TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensinar a ler e Ensinar a Escrever

Por:   •  16/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Ensinar a ler e Ensinar a Escrever

                As primeiras escolas brasileiras surgiram a menos de cinqüenta anos, até o século XIX foi considerado um ato criminoso a atividade de ler e escrever.Uma pesquisa realizada no Brasil  sobre a língua falada mostra que há uma grande variação lingüística, decorrente de como o Brasil foi colonizado.

    O Brasil foi colonizado por soldados. marinheiros, condenados portugueses, africanos e índios. A partir daí criou-se uma nova língua, devido as necessidades e condições a que se encontravam.

               Com base nisso, o que sabemos que só aprenderemos a ler e a escrever se praticarmos, pois falamos uma língua e escrevemos outra.

                     Ensinar a ler e fazer o aluno enxergar mais que uma letra de cada vez, mais que apenas uma palavra, para que ele entenda o significado dos sinais de pontuação, das letras maiúsculas e minúsculas, da margem do texto, para construir um repertório de enredos e personagens. A formação do leitor tem o objetivo de desenvolver no aluno familiaridade com a escrita através da leitura de todo tipo de texto e também desenvolver o gosto pela leitura. E que o aluno perceba a importância dela na vida pessoal e social. Os professores poderiam trabalhar esses alunos ensinando-lhes a postura correta para ler, incentivando-os a olhar no dicionário, fazendo recomendações bibliográficas e principalmente levando-os a biblioteca onde e um lugar cheio de magias e onde possui um tesouro inesgotável de conhecimento.

Ler é produzir o gosto e o prazer de dar sentido a um texto, é direito de cidadania  ter acesso aos meios expressivos.  

                 Ler e escrever é desafio para as escolas brasileiras, pois desde a origem da leitura e da escrita não se formou leitores, no tempo em que vivemos não existe herdeiros dessas praticas, por isso é um desafio para escola colocar a comunidade em pratica de leitura e escrita, até mesmo porque se formos analisar as condições sociais, um dos fatores ao qual contribui com essa dificuldade  é a  falta de incentivo por parte da família.

   

  1.  Professor Leitor e Formador de Leitor

       Se analisarmos a evolução que houve no decorrer  de todo esse tempo, poderemos perceber a mudança do papel da escola diante do ato de ler e escrever.

       A leitura é muito importante na formação de pessoas criticas que tenham uma nova visão do mundo, e cabe a professores e sociedade a formação desses novos leitores.

foi comprovado que a criança aprende a ler muito antes da palavra escritas utilizam todos os meios que estão a sua volta como referência um exemplo disso é a embalagem de biscoitos e chips elas associam a ilustração  a  palavra escrita. A partir daí cria a se a necessidade de formar professores para uma sociedade repleta da escrita, cabe a esse professor mais que alfabetizar, mas sim habilitar esses alunos o prazer em ler e expressar, seja através de estímulos escritos, do diálogo, praticas sociais de cultura, tudo que possa ser inserido á leitura.

           As crianças elas tem uma forma diferente de enxergar o mondo por isso podem ser influencias desde pequeninas para a construção da sua própria identidade para que tenham o maior entendimento do mundo.As crianças aprendem a ter domínio sobre a leitura quando o seu contato com esse universo é direto.

          Nesse contexto o professor deveria deixar de se apenas um transmissor de informações e passar a participar diretamente dessas praticas de leitura,fazendo os perceber a importância disso no seu dia a dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (96.9 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com