TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO PARA TODOS

Por:   •  1/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

CLAÚDIA MARCIA ALEXANDRE DOS SANTOS RU 1240165

CRISTIANE ALVES COSTA COVRE RU 1237748

IVANILDE DA ÇUNHA RU 1250254

IVI MARÇELA DIAS RU 1307130

PORTFÓLIO

UTA...

MÓDULO A – FASE I

SOROCABA

2018

EDUCAÇÃO PARA TODOS

O propósito da educação inclusiva é o de inserir portadores de necessidades especiais ou distúrbios de aprendizagens, dentro do ambiente escolar, proporcionando a esses alunos uma nova perspectiva de aprendizagem.

Pessoas portadoras de deficiência, já sofreram muito com a ignorância e preconceito da população, eles ficavam escondidos e excluídos da sociedade, não possuíam direito ao ensino e nem ao menos frequentavam lugares públicos.

Com o passar dos anos, a humanidade foi evoluindo e as concepções em relações as pessoas portadoras de necessidades especiais foi mudando. Durante o século XIX surgiram escolas, centro de reabilitação e igrejas que atendiam essas pessoas.

A Lei 13.146 de julho de 2015, chamada de Lei Brasileira de Inclusão, consagrou a política de educação inclusiva no Brasil. Segundo a lei, escolas públicas ou particulares devem cumprir as determinações no sentido de aprimorar seus sistemas de ensino, visando garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem a todas as pessoas com deficiência. Tudo sem custos extras para a família da pessoa com deficiência, uma vez que, as adaptações necessárias para o atendimento educacional inclusivo devem ser suportadas por toda a sociedade, compreendendo a comunidade, a escola e a família.

É dever do Estado, oferecer ainda uma pessoa para ajudar a cuidar desse aluno e todos os equipamentos específicos necessários. "Cabe ao gestor oferecer as condições adequadas conforme a realidade de sua escola",

         Boa parte das escolas tem estudantes assim com necessidades educativas especiais.  Mas com certeza não tem um atendimento adequado que promove o desenvolvimento adequado deles. Fica evidente que muitos gestores ainda não sabem como atender às demandas específicas e, apesar de acolher essas crianças e jovens, ainda têm dúvidas em relação à eficácia da inclusão, ao trabalho de convencimento dos pais (de alunos com e sem deficiência) e da equipe, à adaptação do espaço e dos materiais pedagógicos e aos procedimentos administrativos necessários. 

A nova lei também prevê a possibilidade de contratação de profissionais específicos em casos de comprovada necessidade, é o caso do profissional de apoio escolar. Esse profissional tem a incumbência de auxiliar a pessoa com deficiência nas atividades de alimentação, higiene, locomoção e outras que se fizerem necessárias dentro da atividade escolar. Mas não se deve confundir esse profissional com professor auxiliar.

Todos os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento têm o direito de ter acompanhamento específico na escola em que estudam. O atendimento deve ser realizado por profissionais capacitados para reconhecer dificuldades e encontrar estratégias de ensino que auxiliem o desenvolvimento do estudante. É o chamado Atendimento Educacional Especializado (AEE), que é garantido por lei desde 2011.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (99.5 Kb)   docx (46.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com