TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SEUS PRESSUPOSTOS

Por:   •  12/11/2017  •  Artigo  •  3.391 Palavras (14 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 14

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SEUS PRESSUPOSTOS

Nilséia Nunes dos Santos

RESUMO

A educação inclusiva é a que possui o objetivo de incluir crianças e adolescentes que possuem deficiência física, mental ou sensitiva na escola regular, as integrando com e sem deficiência na mesma sala de aula. A história da educação inclusiva remonta de séculos atrás, onde o pensamento existente naquele tempo relacionava a deficiência à incapacidade. A educação inclusiva auxilia na diversidade, na qualidade educacional e principalmente na qualidade de vida do educando. A inclusão escolar mostra que o que define o indivíduo não é a sua deficiência, mas sim a sua capacidade de aprender. Para que isso ocorra, é necessário que haja mudanças, não apenas na estrutura escolar, mas principalmente de pensamento, pois é necessário que haja o envolvimento de todos os profissionais na instituição escolar para que a educação inclusiva se efetive adequadamente. Sob esse ponto, a legislação brasileira apresenta o Plano Nacional de Educação, que traz a função da nova educação especial. Existem ainda documentos internacionais que norteiam e fortalecem a inclusão escolar. Apesar da existência de documentos e leis que garantem o direito a educação para todos, ainda há muito que ser repensado para que haja realmente educação para todos.

Palavras-chave: Metodologias de ensino. Educação Inclusiva. Educação inclusiva na legislação

Introdução

O tema educação inclusiva envolve muitos fatores, inúmeros conceitos e algumas discussões. Ele garante o direito de educação para todos, ou seja, dá o direito de frequentar o ensino regular crianças e adolescentes com e sem deficiência (intelectual, físico ou sensorial).

Desta forma, esse ramo da educação carece de inúmeras mudanças, principalmente no sistema educacional e no ambiente escolar. Essas modificações enquadram o aperfeiçoamento de professores já atuantes, na seleção e contratação de professores formados na área da educação inclusiva, na melhoria e adaptação dos ambientes escolares, nos quais a criança passará a frequentar, na busca por materiais didáticos instrutivos e diferenciados para motivar e promover maior absorção possível de conhecimento e, principalmente, uma mudança de pensamento coletivo em favor da cooperação, participação e colaboração de todos os envolvidos para que a oferta de ensino corresponda às necessidades dos alunos.

 A inclusão escolar destas crianças necessita de certos cuidados, pois a mesma, deve se sentir confortável e confiante no ambiente em que está inserida. O professor deve ser o mediador entre o conhecimento e o aluno, deve procurar mudar alguns conceitos e adaptar seus métodos educativos para atender a todos de forma satisfatória. A inclusão escolar veio para romper as barreiras que bloqueavam a inserção destas crianças no ensino regular, mostrando que a deficiência não impede uma criança de se desenvolver e de adquirir conhecimento que, ao contrário, ele terá grandes avanços, se aproveitarem seu potencial.[pic 1][pic 2][pic 3]

Para garantir os direitos e nortear a educação inclusiva, há vários documentos e leis que estão em vigor. Além destes, alguns congressos e encontros foram realizados para poder tornar as causas da educação inclusiva mundiais.

Para dar início às discussões sobre a educação inclusiva, será abordada a história da mesma, desde os tempos mais antigos. Falaremos sobre alguns conceitos e considerações sobre a educação inclusiva, sobre a inclusão escolar e suas condições, sobre metodologias de ensino aprendizagem e, também, sobre a legislação brasileira e documentos norteadores da educação inclusiva.

Desenvolvimento

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Educação Inclusiva trata-se da educação de pessoas que possuam qualquer deficiência(limitação) física, mental ou sensorial, utilizando métodos de ensino aprendizagem apropriados que possibilitem a introdução dessas pessoas na sociedade, de modo a valorizar e reconhecer as diferenças.

Para tanto, os objetivos centrais deste trabalho são:

Conceituar a terminologia Educação Inclusiva.

Enunciar metodologias de ensino-aprendizagem utilizadas.

Apresentar como a Legislação Brasileira trata esse assunto.

 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Ao longo dos tempos, as pessoas com deficiência foram vistas e tratadas sob variadas formas. O modo como a deficiência era vista variava entre os hábitos, costumes e ritos religiosos de cada sociedade. Nos dias atuais, pode-se dizer que os direitos conquistados por essas pessoas, estão associados diretamente à evolução da sociedade, às novas formas de compreender e perceber o mundo.

A história da Educação Inclusiva passou por diversas fases, movimentando algumas novas ideias e derrubando conceitos sólidos de exclusão relacionados à incapacidade dos indivíduos portadores de deficiências. Com o passar dos tempos, estas fases foram evoluindo dando origem ao processo de Inclusão Escolar, sendo que em cada etapa o pensamento evoluía em prol da integração, inclusão e respeito.

“Não se têm indícios de como os primeiros grupos de humanos na Terra se comportavam em relação às pessoas com deficiência. Tudo indica que essas pessoas não sobreviviam ao ambiente hostil da Terra.” (GUGEL, 2011, p. 1).

Na antiguidade, por exemplo, houve a existência de sociedades que respeitavam e aceitavam pessoas que possuíam algum tipo de deficiência. Um exemplo desta aceitação foi a civilização do Egito Antigo, onde “[...] a pessoa com deficiência integrava-se nas diferentes classes e hierarquias.” (SILVEIRA; NASCIMENTO, 2013, p. 4).

Apesar de a cultura egípcia acolher pessoas portadoras de necessidades, a história da humanidade revela que a grande maioria das civilizações não aceitava estas pessoas integradas livremente na sociedade. Era explícita essa rejeição em vários povos, como exemplo, em Esparta e Roma.

Na Idade Antiga (período entre a invenção da escrita e a queda do Império Romano) pessoas que possuíam comportamentos “estranhos” eram associadas ao diabo, ao pecado, a bruxaria e, nesse contexto, eram incluídas pessoas com necessidades especiais. Nesse mesmo padrão, encontra-se a Antiguidade Clássica, onde esses indivíduos eram ligados aos maus espíritos e possessão de demônios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (183.8 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com