TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ludicidade: ensinar e aprender com prazer

Por:   •  28/12/2015  •  Artigo  •  3.456 Palavras (14 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 14

Ludicidade: ensinar e aprender com prazer

Resumo:

A educação é uma tarefa ininterrupta que extrapola o espaço e o tempo escolar, ou seja, ela não está restringida a pratica praticada na escola e na sala de aula. O ato de educar é uma ação que acontece de dentro para fora e assim deve ser vista e compreendida como algo prazeroso. No entanto, podemos perceber as diferenças entre a prática educativa na realidade e o ideal da vida. A realidade escolar se apresenta muitas vezes como uma tortura, um sacrifício tanto para quem ensina quanto para quem aprende. O que nas primeiras séries é contagiante, aos poucos vai perdendo o encanto e deixa de ser atrativo, assim, apresentar a importância das atividades lúdicas nas práticas pedagógicas contribuem no processo ensino-aprendizagem é a intenção deste trabalho, propor o lúdico como ferramenta alternativa na prática pedagógica.

Palavras-chaves: Lúdico, ensino, aprendizagem,

INTRODUÇÃO

O presente artigo aborda sobre a importância do lúdico no processo ensino-aprendizagem, ressaltando a importância do trabalho com essa ferramenta de aprendizagem no contexto escolar, o qual torna o aprender prazeroso à medida que a criança sente-se estimulada através de brincadeiras espontâneas e direcionadas pelos educadores durante as atividades escolares. É necessário ressaltar que o trabalho com a ludicidade nesse artigo objetiva compreender a importância do lúdico para o desenvolvimento cognitivo, social, cultural e psicológico do educando.

Atualmente, os professores têm acesso facilitado à vários estudos e obras teóricas que apontam a eficácia da ludicidade como recurso pedagógico facilitador da aprendizagem. Tais registros evidenciam que essa aplicabilidade permite ao aluno participar e interagir com os conteúdos estudados em sala de aula, o que possibilita a apreensão desse conhecimento de forma agradável e prazerosa.

O brincar é um comportamento que percorre séculos e independente da cultura ou classe social, faz parte da vida do ser humano onde todos consequentemente se divertem, aprendem, socializam, comunicam, trocam experiências, desafiam uns aos outros e se interagem. O aspecto lúdico torna-se importante instrumento na mediação do processo de aprendizagem, principalmente das crianças, pois elas vivem num universo de encantamento, fantasia e sonhos onde o faz de conta e realidade se mistura, favorecendo o uso do pensamento, a concentração, o desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando o processo de construção do pensamento.

A ludicidade é uma atividade que tem valor educacional intrínseco, mas além desse valor, que lhe é inerente, ela tem sido utilizada como recurso pedagógico. Como recurso eficaz aplicado à educação difundiu-se, principalmente a partir do movimento da Escola Nova e da adoção dos métodos ativos. Acredita-se que brincando e jogando, o educando direciona seus esquemas mentais para a realidade que o cerca, aprendendo-a e assimilando-a mais fortemente. Por isso, pode-se afirmar que, por meio das atividades lúdicas, é possível expressar, assimilar e construir a realidade.

LUDICIDADE E APRENDIZAGEM

No processo de ensino-aprendizagem as atividades lúdicas ajudam a construir uma práxis emancipadora e integradora, ao tornarem-se um instrumento de aprendizagem que favorece a aquisição do conhecimento em perspectivas e dimensões que perpassam o desenvolvimento do educando. O lúdico é uma estratégia insubstituível para ser usada como estímulo na construção do conhecimento humano e na progressão das diferentes habilidades operatórias, além disso, é uma importante ferramenta de progresso pessoal e de alcance de objetivos institucionais.

É fato a possibilidade de aprender qualquer disciplina utilizando-se da ludicidade, a qual pode auxiliar no ensino de línguas, de matemática, de estudos sociais, de ciências, de educação física, entre outras. Contudo, é importante deixar claro que as atividades lúdicas não se restringem ao jogo, mas “incluem qualquer atividade que propicie um momento de integração e de prazer” (PATURY e CARDOSO, 2012, p.4).

Desse modo, a contação de histórias, a dramatização, a leitura, a apreciação de um filme, música ou outra obra artística, também podem constituir-se como atividades lúdicas. De acordo com Oliveira a ludicidade consiste em:

[...] um recurso metodológico capaz de propiciar uma aprendizagem espontânea e natural. Estimula a crítica, a criatividade, a sociabilização. Sendo, portanto reconhecido como uma das atividades mais significativas – senão a mais significativa – pelo seu conteúdo pedagógico social. (OLIVEIRA, 1985, P. 74)

Desse modo acredita-se no pressuposto de que a ludicidade tomada como recurso metodológico pode ser fundamental para o desenvolvimento de uma atividade educativa que realmente efetive a aprendizagem das crianças.

LUDICIDADE E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

O ato de brincar é uma ação inerente às crianças. Elas criam facilmente seus próprios mundos de exploração e fantasia. Na sociedade atual tem-se lutado para valorizar a essência do ser criança, por isso inúmeros programas e leis efetivam direitos e necessidades que invadam ou pertençam à categoria, dando seu real direito de experimentar, fantasiar, vivenciar e extravasar o universo infantil.

As atividades lúdicas também podem ser analisadas segundo os seus objetivo e em relação a cada nível de ensino:

1. Educação Infantil: visam o desenvolvimento das áreas psicomotoras, perceptivas, de atenção, raciocínio e estimulação para o contato com os objetos;

2. Objetivos das atividades lúdicas no Ensino Fundamental: visam desenvolver no aluno as suas potencialidades intelectuais, físicas e criativas, permeadas pelo desenvolvimento social e interpessoal;

3. Objetivos das atividades lúdicas no Ensino Médio: visam a participação, a solidariedade, a cooperação, o respeito do aluno a si mesmo e ao outro, a análise crítica, a reflexão, a motivação e a participação em sala de aula e o prazer de aprender a aprender;

4. Objetivos das atividades lúdicas na educação de jovens e adultos (EJA): visam uma aprendizagem adequada à realidade do aluno e da sociedade em que está inserido;

5. Objetivos das atividades lúdicas para a Terceira Idade: visam promover o conhecimento e a convivência com diferentes colegas de maneira natural, espontânea e responsável.

Para Teixeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com