TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO PELO CINEMA

Por:   •  29/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FACULDADE PAN AMERICANA – FPA

ROSEANI DOS SANTOS FIGUEIREDO

A EDUCAÇÃO PELO CINEMA

CAPANEMA

2011

ROSEANI DOS SANTOS FIGUEIREDO

A EDUCAÇÃO PELO CINEMA

CAPANEMA

2011                                                                                                                           

SUMÁRIO

I – APRESENTAÇÃO................................................................................................5

II – JUSTIFICATIVA.................................................................................................. 5

III – OBJETIVOS .......................................................................................................6

1.3.1 – Geral ..............................................................................................................6

1.3.2 – Específicos.....................................................................................................6

IV – MARCO TEÓRICO ........................................................................................... 6

V – METODOLOGIA................................................................................................ 8

5.1 – PÚBLICOS ALVO ...........................................................................................11

VI – REFERÊNCIA...................................................................................................13

        

I – APRESENTAÇÃO:

O projeto “A educação pelo cinema” destina-se ao dia do voluntariado da Faculdade Pan Americana, na qual tem o interesse de estreitar a relação entre cinema e educação. Observando um poderoso aliado ao processo ensino aprendizagem, onde enfatiza a relação ao aprendizado considerando os conhecimentos e saberes contido nos filmes e audiovisuais, como ilustrações motivando-o a aprender diferente, onde proporciona um mundo de enigmas em cada história levantando a proposta explicativa à didática aplicada.

II – JUSTIFICATIVA:

Trata-se neste projeto o uso do cinema como recurso pedagógico, ou seja, a utilização de filmes como uma ferramenta para se ensinar na sala de aula.

Na visão didática, torna-se importante lançar mão da imagem, de temas historias para se discutir e interagir entre alunos e professores, tornando uma aula mais dinâmica e participativa.

O cinema pode ser utilizado na sala de aula e em projeto escolares desde os primeiros anos escolares. Neste momento o desenvolvimento da criança pode ser dividido em duas fases: dos cincos aos setes anos e dos oito aos dez anos. Neste momento a criança ainda esta marcada pela fase operatório-concreto e desenvolve seus primeiros contados mais sistemáticos com a linguagem escritas, uma das marcas da educação escolar. [...] (NAPOLITANO, 2006, p. 21-22).

A partir desse entendimento, o cinema torna-se um colaborador para construir e desenvolver sujeitos mais críticos, participativos e reflexivos perante a sociedade. O cinema torna-se fonte de conhecimento, contribuindo no âmbito escolar, nos debates e nas reflexões em variados contextos.

Desta forma toda a disciplina pode produzir o aprendizado, através do filme de acordo com a realidade em que se encontra em dependente da serie ou idade e destacando principalmente o crescimento pessoal e intelectual do educando.

O cinema tem por essência, mexer com as emoções, envolver quem assiste, ou seja, encanta seus telespectadores tendo uma grande capacidade de nos mostrar e perceber muitas vezes as condutas humanas.    

III – OBETIVOS:

3.1 – GERAL:

Aliar o cinema e a educação no sentido de destacar a necessidade de educar a visão do ser dentro da escola, e mesmo na sala de aula. Utilizando o cinema como meio de ensino, e ajudar o aluno a ter um olhar mais crítico não só dos programas de televisão a qual assistimos. E ao professor levar esses recursos aos seus alunos, onde os mesmo não sejam meros consumidores de imagens e sim construtores conscientes de conhecimentos.

3.2 – ESPECÍFICOS:

  • Despertar o docente ao método inovador considerando uma expectativa positiva para atrair a atenção do discente na sala de aula;
  • Subsidiar os professores para a utilização de materiais audiovisuais como recurso educativo em sala de aula;
  • Estabelecer desafios entre os educadores sobre a aplicação de audiovisuais como colaboradores para fortalecer as concepções sobre o desenvolvimento e aprendizagem intelectual do aluno;
  • Utilizar o cinema na escola como ferramenta para desenvolver a aprendizagem;
  • Conscientizar os docentes da importância de utilizar o cinema como recurso metodológico na vida diária de seus alunos.

IV – MARCO TEÓRICO:

É importante enfatizar o método do cinema como pratica educativa, considerando que os filmes só tem significado quando selecionado de acordo com a realidade social, onde se aborde questões da realidade através da ficção.

O contexto educacional vivencia a preocupação dos professores em busca de inovações e caminhos pedagógicos pra dinamizar o cotidiano dos alunos em sala de aula e que possibilitem as abordagens dos assuntos de forma mais reflexiva partir da realidade dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (110 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com