TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Por:   •  16/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

TABOÃO DA SERRA

    2018.

  1. INTRODUÇÃO        

Aqui no Brasil temos vários casos de crianças com diagnostico de autismo e outros vários tipos de transtornos, essas crianças tornam-se alvos da exclusão escolar, assim sendo pensa-se muito hoje em um contexto escolar que inclua a todos como seres igualitários, porém mesmo sendo lei notamos que ainda deixa-se muito a desejar referente à questão da inclusão em si, pois muitas escolas fazem a inclusão da criança dentro do contexto escolar como é necessário, pois não é somente deixar a criança na escola e sim trazer a criança para o aprendizado, tornar a criança um ser participativo e ativo como são todas as crianças, não somente deixa-lo dentro do ambiente escolar excluído tornando-o só mais um ambiente onde essa criança está todos os dias e não lhe traz nenhum beneficio. E como nosso tema trata realmente isso Paulo mesmo estando dentro de um ambiente escolar, estava excluído do mundo daquele ambiente, tanto por professores quanto pelos alunos. Precisamos entender que todas as deficiências têm como incluí-los dentro do contexto escolar, aqui como tratamos de Paulo que tem o Transtorno Espectro do Autismo, como incluí-lo e auxilia-lo para um aprendizado amplo dentro do seu mundo. A partir daí chegamos então aos nossos objetivos de investigação,

Objetivo geral:

   

Compreender o processo de inclusão na escola da criança com transtorno de espectro autista.

Objetivos específicos:

  • Organização escolar, quanto ao desenvolvimento da cultura inclusiva;

Analisamos desta forma conseguimos analisar que a escola é fundamental para racionalizar a discriminação social, é por ela que a conscientização primeiramente dos seus funcionários e dos alunos, para depois conscientizar a sociedade. Sendo assim podemos dizer que a conscientização começa de dentro dos muros para fora deles.

  • Conhecer e se aprofundar o que é o PAEE, analisando dentro da lei;

Buscando sempre que a lei ajude a todas as pessoas com deficiência, auxiliando as crianças e suas famílias para conseguir se adequar e conviver com as suas necessidades sem discriminação e segregação.

Quando pensamos em como podemos ajudar as crianças com Paulo, logo nos vem a cabeça que temos que ter um ambiente adequado para auxiliar no desenvolvimento da criança independentemente do grau que o mesmo tenha de deficiência, para isto é necessário que os profissionais sejam capacitados gostem do que faz.

  • Analisar formas de incluir a família no contexto escolar;

 Geralmente pedimos sempre que os familiares participem ativamente da vida escolar do seu filho, porém nessa situação que encontramos na inclusão social é de suma importância que a criança tenha sempre a presença dos seus familiares dentro do contexto escolar, para poder adaptar e contextualizar  junto com todos da instituição sobre o que acontece no dia a dia da criança quem é ela e o que realmente precisa.

Portanto no primeiro capitulo vamos abordar uma o tema inclusão, no segundo capitulo vamos tratar da breve história do PAEE, no terceiro capitulo vamos analisar o que a escola necessita para a inclusão completa dos seus alunos;no quarto capitulo falar da família no contexto educacional.

I CAPITULO

 INCLISÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

A palavra inclusão se origina-se do latim, includere (IN=EM+CLAUDERE) e seu significado é fechar em, conter em, inserir e introduzir. Sassaki a inclusão é:

Um processo onde tanto a sociedade quanto as crianças com necessidades especiais, a sociedade faz a adaptação para incluir as pessoas que tem a necessidades especiais e as pessoas para fazer parte da sociedade, e para que isto ocorra é necessário que a sociedade consiga transpor barreiras e incluir, trocar , entender, respeitar, lutar contra a exclusão, e fazer com que a pessoa com deficiência tenha autonomia sabendo decidir e escolher, sabendo como agir durante todas as circunstâncias da vida .(SASSAKI, 1997, p,41).  

Para Sanches:

                    Para que aconteça a inclusão é necessário

Quando pensamos em inclusão escolar logo o que vem a mente é a Declaração de Salamandra, ela prevê para todos com necessidades especiais, a educação em todas as escolas regulares, e somente através dessa declaração que se passou a pensar-se então em inclusão escolar, onde todos teriam acesso igualmente a exercitar a cidadania. Passando a ter um acesso ao ensino regular para todos, sem discriminação.

Quando se pensa em inclusão, pensa-se em uma escola em que não vai medir esforços para que todos participem ativamente das atividades e caso não tenha uma em que possa participar, vai criar e recriar para que todos estejam aprendendo ativamente, fazendo assim com que a mesma tenha um currículo amplo e flexível, buscando sempre com que todos os alunos aprendem efetivamente no contexto escolar, tanto aqueles que têm uma super inteligência quando o considerado um deficiente, valorizando cada individuou como um único ser. (SANCHES, 2011, p. 137).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (153.2 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com