TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

   

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Educação Profissional e Educação em Ambientes não escolares”, sob orientação do professor-tutor a distância RAQUEL RAYSARO.

MARTE

2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO........................................................................................  2

O QUE É EDUCAÇÃO NÃO FORMAL?.................................................  2

O QUE É ASSOCIATIVISMO E QUAL A SUA RELAÇÃO COM OS PROJETOS SOCIAIS?................................................................................................. 2

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL............................................. 3

SITUAÇÃO DIDÁTICA............................................................................. 3

QUAIS SÃO AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL?............................................ 5

CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................... 6

BIBLIOGRAFIA........................................................................................ 7

INTRODUÇÃO:

Nesta ATPS vamos abordar o que é Educação Não Formal, o que é associativismo e qual a sua relação com os projetos sociais, a Educação Profissional no Brasil e quais as possíveis contribuições da Educação não formal no cotidiano da sociedade atual.  

O QUE É EDUCAÇÃO NÃO FORMAL?

Educação não formal é definida como qualquer tentativa Educacional realizada fora dos moldes do sistema formal de ensino e tem como objetivo facilitar determinados tipos de aprendizagens de maneira flexível e caráter complementar à Educação Formal.

Os espaços educativos são localizados em ambientes que acompanham a trajetória de vida dos grupos e indivíduos, fora do ambiente escolar, em locais informais.

A Educação não-formal tem por finalidade a capacitação do indivíduo, tornando cidadãos do mundo, abrindo as janelas do conhecimento. As relações sociais são construídas com base em princípios de igualdade e justiça social, presentes no grupo social desse indivíduo, fortalecendo o exercício da cidadania.

O QUE É ASSOCIATIVISMO E QUAL SUA RELAÇÃO COM OS PROJETOS SOCIAIS?

O Associativismo é a reunião de um grupo de pessoas, empresas ou comerciantes unidos para alcançar um objetivo comum. De início foi confundido por voluntariado, pois abrangia as entidades sem fins lucrativos, depois foi nomeado conjunto de entidades que atuam na esfera pública não governamental. É composto por inúmeras associações e entidades com perfil variado que sobrevive graças ao apoio financeiro e institucional que recebem das empresas nacionais e internacionais, fundações empresariais, bancos entre outras entidades da sociedade civil que patrocina inúmeros projetos sociais destinados à clientela carente.

No Campo da Educação não formal a Diversidade Cultural é a principal ação coletiva do associativismo, pois se realiza em vários campos e recantos do Brasil e só é possível só floresce em ambientes de respeito e reconhecimento da pluralidade cultural.

Podemos perceber que o Associativismo e os Projetos sociais estão interligados em prol de um bem comum que é melhorar a vida das pessoas proporcionando solidariedade social.

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL        

A educação Profissional possui o objetivo de formação técnica, qualificação e requalificação para todos os trabalhadores que busquem o desenvolvimento de aptidão para uma vida mais produtiva dentre a especialização escolhida.                      

A educação profissional nos últimos anos teve um aumento considerável, segundo a pesquisa  da  Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro e do Instituto Votorantim entre 2004 e 2010 este aumento foi de  75%, esta pesquisa mostra que  grande parte das pessoas que fizeram o curso tem mais chances no mercado de trabalho  e uma  melhor  remuneração.

Outras pesquisas realizadas pelo Ibope mostram que apesar da oferta de cursos profissionalizantes, a procura  ainda é menor que o esperado,uma porcentagem em média de 40% por falta de tempo, 26% por recursos para pagamento e uma pequena porcentagem de 22% falta de interesse.

Estes resultados ajudam o SENAI, e outras instituições como SENAC, SEBRAE, que mais ofertam cursos profissionalizantes a definir melhor sua oferta de vagas para formação tecnológica, que já vem qualificando mais de 61 milhões de trabalhadores desde o ano de 1.942, este  também ajuda  o Brasil a tirar a imagem que não valoriza as profissões  técnicas, onde os alunos estão em sua maioria bem preparado para atuar no mercado.

Diante das pesquisas podemos observar que os cursos profissionalizantes deveriam ser de acesso a todos os trabalhadores e a comunidade, porém a realidade que nos é passada é bem diferente, há grande população carente é excluída destes projetos.

SITUAÇÃO DIDÁTICA

Um projeto muito importante é realizado pela Igreja Batista em Itanhaém, que  dá oportunidade as pessoas da comunidade tendo como objetivo  a qualidade de vida conforme as leis de Cristo, formar e qualificar dando possibilidades de aumentar a renda familiar com cursos de pintura em tecidos,bordados, entre outros cursos,além de desenvolver as habilidades de cada aluno é trabalhado também a questão sócio emocional, proporcionando não só o conhecimento profissional mais também uma qualidade de vida  melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (213.9 Kb)   docx (485.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com