TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LUDICIDADE: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  29/10/2018  •  Artigo  •  4.351 Palavras (18 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 18

LUDICIDADE: A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO

Tendo como tema de pesquisa “Ludicidade: A importância do brincar na Educação Infantil”, realizou-se um estudo focado na importância de se trabalhar com a ludicidade na educação, utilizando diversas estratégias de ensino-aprendizagem. Os jogos, brinquedos e brincadeiras estão presentes no cotidiano da humanidade e o primeiro contato da criança com eles, inicia-se logo ao nascer, no tato, no olfato, na audição e na visão. A criança vai desenvolvendo sua interação com o meio social, aprendendo a se comunicar e relacionar consigo e os outros. O principal objetivo do artigo é conhecer melhor sobre a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras e mostrar quanto é fundamental o trabalho com o lúdico na educação infantil. Desta maneira a criança absorverá melhor a sua aprendizagem, abrirá inúmeras possibilidades de desenvolver sua imaginação, criatividade, afetividade e desenvolverá suas habilidades. Este estudo reconhece a Ludicidade na Educação Infantil como sendo um tema com bastante relevância e pretende mostrar a necessidade do educador de auxiliar no processo de aprendizagem do educando. Como recurso metodológico foi utilizada a pesquisa bibliográfica de diversos autores, tais como, Vygotsky, Kishimoto, Oliveira, Santos, dentre outros, que proporcionaram a construção de um referencial teórico bem fundamentado. O estudo propiciou grande relevância e compreensão do universo lúdico como meio de ensino- aprendizagem na educação infantil.

Palavras-chave: Brincar. Aprendizagem. Ludicidade.

1 INTRODUÇÃO

O lúdico precisa estar presente em todas as etapas da vida, mas é na fase da infância que realmente vai ser vivenciado com mais intensidade. O brincar faz parte do cotidiano da criança, é na relação com o brinquedo que acontece uma transformação, vai desenvolvendo-se físico, emocional e intelectual, começa a fluir a imaginação, o jogo simbólico e troca de papéis. A criança vai descobrindo o mundo ao seu redor, como enfrentar desafios e buscar um conhecimento mais amplo para que possa se relacionar com o universo ao seu redor.

Este trabalho enfatiza que o brincar não é perda de tempo, que por meio dele a criança aprende interagir com colegas e conhecer seus limites. Por consequência, o educador vai conhecendo seu educando, quais seus avanços, suas conquistas e em qual área possui maior dificuldades.  As metodologias educacionais e os instrumentos pedagógicos podem ser utilizados no ambiente escolar para que possa ser incluído o lúdico na prática diária.

O educador deve aproveitar as atividades lúdicas para expressar as situações cotidianas e fazer com que as crianças participem do estabelecimento de regras, mostrar como elas contribuem com o objetivo de todos e a confiança onde elas sejam capazes de segui-las, podendo assim formar um aluno ético com momentos de reflexão numa escala de valores que são necessários aos homens e mulheres que se pretende formar.

O problema a ser investigado é:  Como as escolas utilizam as metodologias para inserir jogos e brincadeiras apropriadas para aprendizagem das crianças da educação infantil e como pode-se incluir o lúdico no ambiente escolar?

Justifica-se a escolha da referida temática e problemática pois sabe-se que a educação infantil é o período mais importante na vida dos educandos. A escola é o lugar que a criança tem a oportunidade de construir sua autonomia com o auxílio do professor, embora que, as crianças já fazem esse processo de início do lúdico em casa e com pessoas do seu convívio.  Para tornar esse processo de conhecimento do lúdico mais prazeroso, é muito importante que o professor tenha um comprometimento com o trabalho voltado para o lúdico, pois é através da ludicidade que as crianças despertam mais interesse e mostram-se envolvidos e motivados.

Por meio do lúdico a criança expressa suas relações afetivas, suas ideias, seus sonhos. É brincando que ela encontra sentido para viver, constrói uma ponte entre a fantasia e a realidade.  Nessa dimensão destaca-se a importância da educação que se estende desde os primeiros momentos de vida, no entanto, a escola deve ser um espaço de brincadeiras, reflexões e dinâmicas.

O presente artigo tem como objetivo geral observar que os brinquedos, jogos e as brincadeiras fazem parte do mundo da criança, pois estão presentes na humanidade desde o seu início.

Do objetivo geral, derivam os seguintes objetivos específicos que visam demonstrar que o brincar na educação infantil é um direito da criança e por consequência um dever da escola e dos pais; Identificar o potencial lúdico das crianças, fazendo um comparativo entre atividades como brincadeiras, jogos e brinquedos e, verificar como os diversos brinquedos e brincadeiras podem ser utilizados afim de fazer com que as crianças tenham uma maior interação.

Como processo metodológico de pesquisa, ou técnicas de investigação, optou-se pela pesquisa bibliográfica ou exploratória, baseada na teoria encontrada na literatura competente, ou seja, em livros, revistas, jornais e teses de estudiosos que dominam o assunto relacionado com o tema identificado neste trabalho.

Esta pesquisa está estruturada em capítulos. O primeiro capítulo, aborda a questão sobre o que é ludicidade, onde será apresentado um breve conceito histórico sobre o lúdico.

No segundo capítulo enfatiza-se a importância do brincar no universo lúdico (jogos, brincadeiras e brinquedos). Mostra a importância de se trabalhar os três eixos na ludicidade.

No terceiro capítulo, busca-se apresentar os espaços lúdicos abordando a importância do brincar nesses ambientes.

No quarto capítulo, é apresentada a brinquedoteca escolar como espaço privilegiado para que o brincar aconteça.

O quinto capítulo, aborda a questão da contribuição da ludicidade na aprendizagem, onde é enfatizada a importância de se trabalhar com o lúdico no processo de ensino aprendizagem das crianças.

No sexto e último capítulo, é enfatizado qual é o papel do professor na condução lúdica, retrata como o professor vem buscando recursos pedagógicos para contribuir de forma lúdica e significativa para o desenvolvimento dos alunos onde possa facilitar na construção da aprendizagem.

O âmbito escolar precisa se adaptar para que a criança possa desenvolver suas habilidades, criar espaços adequados para o desenvolvimento de atividades lúdicas. O educador precisa ser reflexivo e perceber que o lúdico é uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem do educando, que a partir do brincar a criança consegue desenvolver todo seu potencial, começa a fazer uma ponte entre o real e imaginário e construir suas próprias histórias, formando seus próprios conceitos. O educador precisa distinguir que o tempo da criança é diferente do adulto, aplicar metodologias que sejam flexíveis sempre respeitando o tempo de cada criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (172.5 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com