TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão de Crianças Portadoras de Deficiência Síndrome de Down

Por:   •  9/3/2021  •  Monografia  •  10.126 Palavras (41 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 41

[pic 1]

[pic 2]

MÔNICA BRASIL ALVES

Inclusão de Crianças Portadoras de Deficiência Síndrome de Down

CARAPICUÍBA

2014

[pic 3]

MÔNICA BRASIL ALVES

Inclusão de Crianças Portadoras de Deficiência Síndrome de Down

Monografia apresentada como exigência ao curso de Aproveitamento em Pedagogia para a obtenção do Título de (Especialista em Pedagogia), sob orientação da Professora Ms. Emerson Fiorentini

CARAPICUÍBA

2014

Inclusão de Crianças Portadoras de Deficiência

Síndrome de Down

MÔNICA BRASIL ALVES

APROVADA EM ______/______/________

BANCA EXAMINADORA:

Prof. Dr.________________________________________

Prof. Coordenador(a)

Prof.Ms.________________________________________

Suplente

RESUMO

        O presente trabalho investiga o tema da inclusão escolar de crianças portadoras da Síndrome de Down. Atualmente, o movimento pela educação inclusiva defende e prioriza os ambientes integrados, com base na constatação de que pessoas com deficiência não têm as mesmas oportunidades que as demais. A legislação brasileira garante seu acesso dessas crianças à escola, preferencialmente no ensino regular, mas não garante a permanência destes alunos em uma escola de qualidade. Sob a luz da teoria de Vygotsky, discute-se a questão da educação inclusiva e o papel do professor, na esperança de estar contribuindo na discussão pelo estabelecimento de uma educação de efetiva qualidade.

Palavras-chaves: Síndrome de Down, Educação Inclusiva, Vygotsky.  


ABSTRACT

        This paper investigates the issue of educational inclusion of children with Down's Syndrome. Currently, the movement for inclusive education advocates and prioritizes integrated environments, based on the finding that people with disabilities have the same opportunities as others. Brazilian law guarantees access of these children to school, preferably in regular schools, but does not guarantee the permanence of these students in a quality school. In light of Vygotsky's theory, discusses the issue of inclusive education and the role of the teacher, hoping to be contributing in the discussion by establishing an effective quality education.

Keywords: Down, Inclusive Education syndrome, Vygotsky.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        7

CAPÍTULO i A SÍNDROME DE DOWN        10

1.1 Aspectos genéticos        10

1.2 Aspectos cognitivos        11

CAPÍTULO ii DISCUTINDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA        17

CAPÍTULO iii AS CONTRIBUIÇÕES DE VYGOTSKY        31

3.1 A contribuição de Vygotsky        31

3.2 O papel do professor        33

CONCLUSÕES        37

REFERÊNCIAS        41

INTRODUÇÃO

Segundo dados do Ministério da Educação e Cultura, no Brasil, há mais de 57 milhões de alunos matriculados nas redes pública e particular de ensino. Destes, apenas 500 mil são deficientes, ou seja, ocupam as salas de aula menos de 1% das 24 milhões de pessoas com alguma deficiência física ou mental, representando 14,5% de toda a população. (IBGE, 2004).

Dentro desse grande grupo de indivíduos, cuja maioria ainda está à margem de um atendimento no ensino regular, estão os indivíduos com Síndrome de Down (SD). Por sua vez, aqueles que frequentam escolas regulares que, levadas pelo aspecto legal, estão trabalhando com todo tipo de deficiências, têm-se deparado com atores da comunidade escolar que têm encontrado dificuldades para desempenhar a tarefa de atender a essas necessidades especiais e, portanto, de promover a inclusão.

Se a escola é considerada um espaço valorizado pela sociedade capitalista, pois é por meio dela que se têm empregos; se a escola é considerada importante do ponto de vista filosófico, pois é nela que estão as condições de aquisição do saber acadêmico; se ela é considerada importante do ponto de vista psíquico para a formação social da mente, pois, afinal, segundo Vygotsky (1989), esse processo se dá por meio da linguagem, sendo por meio dela que se desenvolvem as funções mentais superiores, então ela é de suma importância para a transformação do indivíduo em cidadão.

A inclusão de crianças com deficiência no ensino regular vem sendo pesquisada e discutida por diversos autores da atualidade (PACHECO et al, 2007). Anteriormente, outros autores abordaram essa questão. Entre eles, destaca-se Vygotsky (1996) que, durante grande parte de sua vida profissional, envolveu-se com o desenvolvimento de crianças com deficiências.

Conforme argumenta Goldfeld (1997), além das relações entre pensamento e linguagem, Vygotsky estudou as questões sobre o significado e o sentido das palavras, a aquisição da linguagem, a formação de conceitos, a relação entre desenvolvimento e aprendizagem e, também, o desenvolvimento de crianças com deficiência.

Conforme aponta Tudge (1996), o próprio Vygotsky defendeu, em sua abordagem em relação à educação de crianças física e mentalmente deficientes, que mudanças no contexto da educação podem ter profundas consequências para o desenvolvimento. Pontuou, ainda, que crianças com algum tipo de deficiência devem ser encorajadas a interagir amplamente, ou seja, a participar de ambientes inclusivos.

Nesta perspectiva, crianças educadas em escolas especiais terão um desenvolvimento diferente dos colegas mais estimulados. Importante destacar que, na perspectiva vygotskiana, ambientes educacionais restritos somente ao convívio das crianças com deficiência acentuam a deficiência, por nela fixar o foco da atenção, algo que estigmatiza a criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (70.1 Kb)   pdf (433.6 Kb)   docx (91.9 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com