TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  20/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 2

POR: Francielle Medeiros.

A alfabetização dos Jovens e Adultos

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada a pessoas que não concluíram a educação básica na idade adequada. Nesse cenário a EJA surge como um instrumento capaz de oferecer a seu público alvo a possibilidade de acesso a conhecimento, competências, informação, direitos e principalmente o sentimento de sujeito participativo na sociedade (CITADIN, D.; BADALOTI, G.)

Conforme, Vichessi e Diniz (2018) muitos são os desafios para manter os mais velhos na sala de aula, sendo o mais frequente a falta de motivação devido o despreparo dos professores que ainda utilizam os mesmos materiais e metodologias na alfabetização de crianças, a falta de verbas e administração dos recursos. O uso de materiais infantis pode levar a desmotivação, é preciso se aproximar da realidade cultural dos educandos, levando em consideração que são pessoas experientes.

Pensando na formação dos professores, de acordo com Queiroz e Santos, “houve uma diversidade de metodologias aplicadas à essa modalidade de educação, porém nenhuma delas foi tão significativa como a do teórico Paulo Freire”. Ainda conforme as autoras, na metodologia de Paulo Freire o “O educando tem que participar ativamente do seu processo de ensino-aprendizagem. Este tem que estar consciente que sua participação é de extrema importância para a descoberta de novos conhecimentos”.

Assim, o trabalho do professor não se restringe apenas a adequação das atividades, é necessário conhecer os seus alunos e a realidade cultural em que vivem, os principais métodos utilizados na educação de jovens e adultos, como por exemplo o levantamento vocabular e o uso das palavras geradoras. Além disso, o trabalho de motivação é de extrema importância para que se desperte o interesse do aluno em ampliar e adquirir conhecimentos. Utilizando a metodologia adequada, o professor, perceberá que a aprendizagem fluirá de maneira satisfatória.

Referências

CITADIN, D.; BADALOTI, G. EJA e mulheres: os motivos e objetivos do retorno das mulheres à escola na EJA unidade de Urussanga-SC. Florianópolis: IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina. Disponível em: <https://repositorio.ifsc.edu.br/bitstream/handle/123456789/368/EJA%20E%20MULHERES.pdf?sequence=1>. Acesso em: 27 mai. 2021.

QUEIROZ, A.P.B.R; SANTOS, E.G. A influência de Paulo Freire no processo de ensino-aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: <https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/a-influencia-paulo-freire-no-processo-ensino-aprendizagem-educacao-jovens-adultos.htm>. Acesso em: 30 mai. 2022.

VICHESSI, B., DINIZ, M. Práticas de alfabetização adequadas aos adultos. Nova Escola. 07 mar. 2018. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/59/pratica-adequada-aos-adultos>. Acesso em: 25 mai. 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com