TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Por:   •  15/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.429 Palavras (10 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIDADE FAC I - CAMPINAS

CURSO DE PEDAGOGIA

DESAFIO PROFISSIONAL

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

ALINE PRADO RODRIGUES ALVES – RA 3070213991

CLAUDIANA DA SILVA DE SOUZA – RA 3086267058

JULIANA RONDINA OLEGÁRIO – RA 3074227387

JUREMA DE OLIVEIRA SOUZA – RA 3076217170

REGIANE APARECIDA BELMIRO BARBOSA – RA 3071184712

CONSTRUINDO MEU PROJETO DE VIDA

TUTOR EAD: Francileyde Cristina de Oliveira Rocha

Campinas/ Maio 2016.

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO.........................................................................................3

2-JUSTIFICATIVA.......................................................................................5

3-OBJETIVO GERAL..................................................................................6

3.1- OBJETIVOS ESPECÍFICOS................................................................7

3.2- METODOLOGIA...................................................................................7

4- CRONOGRAMA......................................................................................9

5- AVALIAÇÃO............................................................................................10

6- REFERÊNCIAS.......................................................................................11

1-INTRODUÇÃO

O Colégio Futuro tem grande satisfação em apresentar um Projeto com a intenção de preparar nossos alunos para o mercado de trabalho e atender as novas exigências da sociedade moderna, atendendo as expectativas dos mesmos e contribuindo para que construam seus projetos de vida. Acredita-se que o papel da escola vai além da simples necessidade de repassar conteúdos acumulados ao longo da História. Formar cidadãos capazes de transformar a realidade a qual estão inseridos, é um dos grandes objetivos da escola.

O Colégio Futuro apresenta uma das melhores infraestruturas da rede particular de ensino em Campinas. A escola, que oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, conta com mais de 4.000 m2, 30 salas de aula multimídia e climatizadas, além de laboratório para as aulas práticas de química, física, biologia e informática. Todas as 30 salas da escola estão conectadas a internet de banda larga, via wi-fi, para que os professores tenham rápido acesso a informações complementares para enriquecimento das aulas. A escola adotou o material didático Positivo, considerado o maior sistema de ensino do País. O Colégio Futuro conta com mais de mil alunos e atende os alunos nos períodos manhã, tarde e integral. Na biblioteca do Colégio, os alunos do ensino infantil, fundamental e médio têm à disposição mais de 5 mil volumes, três computadores, além de diversos jornais e revistas para conferir as últimas notícias.

O Colégio Futuro é uma escola completa, com alta qualidade de ensino e conta com corpo docente qualificado e especializado nos ensinos infantil, fundamental e médio. As salas contemplam em média 35 alunos por professor.

Conta com 15 professores no ensino médio, graduados em licenciatura na disciplina a qual pertencem e a maioria possui especialização e mestrado, todos especializados no ensino para vestibular.  A média do tempo de trabalho na escola é de 6 anos.

O Colégio Futuro também contribui com a comunidade com projetos de arrecadação de alimentos, campanha de agasalhos e, para isso, conta com o envolvimento dos pais e alunos do ensino médio. A escola oferece bolsa de estudos (número limitado) para a comunidade carente do entorno da escola.

Os alunos pertencem, na maioria, a famílias de perfil socioeconômico alto, porém, devido ao projeto de bolsas de estudo que o Colégio oferece à comunidade carente, tem alguns alunos que pertencem a famílias de classe social mais baixa. O Colégio Futuro julga importante que os alunos aprendam a conviver com essas diferenças, assim como, com as diferentes opções de gênero e religiões, e que respeitem uns aos outros acima de tudo.

O Colégio tem cerca de 5% do número total de alunos do ensino médio como repetentes. Os alunos ainda não trabalham, considerando que o Colégio oferece aulas apenas no período matutino.

Pensando no ingresso no mercado de trabalho e no início no ensino superior pelos alunos, como já dito anteriormente, os professores são especializados no ensino para vestibular. Além das aulas de manhã, entre 7:10h às 13:30h, existem plantões de dúvida todos os dias das 14h00 às 17h30, aulas de aprofundamento e de retomada de conteúdo com o Grupo de Estudo e também simulados.

2 –JUSTIFICATIVA

Os avanços tecnológicos, a reestruturação do sistema de produção e desenvolvimento, a percepção do papel do Estado e as alterações que acontecem nele e as mudanças no sistema financeiro, na organização do trabalho e nos hábitos de consumo, essas transformações podemos chamar de globalização. Diante disso, a escola vem sendo questionada sobre seu papel perante essas transformações políticas, econômicas, culturais e sociais do mundo atual.

A globalização, portanto, representa a etapa de desenvolvimento do capitalismo em que o mundo se encontra atualmente.

Todas essas transformações afetam a educação escolar de diversas maneiras. Como por exemplo:

- com a exigência de um novo trabalhador, mais flexível e generalista, muito mais qualificado, com novas competências e habilidades, além de mais informado e atento às mudanças no mundo.

- os avanços tecnológicos exigem do professor uma transformação no trabalho docente tradicional, afim de acompanhar e aproveitar os novos recursos tecnológicos e meios de comunicação, que se tornam muito mais interessantes, do ponto de vista do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (233 Kb)   docx (94.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com