TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Por:   •  26/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 4

A educação é feita de paradigmas, ou seja, modos de conceber e compreender a realidade. Atualmente, o mais novo paradigma educacional é a inclusão planejada pelas políticas públicas sociais e educacionais, que defende a escola regular como espaço educacional de todos os alunos. A ideia nasceu para se contrapor ao paradigma da exclusão escolar, em que alguns alunos eram segregados da escola regular por apresentarem características diferentes das esperadas pela instituição escolar. Nesta perspectiva, a escola regular deve estar apta para receber todos os alunos, independente das características que possam apresentar. Ela é o espaço educacional que deve ser usufruído por todos.

Os alunos não devem mais ficar de “fora da escola” e mais do que isso, não devem mais ser segregados em espaços escolares diferenciados ou mesmo excluídos dentro da classe comum. O que contrapõe é o despreparo dos docentes para lhe darem com tais situações, que atuam nas salas onde se encontram alunos que necessitam de educação especial, bem como a diversidade socioeconômica e racial. Neste sentido, este trabalho, tem por objetivo identificar como ocorre a interação social entre professores da classe comum e os alunos com necessidades educacionais especiais e como ocorre a participação dos alunos nas atividades de escolarização. A educação inclusiva tem de atender esses educandos com qualidade, mas tem que dar condições e especializações aos profissionais, para que os objetivos e o desenvolvimento aconteçam, o que nem sempre acontece, infelizmente.

Tendo em vista maior aprofundamento sobre isso entrevistei um professor que trabalha com um aluno Surdo, o Professor se chama Thiago Porto e leciona em uma escola de ensino fundamental. Segue a entrevista.

Professor, qual sua formação ?

Sou Formado em letras pela faculdade UNINOVE, leciono aulas de português e inglês.

Quais as características e necessidades específicas que o aluno incluído na turma apresenta?

O aluno apresenta surdez, então tenho que trabalhar voltado a outros sentidos.

Como realiza as adaptações necessárias no planejamento da aula?

No caso dele tento buscar trabalhar mais com textos e faço explicações específicas a ele em anotações e tento conversar em Libras. Mas as vezes a comunicação é difícil.

Quais recursos adaptados estão disponíveis e quais adaptações no currículo são realizadas para adequar sua prática pedagógica às necessidades específicas do aluno incluído?

Bem, o que tenho basicamente de recurso são textos e impressões onde insiro explicações específicas a ele para que assim ocorra um maior entendimento. E sempre que possível reservo um tempo para tirar suas dúvidas. Geralmente 2 vezes na semana. Onde nesse tempo tento aprender mais sobre LIBRAS com ele para que assim possamos estreitar nossa relação e também ter uma melhoria na comunicação pois por mais que tenha estudado LIBRAS na faculdade. Ainda me falta muito para ser fluente e se fosse eu poderia ser um melhor professor para ele.

As atividades desenvolvidas mobilizam os saberes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (33.9 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com