TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO VIRTUAL

Por:   •  4/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  918 Palavras (4 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 4

Anhanguera Educacional

Campo Limpo

Licenciatura em Pedagogia

Adaís Souza Santana Frasnelli RA:8691304128 3º semestre

 Edilaine do Carmo Aguiar RA:9861524359 2º semestre

Évelin Souza Rodrigues Bessa RA: 9025433040 2º semestre

 Lúcia Maria da Silva Barutti RA: 8862397209 2º semestre

 ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS:

 INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO VIRTUAL

São Paulo

2015

Adaís Souza Santana Frasnelli RA:8691304128 3º semestre

     Edilaine do Carmo Aguiar RA:9861524359          2º semestre

Évelin Souza Rodrigues Bessa RA: 9025433040 2º semestre

    Lúcia Maria da Silva Barutti RA: 8862397209       2º semestre

 ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS:

 INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO VIRTUAL

Atividade pratica supervisionada da Disciplina Introdução à Educação Virtual do curso de Pedagogia, sob Orientação da profª. Oriana Martins

São Paulo

2015

INTRODUÇÃO

  1. O Impacto da tecnologia na sociedade.

Sabemos que desde a antiguidade a humanidade esta em constante desenvolvimento.  Criando e utilizando recursos que possibilitem uma vida mais pratica. Desde a utilização do fogo, o uso da pedra lascada como utensílio, à criação da roda; o homem vive um processo cíclico da criação ao desenvolvimento de novas ferramentas. E é através da troca de informações, socialização que a humanidade vem ao longo dos séculos evoluindo. É fato que uma criança não desenvolve a fala se não tiver contato com pessoas. Por isto e outras questões que o Homem é um ser social. A evolução tecnologia foi algo progressivo e dinâmico

Devido ao grande desenvolvimento tecnológico, adquirido nas ultimas décadas, houve mudança significativas nas características da educação formal. Nos dias atuais não existe limitação de tempo e espaço físico para estudar. O educador não é o único a ter conhecimento, o aluno através de pesquisas pode também interagir com informações e opiniões próprias. O individuo influencia e é influenciado. É essencial que o educador tenha domínio das técnicas da informática, isto é saber ligar e desligar um computador conhecer as ferramentas que, com certeza iram auxilia-lo em seu trabalho o conhecer e saber utilizar as tecnologias deixou de ser uma opção, passou a ser uma necessidade. Percebemos que a criança desde a mais tenra idade já tem acesso a celulares tablet, entre outros, em sua própria casa, se de alguma forma a criança, não tem acesso estas tecnologias, ela é excluída socialmente.  Através das redes sociais as pessoas se interagem virtualmente com pessoas do mundo inteiro em tempo real, atualmente o grupo de amigos não esta restrito aos vizinhos, colegas de escolas e familiares, abrange amigos de amigos, amigos de parentes.

“As TIC em geral, e a internet em particular, proporcionam uma excelente oportunidade para se saltar em direção a uma educação de mais qualidade, baseada em princípios de solidariedade e igualdade. Contudo, se esse salto não for bem dimensionado, se não partimos das diferentes realidades sociais e educacionais, com suas conquistas e suas carências, podemos acabar dando um salto no vazio e o avanço educacional esperado pode acabar não passando de mais uma operação econômica e comercial.” (CÉSAR COLL,2010 p. 42).

Sendo assim, os governos devem ter uma política de desenvolvimento econômico e social em que todos; independente da região possa ter uma educação de qualidade, com acesso as tecnologias existentes. Até 1990 não existia todo o aparato tecnológico que temos hoje, e a tendência é que toda essa tecnologia sofra mais evolução. Apesar disto a sociedade ainda esta em fase de adaptação. Embora a Tecnologia da Informação e Comunicação seja muito importante no desenvolvimento cognitivo, socialização e aprendizado da criança, é importante saber dosar o uso dos games e internet.  

  1. Comunidades Virtuais

As comunidades virtuais são espaços formados por um grupo de pessoas em um espaço virtual onde podem obter um relacionamento social. Nos tempos atuais utilizadas por professores para ministrar e gerenciar não só aulas online como também cursos com certificação. Este recurso permite avaliar e acompanhar constantemente o progresso de seu aluno, não só nos cursos de EAD (educação à distância), mas também em cursos presenciais, onde existe campo para poder tirar dúvidas e enviar perguntas ao professor, assim aproximando as conexões entre o professor e o aluno virtualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (844.7 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com