TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA À CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

Por:   •  11/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.342 Palavras (10 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE PAULISTA DE CAMPINAS – UNIP

Instituto de Ciências Humanas –ICH

Curso de Psicologia

Alef Moreira                                           RA: C6302C-2

Édipo Reis                                             RA: C54911-8

Lilian Pereira Santos                             RA: C64BIH-6

Mateus Gabriel Barbosa                       RA: C58446-0

Michelle dos Santos de Freitas             RA: C51EDB-9

 “EDUCAÇÃO INCLUSIVA À CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN”

Campinas – Swift

2017

UNIVERSIDADE PAULISTA DE CAMPINAS – UNIP

Instituto de Ciências Humanas –ICH

Curso de Psicologia

Alef Moreira                                           RA: C6302C-2

Édipo Reis                                             RA: C54911-8

Lilian Pereira Santos                             RA: C64BIH-6

Mateus Gabriel Barbosa                       RA: C58446-0

Michelle dos Santos de Freitas             RA: C51EDB-9

“EDUCAÇÃO INCLUSIVA À CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN”

 Projeto de pesquisa apresentado para a disciplina Psicologia Escolar, sob orientação da Professora. Deolinda Rita Geralde.

Campinas – Swift

2017

RESUMO

O presente trabalho abordara o tema inclusão de alunos com Síndrome de Down na rede pública de ensino, com a hipótese de que há um baixo número de matrículas desses alunos devido à falta de estrutura da rede pública para a inclusão eficaz desses alunos.

Devido a importância do tema e a seguridade dada por lei do dever do Estado de garantir que essas crianças e jovens tenham acesso a uma educação inclusiva, que se propôs uma pesquisa qualitativa e quantitativa para identificar se esse acesso está sendo disponibilizado.

Para o embasamento teórico fez se estudo de vários autores dentre deles Maria Terezinha Da Consolação Teixeira Dos Santos, e Rosângela Machado.

Utilizara um questionário com 9 perguntas que serão respondidos por três coordenadores de escolas de Hortolândia, sendo elas duas da rede pública e uma do ensino privado cujas as respostas serão utilizadas para a conclusão final

Palavras-chave: Síndrome de Down. Inclusão. Educação

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        6

1.1 APRESENTAÇÃO        6

1.2 TEMA / LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO        6

1.3 OBJETIVOS        9

1.4 HIPÓTESE        9

1.5 JUSTIFICATIVA        9

2. MÉTODOS        11

2.1 SUJEITO        11

2.2 INSTRUMENTOS        11

2.3 APARATOS DE PESQUISA        11

2.4 PROCEDIMENTOS PARA COLETA DE DADOS        11

2.5 PROCEDIMENTOS PARA ANÁLISE DE DADOS        11

2.6 RESSALVAS ÉTICAS        13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14


1. INTRODUÇÃO

A seguir, serão apresentadas todas as ideias para a construção deste trabalho.

1.1 APRESENTAÇÃO

Este presente trabalho tem o objetivo observar como alunos portadores de síndrome de down, e não portadores, interagem em alguns ambientes comuns dentro da escola, e também como a escola encara essas circunstancias, em sua naturalidade, como se comportam e o que produzem no meio. Focando os fenômenos da vida que constituem sobre as relações do sujeito.

1.2 TEMA / LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

A partir de pesquisas sobre conteúdos relacionados à psicologia escolar, com o tema “educação inclusiva às crianças portadoras de síndrome de down”, o grupo observou durante as visitas, as atividades escolares em seus diferentes aspectos para refletir sobre suas práticas, e as formas que foram adaptadas para o individuo com necessidades especiais.

A Educação Infantil é muito importante para o desenvolvimento de qualquer pessoa. Os estímulos que uma criança recebe nos primeiros anos de vida, vão interferir diretamente na sua trajetória escolar e no seu desenvolvimento futuro. A entrada da criança com síndrome de Down, ou outras deficiências na educação infantil regular, costuma trazer resultados muito positivos, sobretudo se a instituição está preparada para promover a inclusão necessária. Crianças com síndrome de Down que se misturam com seus colegas sem deficiência beneficiam não só a si mesmas, mas também as outras crianças desse ambiente. Enquanto aprendem com as crianças de desenvolvimento considerado normal, que servem como exemplo de comportamento e de conquistas apropriadas para cada idade é possível que elas precisem de ajuda e apoio adicionais.

A maioria das crianças com síndrome de Down estará em um estágio de desenvolvimento social e emocional anterior aos de seus colegas devido às dificuldades de aprendizagem. Além disso, é mais difícil para elas absorver convenções de maneira intuitiva. Como consequência, seu entendimento de mundo será menos avançado e seu comportamento pode estar mais equilibrado com o de crianças mais novas. Para qualquer criança, é muito mais difícil fazer progressos em áreas cognitivas até serem capazes de se comportar e interagir com os outros de uma maneira aceitável socialmente e de responder apropriadamente ao contexto imediato. O foco da ajuda e do apoio adicional nos primeiros anos deve, assim, ser a aprendizagem de regras para o comportamento social normal e apropriado. Os objetivos da inclusão social para a criança pequena com síndrome de Down incluem:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (116.2 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com