TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Edu Comunicação

Por:   •  25/3/2020  •  Monografia  •  16.003 Palavras (65 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 65

EduComunicação

RESUMO

Inúmeras vezes, quando se discorre acerca da competitividade entre as empresas, isto é relacionado à concorrência que ocorre entre organizações de grande porte. Todavia, independente do tamanho da organização, a concorrência competitiva e a necessidade deste fator chamado competividade é fator que não depende do porte da empresa. Planejar e saber como usar as ferramentas que o marketing dispõe é vital para que a empresa possa se estabelecer, consolidando-se no mercado atual. Este trabalho busca demonstrar como a Educomunicação pode ser uma aliada valorosa e referencial de destaque de organizações que procuram conquistar seu lugar no atual mercado. Para tal, optou-se por uma pesquisa bibliográfica de autores consagrados que gastaram tempo analisando e estudando temas vitais da sociedade. Dados e informações coletados no trabalho destes aludidos autores serviram de embasamento e referência. Dividiu-se esta proposta de trabalho em capítulos que foram separados da seguinte maneira: no primeiro capítulo apresentaram-se a problemática, os objetivos e a metodologia empregada, no segundo capítulo as noções preliminares desde o conceito atual da educação, a importância da comunicação e seu cenário atual, os elementos da Educomunicação, no terceiro capítulo discorreu-se sobre o marketing e suas ferramentas, no quarto capítulo falou-se sobre a Educomunicação e a estratégia de marketing competitivo e posteriormente teceram-se as considerações finais.

Palavras–chave: Educação, Educomunicação, Mídia, Marketing e Competitividade.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1. APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA        3

1.1 OBJETIVOS        4

1.1.1 Objetivo Geral        4

1.1.2 Objetivos Específicos        4

1.2 METODOLOGIA        4

2. Noções Preliminares: Conceitos e Visão Geral        6

2.1 O Contexto Atual e a Educação        6

2.2 O Ser Humano e as Comunicações – Principais Marcos        9

2.2.1 O Novo Cenário e a Comunicação        11

2.3.  Educomunicação – Elementos        14

3. Marketing – conceitos e definições        19

3.1 A Evolução do Marketing        22

3.2 Marketing e seu Mix        24

3.3 A Conduta do Consumidor        26

3.3.1 Procedimento de Acondicionamento de Compra        28

3.4 Tática de Marketing        31

3.4.1 O Marketing e a Segmentação        32

4.  Educomunicação como Estratégia Competitiva de Marketing        34

4.1 Desenvolvimento Sustentável        38

4.2 Prerrogativas Competitivas        40

CONSIDERAÇÕES FINAIS        42

BIBLIOGRAFIA        44

INTRODUÇÃO

1. APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA

O século XX trouxe importantes transformações em praticamente todos os setores: econômico, social, político e também cultura que agitaram a sociedade vigente e que estão conectados diametralmente ao brotar das tecnologias da comunicação e informação. Tais transformações marcaram a sociedade local e mundial, infiltrando-se em praticamente todos os patamares sociais, transformando rotinas arraigadas na vida particular assim como na vida empresarial. E, o século XXI veio reorganizar-se social, econômica e politicamente em razão do desenvolvimento industrial e da dilatação das relações entre culturas e povos.

Assim, no século XX ocorreu a confrontação com a presença maciça dos meios de comunicação que assim escancararam o poder dos aparelhos de informação encontrados em cada espaço do globo de maneira instantânea, causando sensações, direcionando ideologias; todos esses fatores trouxeram consequências enormes no dia a dia de cada individuo bem como na coletividade dos séculos XX e XXI, inclusive na maneira em que as organizações passaram a ser observadas.

Frente a todo este cenário exposto, a concorrência entre as empresas, a cada dia que transcorre, é ainda maior, isto graças ao imenso número de organizações que estão agindo no mercado de um mesmo artigo ou serviço oferecido. As empresas necessitam observar com atenção todo este panorama, visto que muitas delas acabam não conseguindo se colocar ou se manter no mercado; é essencial rever posicionamentos, buscar oferecer aos seus consumidores um produto tangível que venha suprir suas necessidades e assim satisfazê-lo. É essencial oferecer qualidade e ter um diferencial atrativo.

Tendo em mente grande percentagem de mortalidade industrial brasileira é vital pensar em como conquistar consumidores, mas não apenas isso, também mantê-los e ser capaz de satisfazê-los. Para tal, trabalhar o marketing buscando um referencial que traga oportunidades valorosas é algo importante. Em função das novas qualidades que o atual mercado determina, a questão da Educomunicação como referencial pode ser um diferenciador para alavancar empresas, oferecendo-lhes suporte para ascender à concorrência de mercado. Entrar no mercado é algo importante, mas não basta apenas entrar neste campo, é essencial contar com os atributos que possibilitem não somente a entrada, no entanto igualmente a permanência da empresa neste panorama, conquistando, conservando e ganhando novos clientes.

1.1 OBJETIVOS

1.1.1 Objetivo Geral

Analisar o panorama contextualizado no qual indivíduos e sociedade se encontram inseridos, meditar acerca dos fatores que corroboraram para tal, vislumbrar o papel das empresas neste cenário e de que maneira esta poderá conquistar e manter público consumidor.

1.1.2 Objetivos Específicos

Efetivar uma contextualização histórica arrolada ao tema em debate, buscando assinalar os fatos e ênfases que direcionam importância da temática abordada;

Revisar estudos de autores conceitos buscando estabelecer uma discussão teórica, tratando da analogia entre empresa, consumidor e conquista de mercado;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (107.6 Kb)   pdf (440.9 Kb)   docx (64.8 Kb)  
Continuar por mais 64 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com