigido do estado por parte do cidadão.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. QUAIS SÃO OS FATORES HISTÓRICOS, POLITICOS E SOCIAIS QUE PERPASSAM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA?

Por muitos anos os alunos que não possuíam a oportunidade de estudar e desenvolver o intelecto dentro da escola, em idade considerada "normal", acabavam não possuindo oportunidade de trabalho e de uma boa colocação no mercado. Na verdade, eram delegados aos campos profissionais de menor remuneração.

 Mas, com a evolução educacional tornou-se possível a escolarização daqueles que não puderam ou não tiveram a oportunidade de um ensino regular, apesar de ser uma luta antiga na sociedade, a conquista pelo ensino do jovens e adultos, foi o Professor e estudioso Paulo Freire o percussor pela luta de ensino  de qualidade para os jovens e adultos, Paulo Freire defendia a ideia de que a única forma de educar e proporcionar o conhecimento a esse público era atrelar a educação ao dia a dia, a fim de facilitar a percepção dos educandos, diante dos assuntos abordados na sala de aula.

                          No decorrer do tempo, foi sendo aperfeiçoada o ensino conhecido como EJA, sendo que muitos desses alunos, tiveram a oportunidade de se formar em nível superior, conquistando outras oportunidades no mercado de trabalho.

  1. QUAL A FUNÇÃO SOCIAL DA, ESCOLA, DIANTE DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DA POPULAÇÃO ANALFABETA E COM BAIXA ESCOLARIZAÇÃO?

Em primeiro lugar as escolas devem fazer o acolhimento e a valorização da diversidade dos educandos da EJA, pois antes de serem alunos, esses jovens e adultos são portadores de identidades de classe, gênero, raça e geração. Suas trajetórias de vida são marcadas pela região de origem, pela vivência rural ou urbana, pela migração, pelo trabalho, pela família, pela religião e, em alguns casos, pela condição de portadores de necessidades especiais, devem buscar exercer um papel fundamental para a alfabetização dessas pessoas, criando programas que possam conciliar a vida familiar e a jornada de trabalho com o tempo necessário para assistir aulas e assim serem alfabetizados.

Os alunos da EJA procuram a escola não apenas para ler e escrever, mas principalmente para obter aprendizado para a vida, como: ler uma bula, fazer um bolo a partir da receita etc. Por esse motivo acredito  que escolas da EJA só vão  conseguir exercer sua função social mediante esforços para trazer conteúdos mais próximos da realidade para discuti-los em sala de aula, no intuito de seus alunos replica-los em seu cotidiano, assim as escolas vão ensinar não só ler, escrever e as operações matemáticas, mas também ajudarem seus alunos a viver em sociedade lidando com os problemas constantes que vem do analfabetismo e da falta de instrução.

                         

  1. QUAIS SÃO OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES PARA A EFETIVAÇÃO DO DIREITO A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS?

Na EJA o grande desafio é encontrar soluções para vencer as dificuldades presentes nesse segmento de ensino, tentando atender estes alunos e incentivar a permanência dos alunos na escola.    

                          Apesar das mobilizações e dos avanços alcançados pela EJA por meio das lutas, acordos e toda legislação pertinente, a sua implementação como um direito efetivamente consolidado ainda é um desafio a ser superado. Isso se ocorre basicamente pela falta de políticas públicas que invistam nas redes públicas de ensino e valorizem a formação de educadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (135.9 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com