TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO ESPECIAL

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.304 Palavras (6 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 6

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Educação Especial

NOME

Ana Paula Moratelli Cicuto Silva

RA

4263836392

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Educação Especial

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido na disciplina Educação Especial apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor (Elisa Márcia Oliveira Lippe).

Anhanguera Educacional

2015

  1. Escrever aproximadamente três parágrafos, apresentando e definindo com suas palavras os conceitos: integração escolar, inclusão escolar e educação especial. Para isso, utilize os conceitos e discussões apresentados no texto indicado no Saiba Mais e nas aulas-tema 1, 2, 3, 4 e 5 da disciplina.

         

        A Inclusão escolar oferece o acesso à educação gratuita e preferencialmente na rede regular de ensino com o atendimento especializado e adaptado para os alunos com necessidades especiais, respeitando suas diferenças e o tempo de aprendizagem de cada um, para que torne algo significativo na vida do aluno.

       A integração escolar, e um processo de adaptação do aluno na escola, com meios adequados para inserir o mesmo no ambiente escolar, garantindo uma educação de qualidade e inclusiva.

       A Educação especial oferece o atendimento e garante recursos necessários para que ocorra uma educação de qualidade, preparando os docentes através de formações especificas que possibilite o atendimento adequado à inclusão, proporcionando uma aprendizagem significativa a todos.

  1. Escrever aproximadamente três parágrafos contextualizando a inclusão escolar e o papel da Educação Especial na educação brasileira. Para isso, recorra aos materiais das aulas-tema 1, 2, 3, 4 e 5 da disciplina e ao livro-texto da disciplina.

       A procura de vagas para criança com necessidade especial é cada vez maior nas escolas, mostrando a necessidade do aperfeiçoamento no atendimento à este publico alvo, que segundo a constituição Federal 1988 e na LDB n°9394/96 visa o acesso a educação especial exclusivamente a rede regular de ensino, oferecendo aos alunos a igualdade de aprendizagem.

      Falar em inclusão e um desafio para a sociedade, pois além de vencer o preconceito existe a falta de verbas que ajudaria muito na melhoria da inclusão, pois além de fornecer um ambiente adequado para essas crianças investiria na formação continua do professor para receber este publico alvo.

      Na verdade e que as escolas estão despreparadas para receber essas crianças, e muitas vezes estão apenas preocupadas em matricular a mesma para garantir a sua vaga na rede regular de ensino, pois a lei assegura o acesso a pessoa com necessidade especial, mas esquecem de pensar em métodos que poderiam ajudar em seu desenvolvimento e aprendizagem.A inclusão vai muito além disso pois exige estratégias de ensino adequadas a diferentes tipos de necessidades para contribuir no desenvolvimento de todos os estudantes envolvidos no processo da aprendizagem.

  1. Escrever aproximadamente quatro parágrafos fazendo uma análise e reflexão sobre a relação entre o texto indicado, o vídeo e o estudo de caso, retomando a discussão sobre o tema feita com seus colegas no fórum de discussão, respondendo às questões:

Qual a relação entre o vídeo “DIFERENTE mas igual” e os conceitos  inclusão, integração escolar e educação especial?

Qual a relação entre o vídeo “DIFERENTE mas igual” e Rodrigo, o garoto inquieto do estudo de caso?

             

                           No vídeo "diferente mas igual”,mostra que as crianças não tem preconceito e sim os adultos, que não trabalha com a criança desde de pequena que todos somos diferentes porém temos o mesmo dever e direitos de educação,os docentes precisam estar cientes que é importante trabalhar com a criança desde  pequena a diversidade na sala de aula,conscientizados para que todos possam viver em uma sociedade mais justa e igualitária.

           A Constituição Federal da República assegura a pessoa com necessidade especial o acesso preferencialmente na rede de ensino, mas a realidade ainda e outra, muitos pais com crianças com necessidade especial não conseguem matricular o seu filho na escola, pois a vaga e negada e outros que conseguem a matricula acaba tirando o filho com tempo, pois muitos professores ainda estão despreparados para lidar com este público alvo e acaba desmotivando a mãe por não ver a evolução do seu filho.

                              Assim como caso de Rodrigo, mostra que milhares de docentes não estão preparados para lidar com crianças com necessidade especial. O educador precisa ter capacidade de conviver com as diferenças superando os próprios preconceitos e estar sempre preparado para adaptar-se as novas situações que surgirão no interior da sala de aulas, preparando aulas que possam incluir a todos respeitando o ritmo de aprendizagem bem como a utilização flexível dos instrumentos de avaliação do desempenho escolar, adequando-os às necessidades dos educandos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (120 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com