TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Por:   •  27/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.963 Palavras (8 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 8

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Um estudo reflexivo acerca do ensino aprendizagem

Autor: RONSANI, Sandro Antonio

         

         

1 INTRODUÇÃO

A ênfase desse estudo vem ao encontro de buscar o conhecimento acerca dos fatores que influenciam na abordagem inclusiva em escolas que trabalham com educação infantil, especificamente na abordagem pedagógica do professor e da estrutura docente e discente.

As crianças, por natureza, são inquietas e sentem necessidade de correr, pular, cantar e dramatizar, sendo um dever da escola ofertar-lhes espaço e oportunidade para que as mesmas desenvolvam suas habilidades em todos os aspectos. Todavia, a possibilidade e a necessidade de utilizar métodos de inclusão como instrumento facilitador da aprendizagem facilita a inclusão de todos os alunos, sem distinção, eliminando a exclusão.

A sociedade em geral precisa viver espontaneamente e não perder a essência de ser criança, porque a diversão, o lazer e o entretenimento fazem parte da vida. A inclusão está presente no ser humano desde o momento em que nasce na sociedade, especialmente em sua família e comunidade presente. Com a proposta da educação inclusiva, amplia-se a população a ser incluída na escola, uma vez que, diferentemente da educação especial, esta modalidade de educação diz respeito a todos aqueles tradicionalmente dela excluídos. Assim, a educação inclusiva também se refere às crianças e adolescentes pobres, negros, indígenas, imigrantes, em conflito com a lei, dentre outros. (DIAS et al, 2015).

É de grande relevância usar a educação inclusiva como recurso no ensino aprendizagem, pois auxilia na construção da identidade, na formação de indivíduos, na capacidade de se comunicar com o outro, reproduzindo seu cotidiano e caracterizando o processo de desenvolvimento do aluno, em que não haja distinção, seja ela qual for, facilitando não apenas no ensino, mas a vida do aluno dentro ou fora da escola observado às diferenças culturais dos colegas e suas perspectivas profissionais.

O objetivo dessa pesquisa consiste em Identificar os fatores considerados relevantes na construção de uma educação inclusiva nos anos iniciais do ensino fundamental. Para responder, é necessário responder três objetivos específicos, os quais são: 1) Apresentar uma perspectiva conceitual acerca da educação inclusiva; 2) Apontar os principais elementos que compõem o desenvolvimento de uma educação inclusiva na educação infantil; 3) identificar o papel do professor na implementação de uma educação inclusiva.  

Para responder tais objetivos, será realizada uma pesquisa bibliográfica, caracterizada na forma exploratória e explicativa, elencados em dois tópicos, cujos conceitos estão focados na sobre a contextualização e fatores necessários para a implantação da educação inclusiva; o papel do professor no processo de inclusãoç e a importância da educação inclusiva no âmbito escolar.

Isso possibilita explicitar de forma prática as barreiras e fatores que envolve o processo de educação inclusiva no processo escolar combatendo de forma ampla o combate à exclusão, variável essa, que influencia no processo de desenvolvimento do aluno

2 A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Uma perspectiva de aprendizado para todos

O processo de inclusão ocorre por meio de diversos fatores, tais como, as diferenças culturais, cognitivas, da capacidade em absorver o aprendizado, dentre outras. Em suma são latentes as preocupações acerca da abordagem da inclusão como foco, seja no âmbito educacional ou mesmo na sociedade.

Em termos jurídicos, a Constituição da República Federativa do Brasil, garante alguns direitos fundamentais que apresentam a conservação de uma sociedade igualitária, tal como é descrito no seu art. 5º: “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e a propriedade”. (BRASIL, 1988, p. XX).

Com isso, notamos que a isonomia, princípio contido no art. 5º, garante a equidade, e ainda é possível identificar essa relação com a educação, pois no art. 205 da CF/88 é apresentado o direito de todos os cidadãos brasileiros à educação:

Art. 205. A educação, direito de todos e dever do estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Brasil (1988, apud FACÍON, 2009, p. 56).

Segundo, Buccio et al (2008), apesar da legislação possuir um avanço significativo sobre a inclusão, não é possível resolver todas as barreira por imposição legal, faz-se necessária realizar uma análise caracterizada no contexto histórico-cultural. Vejamos que faz sentido tal afirmação, uma vez que, a inclusão deve ser estratégica, que de forma complexa seja analisado todos os aspectos que norteiam o individuo que será alvo da inclusão.

Em algumas ocasiões, por motivos fora do ambiente escolar já há o preconceito, exclusão desenfreada pela sociedade, ou mesmo pelos familiares, o que dificulta o trabalho da escola, porém não a isenta de realizar a inclusão, afinal todas as pessoas tem o direito a uma formação, e não são suas diferenças que irão impossibilitá-las.

 Interessante destacar que alguns conceitos no que se refere aos termos inclusão e integração são considerados sinônimos em alguns países, porém, no Brasil é costumeiro diferenciá-los. (MANTOAN, 1998; SASSAKI, 1998 apud SANINI, 2011). No quadro 1 é possível identificar a diferenciação dos conceitos:

Quadro 1 – Comparação entre os movimentos de integração e inclusão escolar

Integração Escolar

Inclusão Escolar

“Problema” centrado nos alunos.

Prevê a restruturação do sistema educacional.

Não há pressuposição de mudança do ensino e da escola.

Reformulação dos currículos, das formas de avaliação, da formação dos professores e da política educacional.

Serviços organizados em níveis, sendo que muitas vezes os alunos retornavam para serviços mais segregados.

Intensificação na prestação atendimento na classe comum da escola regular.

Fonte: Silva (2010, p. 98)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (122.6 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com