TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO NO ENSINO HÍBRIDO

Por:   •  5/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

O Ensino Híbrido

O novo coronavírus acelerou o processo de organização escolar em escala global, fazendo com que os profissionais da educação se reposicionassem para novas realidades. A pandemia levantou ideias sobre como educar durante e após pandemia, pois, com o fechamento da escola (distanciamento social) em todo o país, as aulas tiveram que ser canceladas e replanejadas para um ensino a distancia.  

 Lembrando que estratégias de ensino à distância são importantes para reduzir o impacto negativo da distância social temporário.

Estabelecimentos de Ensino creches, escolas, universidades  estão com suas atividades escolares presenciais suspensas, o que atinge milhões de estudantes em todo o país. Apesar de o fato ser terrível e estar prejudicando o ensino e a aprendizagem, a suspensão das aulas são medida essencial para se evitar a propagação da contaminação, tendo em vista que a escola é um ambiente de natural contato. Todavia, há a percepção coletiva das autoridades, gestores e professores de que a educação não pode parar, com o objetivo de não perdermos o ano letivo. Surge, então, a necessidade da adaptação e da superação por parte de professores e alunos.  (Pasini, Carvalho, & Almeida, 2020)

As tecnologias e ferramentas digitais podem colaborar muito com o processo de ensino como já sabemos, e o ensino híbrido combina o uso da tecnologia digital com a interação.

Ensino Híbrido é uma modalidade de ensino formal na qual ocorrem atividades presenciais e on-line, de forma integrada e personalizada, com o objetivo de melhorar a construção de conhecimentos sobre o tema em estudo. (Barcelos & Batista, 2015)

No processo de ensino e aprendizagem várias misturas (combinações) ocorrem, o que gera a discussão sobre o que é Ensino Híbrido. Afinal misturam-se vários aspectos, como estratégias, espaços, tempos, atividades, públicos, como defendido por. (Barcelos & Batista, 2015)

Para o uso de um sistema híbrido, é necessário considerar mudanças nos seguintes aspectos: infraestrutura educacional, formação continuada de professores, configurações curriculares, prática de sala de aula; modelos de avaliação, etc. Portanto, verifica-se a importância da formação de professores, para que possa utilizar as tecnologias de informação e comunicação em sala de aula de forma integrada ao ensino, e não apenas como recurso alternativo.

Nessa modalidade de ensino, o aluno é o centro do processo, este se envolve ativamente tanto em atividades individuais quanto em grupo. Estas são realizadas dentro ou fora da escola, como forma de ampliar as possibilidades de construção de conhecimentos. Busca-se desenvolver no aluno autonomia, criatividade, pensamento crítico, atitudes para trabalhos em grupos, hábitos de estudo e a comunicação, aspectos importantes para a sociedade atual. (Barcelos & Batista, 2015)

Com o objetivo de alcançar o ensino personalizado, o ensino híbrido é um modelo possível para promover a combinação sustentável de ensino online e ensino presencial, como estamos vendo ultimamente.

Pode-se concluir que o fato da escola ter modificado a estratégia de ensino em sala de aula, desencadeou uma reflexão sobre a relação de ensino no Brasil e mostrou que a educação não possui uma fórmula correta, mas sim varias estratégias que ajudam no ensino.

REFERÊCIA  

Barcelos, G. T., & Batista, S. C. (2015). Ensino Híbrido: aspectos teóricos e análise de duas experiências pedagógicas com Sala de Aula Invertida . Novas Tecnologias na Educação .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com