TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO ESPECIAL

Por:   •  7/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

AP II

Quais são, segundo Mantoan (2003), os paradigmas da inclusão?

Segundo Mantoan (2003) os paradigmas da inclusão são as mudanças do paradigma atual e a escola precisa se posicionar, (algumas já se modificaram), pois a exclusão escolar manifesta-se de diversas formas e perversamente. Conforme o autor cita na página 14, “..é urgente que seus planos se redefinam para uma educação voltada para a cidadania global, plena, livre de preconceitos e que reconhece e valoriza as diferenças”.

Para Mantoan os termos inclusão e integração apesar da semelhança precisa de definições mais precisas e a verdadeira, a inclusão é a não exclusão dos pobres, brancos, negros, deficientes e do diferente, não é somente cumprir normas, leis, eliminar barreiras arquitetônicas, matricular os alunos na escola regular, oferecer cursos e especializar professores ou mudar a grade curricular dos futuros pedagogos e professores, além de equipar as escolas com diversos materiais.

A verdadeira inclusão é a mudança de posicionamento e de mentalidade tanto da instituição escolar como o dos envolvidos. Só haverá inclusão quando todos se unirem (pais, professores, coordenadores, gestores e os profissionais que trabalham com a criação de projetos, leis para educação em prol de uma nova postura com o objetivo de fornecer aos alunos uma educação integral, formando cidadãos e oportunizando-os uma aprendizagem significativa, uma identidade sociocultural.

Mantoan conclui em seu livro que a escola inclusiva depende de uma expansão dos projetos, mudança do sistema avaliativo que muitas vezes exclui e rotula dos capazes e os incapazes, do compromisso de transformação da instituição escolar adequando-a aos novos tempos.

A educação inclusiva é uma ação da escola regular voltada para o ensino de qualidade para todos os seus alunos, sejam eles ou não portadores de deficiência, pois todos os seres humanos são diferentes e iguais, merece a mesma oportunidade, a escola deve estar aberta e preparada para receber todos sem distinções.

Qual foi a participação da família no processo de aprendizagem dos alunos da Escola Municipal José Teobaldo de Azevedo, Limoeiro, PE?

“A família é essencial para o desenvolvimento do indivíduo, independentemente de sua formação. É no meio familiar que o indivíduo tem seus primeiros contatos com o mundo externo, com a linguagem, com a aprendizagem e aprender os primeiros valores e hábitos. Tal convivência é fundamental para que a criança se insira no meio escolar sem problemas de relacionamento disciplinar, entre ele e os outros “(LEITE; GOMES, 2008, p. 05).

Na Escola municipal José Teobaldo Azevedo a participação da família teve um papel fundamental para o rendimento escolar e para o sucesso alcançado.

Os familiares participaram ativamente no desenvolvimento escolar dos alunos, participando dos projetos pedagógicos, controlando a freqüência escolar, colocando limites e ensinando valores morais e regras comportamentais, além de incentivá-los nas atividades propostas.

Essa constatação se deu através de uma pesquisa realizada por um questionário com o objetivo de verificar a interação da família com a escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com