TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.557 Palavras (11 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA

PÓLO DE APOIO PRESENCIAL CAMPO VERDE/MT 22456

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

CAMPO VERDE-MT

SETEMBRO/2015

[pic 3][pic 4]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA

PÓLO DE APOIO PRESENCIAL CAMPO VERDE/MT 22456

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Relatório apresentado na Disciplina: Educação de Jovens e Adultos: Sobre a orientação do professor tutor a distância Prof.ª, como requisito básico para a apresentação da ATPS do curso de Licenciatura em Pedagogia do 6º semestre da professora Ma Cleudimara Sanches  Sartori Silva.

CAMPO VERDE-MT

SETEMBRO/2015

INTRODUÇÂO

O Ensino no Brasil vem sendo adequado acerca da aprendizagem de jovens e adultos, para que eles tenham uma vida normal de aprendizagem e sabedoria. Está busca do jovem sem concluir os estudos não permite que o mesmo consiga trabalhos de meio período e muitas vezes com baixos salários, assim o jovem que trabalha o dia todo não tem forças físicas para enfrentar uma sala de aula no período noturno, com isso a evasão escolar é eminente. Por isso com o passar do tempo cansados de trabalhar muito e receber pouco este já adulto percebe o quanto a falta de estudo lhe prejudica na disputa por melhores empregos. E é neste contexto que surge a EJA, Educação de Jovens e Adultos.

        A EJA vem como um apoio e resgate destes alunos que por motivos financeiros ou outros particulares deixaram os estudos e que hoje buscar retomar do ponto de onde parou. É importante ter em vista que o valor que a escola pode ter para esses jovens e adultos transcende em muito a mera aquisição de conhecimentos ou conquistas intelectuais. Pois o EJA passa a busca o conhecimento de forma prática e que mostre ao educando como aquele conhecimento será utilizado em sua vida enquanto sociedade, e muitas vezes de forma mais tranquila, sem muitas exigências.

        Dessa forma este trabalho tem como intuito pesquisar e conhecer a fundo a EJA e suas reais contribuições para os jovens e adultos de nossa sociedade. Um escritor que contribui foi Paulo Freire para Educação de Jovens e Adultos é inegável, pois proporcionou aos educadores conhecimentos necessários para fazerem um plano de aula voltado para a necessidade do educando de forma simples e clara, onde a atenção é voltada para o cidadão.

Um sistema de ensino como a EJA, precisa de profissionais qualificados a sua frente, para conduzir o ensino fazendo planos de aula coerente com as necessidades presente, os acadêmicos de pedagogia precisa-se passar por um processo que os qualifique para isso.

Pois a Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade delicada e complexa, por se tratar de alunos com as mais diversas especificidades, tem como objetivo a promoção da inclusão social, proporcionar sua inserção e qualificação no mercado de trabalho, e oportunizar o acesso aos estudos àqueles cidadãos que não tiveram a oportunidade de concluí-los com a idade adequada.

Características do educando de Jovens e Adultos.

  • Trabalhadores;
  • Aposentados;
  • Jovens e adolescentes empregados ou em busca de emprego;
  • Pessoas com necessidades educativas especiais;
  • Pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir a educação básica na idade adequada por diversos motivos como difícil acesso à escola e situações econômicas precárias;
  • Sujeitos sociais e culturais, marginalizados nas esferas socioeconômicas e educacionais;
  • Pais e mães em busca de melhores condições de vida.
  • Tem consciência da necessidade de aprender;
  •  Alunos que não permaneceram no ensino regular por falta de disciplina.
  • Alunos que repetem várias vezes no ensino diurno e vão para a EJA para fugir dos constrangimentos.

A Importância da Educação de Jovens e Adultos na sociedade atual.

As Educações dos jovens e adultos devem ter um bom embasamento pedagógico para atender pessoas que muitas vezes não conseguiram frequentar escolas por morarem em zonas rurais afastadas das cidades ou em alguns casos começam a trabalhar muito jovem para ajudar no sustento da casa, pois vive uma vida precária com poucos recursos, e tem família grande com muitos irmãos e tendo a escola longe com dificuldade de acesso, aumentando a dificuldade de estudar.

Alguns conseguem já na fase adulta frequentar escolas, mas por razões e dificuldades ou vergonha falta de estrutura para o ensino do EJA muitos desistem sem alcançar os objetivos que são de grande valia para um melhor convívio na sociedade que muitas vezes descrimina e constrange pessoas analfabetas. Em grande parte da sociedade acontece descriminação dentro das escolas que deveria ser um ambiente de superação, respeito, é ensino independente da idade cor ou raça se fazendo necessário o incentivo a educação, sendo que é direto do ser humano de qualquer idade a frequentar á escola regularmente.

         Nesta condição, é preciso buscar concepção e dimensões tempo, espaço ambiente favorável de aprendizagem, na qual educadores e educandos estabeleçam uma relação mais dinâmica sempre prezando pelo bom convívio escolar e social respeitando o direito de todos diante das diferenças. Mesmo no século XXI ainda existem muitas pessoas analfabetas funcionais que leem, mas não conseguem interpretar o que está lendo, realidade que precisa ser mudada para que não haja tanta desigualdade dentro e fora da sociedade, pessoas sendo lesadas por falta de conhecimento trabalhando em empregos braçais para garantir o sustento da família que não deixa de ser digno, mas e muito cansativo. São sujeitos, privados do acesso à cultura letrada e aos bens culturais e sociais, comprometendo uma participação mais ativa no mundo do trabalho, da política e da cultura. Vivem no mundo urbano, ou rural, industrializado, burocratizado e escolarizado, em geral trabalhando em ocupações sem qualificação. Portanto, trazem a marca da exclusão social, mas são sujeitos do tempo presente e do tempo futuro, analfabetismo que devem ser extinguido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (263.1 Kb)   docx (81.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com