TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO ESPECIAL

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.867 Palavras (12 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Taboão da Serra/SP

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Atividade de Prática Supervisionada (ATPS) da disciplina: Educação Especial do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação das tutoras: a distância: Mestra Rejiane Platero Ferreira e tutor presencial: Roberta Pereira.

Taboão da Serra/SP

2015

Sumário

Introdução        04

Fundamentos do processo de inclusão escolar e as políticas públicas na educação especial        05

O que é inclusão        05

Quais as principais características de uma escola inclusiva        06

Caracterização de pessoas com necessidades especiais        08

A Formação profissional do futuro pedagogo que atuará em espaços inclusivos        10

A Formação de professores em relação ás práticas inclusivas        11

Apontamentos do PLT  e sua relação com  conhecimentos adquiridos ao longo do desafio        12

Considerações finais        13

Referências bibliográficas        14

INTRODUÇÃO

A ATPS desta disciplina tem a intenção de proporcionar conhecimento sobre como acolher as crianças portadoras de deficiência e como trabalhar todos os conhecimentos adquiridos em aula, pois segundo a legislação todos os alunos tem o direito de estarem juntos aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação, isso faz com que todas as escolar sejam inclusivas proporcionando o melhor atendimento o melhor material e melhor conforto, mesmo que ainda ocorra alguma dificuldade deve-se receber aos alunos com carinho e com as criança portadoras de deficiências aprender e desenvolver essa criança talvez seja um desafio, mas deve-se fazer valer o direito deste aluno e ser capaz de fortalecer seus conhecimento ao praticar a educação inclusiva.

Diante da diversidade de culturas, dentro de uma sala de aula vamos aprender a finalidade da educação inclusiva, destacando que para esse trabalho não há uma receita pronta, nós temos de reconhecer e valorizar as diferenças e fazer com que os alunos façam parte de um todo.

ASPECTOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

O QUE É INCLUSÃO?

De acordo com as entrevistas sugeridas para o Prof.º Mel Ainscow, Professor da Faculdade de Educação da Universidade de Manchester, Inglaterra, especialista em necessidades educacionais especiais e consultor de diversos projetos nessa área. A inclusão é a transformação do sistema educacional, de forma a encontrar meios de alcançar níveis que não estavam sendo contemplados. O entrevistado compreende a educação inclusiva como um processo de presença participativa, com aprendizado, desenvolvimento das potencialidades e eliminação das barreiras físicas e mentais existente.

Para Carlos Roberto Jamil Cury, Coordenador da Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais que foi um dos elaboradores das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica e autor do Parecer 4/2002, que trata da Educação Inclusiva. A inclusão é o desenvolvimento pessoal e da cidadania, pois  estamos vivendo um processo de transição na inclusão, isto inclui um série de desafios substanciados na Constituição Federal artigo 208, a Lei de Diretrizes e Bases, Plano Nacional  de Educação e a Declaração de Guatemala e dois Pareceres  17/2001 e o 4/2002 – Eliminando todas as formas de discriminação de pessoas portadoras de deficiência levando o aluno a escola regular onde pode vivenciar a riqueza da diversidade em relação a escola especial, da afetividade, da sensibilidade,  da emotividade e da memória.

Segundo Scotti (1999. P.20), “ a educação deve ser, por principio liberal, democrática e não doutrinária. Dentro dessa concepção o educando é, acima de tudo, digno de respeito e do direito à educação de melhor qualidade”

 

As pessoas portadoras de necessidades especiais tem um passado marcado por eliminação, conformismo, segregação, marginalização, crenças sobrenaturais demoníacas, supertições. Sua historia tem sido marcada sempre por fatos negativos e descasos. Sua evolução através de lutas para a transformação e integração social.  

De acordo com  Mantoan (1998 b, p. 5):  “a normalização visa tornar acessíveis às pessoas socialmente desvalorizadas  condições   e  modelos  de   vida análogos aos que são disponíveis de um modo geral ao conjunto de pessoas de um dado meio ou sociedade”.

QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UMA ESCOLA INCLUSIVA?

A Educação Inclusiva é atualmente um dos maiores desafios do sistema educacional estão marcadas por ações em que os professores atuem no processo de integração entre a escola e a família dos alunos, através do comprometimento e entusiasmo dos professores em tornar as escolas mais eficazes. Os professores, precisam se conscientizar de sua formação aprendendo sempre e ser pesquisadores, investigadores nas novas formas de ensinar, refletindo sobre o seu trabalho e procurar sempre melhorar o seu próprio trabalho, pois a educação continuada dos professores dentro da escola possui um grande potencial para melhoria da aprendizagem de crianças portadoras de deficiências.

Para Mantoan (1998a, p. 99) a escola deve se traduzir em estrutura que  “deve favorecer o ambiente o menos restritivo possível, dando oportunidade ao aluno, em todas as etapas da integração, para transitar no sistema, da classe regular ao ensino especial e vice versa”. Ainda nesta linha, na inclusão especial escolar não deve ser um trabalho apenas dos professores, os gestores devem ficar atentos à inclusão extraclasse, no caso de necessidade em oferecer as mesmas condições dadas aquelas sem deficiência,  de acesso aos bens culturais e materiais produzidos historicamente pela humanidade entre outros dentro da própria unidade. Ainda neste sentido a escola deve promover a eliminação de barreiras físicas que causem desconforto ou impossibilidade de acesso à todos os setores da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (315.5 Kb)   docx (852.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com