TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO E LUDICIDADE: ENSINAR BRINCANDO NÃO É BRINCAR DE ENSINAR

Por:   •  8/6/2020  •  Monografia  •  8.170 Palavras (33 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 33

FACULDADE CAPIXABA DE NOVA VENÉCIA[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

ERLI SCARDINI RODRIGUES

LUCIMAR RAMOS MOSCHEM BUENO

NATALIA FERNANDES SARMENTO

EDUCAÇÃO E LUDICIDADE: ENSINAR BRINCANDO NÃO É BRINCAR DE ENSINAR

NOVA VENÉCIA

2014

ERLI SCARDINI RODRIGUES

LUCIMAR RAMOS MOSCHEM BUENO

NATALIA FERNANDES SARMENTO

EDUCAÇÃO E LUDICIDADE: ENSINAR BRINCANDO NÃO É BRINCAR DE ENSINAR

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Faculdade Capixaba de Nova Venécia, do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia.

Orientador: Profº Wesley Moschen.

NOVA VENÉCIA

2014

EDUCAÇÃO E LUDICIDADE: ENSINAR BRINCANDO NÃO É BRINCAR DE ENSINAR

Erli Scardini Rodrigues[1]

Lucimar Ramos Moschem Bueno[2]

Natalia Fernandes Sarmento[3]

Weksley Moschen[4]

RESUMO

O presente artigo tratará do tema Educação e Ludicidade por acreditar que brincando também se aprende. E sendo assim, o assunto em questão deve ser discutido com seriedade junto aos profissionais da educação, visto que é uma forma lúdica de aprender e ensinar e que pode contribuir muito para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança desde a educação infantil, pois é possível perceber que os jogos e brincadeiras são para as crianças um momento para experimentar, para organizar suas experiências, para estruturar sua inteligência, para construir aos poucos sua personalidade, assim como ajuda na socialização e na construção de amizades e afetos ao longo das atividades. Deste modo, para melhor reflexão sobre o tema, a pesquisa se efetiva por meio de pesquisa exploratória através de estudo bibliográfico junto a livros, artigos, sites da internet e revistas, em que se objetiva apresentar e aprofundar o sentido e a compreensão das principais obras e autores que estudaram o tema proposto, ressaltando a importância indispensável que é a ludicidade na vida da criança.

PALAVRAS-CHAVE: Brincadeira. Aprendizagem. Alunos.

ABSTRACT

His article will address the topic of Education and Playfulness also believing that playing is learning. And thus, the subject should be discussed seriously with the professionals of education, as it is a playful way of learning and teaching and can contribute greatly to the development and learning of children from early childhood education, it is possible to notice that games and activities for kids are a time to try to organize their experiences, to structure their intelligence, to gradually build your personality but also helps in socializing and building friendships and affections throughout the activities. Thus, for better reflection on the subject, the research is effective through exploratory research through literature study with books, articles, internet sites and magazines, where present and deepen the meaning and understanding of major works and authors who studied the theme, highlighting the vital importance is the playfulness in a child's life.

KEYWORDS: Just kidding. Learning. Students.

 INTRODUÇÃO

É de extrema importância para o processo ensino aprendizagem do educando que se encontra na educação Infantil a prática da ludicidade, visto que o brincar é uma atividade, além de natural para a criança é de grande relevância. Através das brincadeiras lúdicas elas encontram várias possibilidades de aprendizagem, além de ser um ato que traz uma enorme alegria, pois abre espaços na educação para o desenvolvimento e o crescimento infantil.

A atividade lúdica também pode ser considerada uma importante ferramenta de socialização, na medida em que os educandos compartilham com outras crianças, seus jogos e suas ideias.

Conforme Ronca e Terzi (1995) o movimento lúdico na Educação Infantil caracteriza uma fonte de criação para que a criança construa seu conhecimento, pois no brincar o educando aprende, evolvendo a brincadeira e o aprendizado, como faces da mesma realidade.

A esse respeito, Ronca e Terzi (1995, p. 98) também registram que:

Pelo lúdico a criança “faz ciência”, pois trabalha com imaginação e produz uma forma complexa de compreensão e reformulação de sua experiência cotidiana. Ao combinar informações e percepções da realidade, problematiza, tornando-se criadora e construtora de novos conhecimentos.

Em razão de sua importância, o espaço em que se ministra Educação Infantil deve ser algo alegre, satisfatório, para que o aluno tenha reais possibilidades de desenvolver todas as suas potencialidades, conforme alude Souza (2001, p. 10) “O espaço educacional é um espaço de convivência, por isso deve ser prazeroso, no encanto de sentir, ver, ouvir, tocar, refletir”. Um espaço onde aconteça o encontro de alunos e professores. Neste aspecto analisa-se a importância do lúdico como estratégia importante ao desenvolvimento do educando.

Neste sentido, o presente trabalho visa discutir como as atividades lúdicas podem contribuir para o desenvolvimento da criança, ressaltando assim sua relevância dentro dos currículos escolares.

Para que seja possível constatar essa indagação será realizado um estudo sobre o tema por meio de pesquisa bibliográfica, de cunho exploratório através de vários autores que discorrem sobre o assunto em questão.

Partindo do pressuposto de que a ludicidade pode trazer contribuições à aprendizagem dos educando no contexto escolar, tal estudo se justifica pelo fato de que o lúdico na educação infantil é  fundamental, pois permite a liberdade emocional necessária para a criança explorar e experimentar, envolvendo-se emocionalmente nas criações que são oportunizadas pelas atividades lúdicas, e, ainda, possibilita descobrimentos incentivados pela curiosidade que é uma qualidade de quem deseja ver, aprender, descobrir, inventar e compreender o mundo a sua volta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.3 Kb)   pdf (251.1 Kb)   docx (42.9 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com