TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação

Por:   •  19/12/2017  •  Seminário  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO

DISCIPLINA: Fundamentos Da Educação

PROFESSORA:

ALUNA: Luanda Gomes

Durante a vida acadêmica dos cursos de licenciatura passamos por várias disciplinas e uma delas é a Psicologia da Educação, uma disciplina que aborda o fazer pedagógico. E nessas abordagens chegaremos às teorias da aprendizagem alinhadas a vários estudiosos importantes que são elas: conhecimento prévio (Jean Piaget 1896-1980), zona de desenvolvimento proximal (Lev Vygotsky 1896-1934), sincretismo do pensamento infantil (Henri Wallon 1879-1962) e aprendizagem significativa (David Ausubel 1918-2008). Tentando acabar com o ensino clássico no século 16, surgiram as teorias para auxiliar o professor a entender os diferentes aspectos do processo de aprendizagem e como ela ocorre no processo educacional do aluno.

Existem vários problemas que prejudicam o processo de ensino e aprendizagem do aluno em sala de aula, como: as limitações do aluno, a falta de preparo do professor, o desenvolvimento cognitivo do aluno, o método de ensino adotado e a prática pedagógica inadequada. Logo, segundo Libâneo (2003), cabe ao professor mediar “[...] uma formação que ajude o aluno a transformar-se num sujeito pensante, de modo que aprenda a utilizar seu potencial de pensamento por meio de meios cognitivos de construção e reconstrução de conceitos, habilidades, atitudes, valores” (p.30). Por tanto, Becker professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) diz: “o educador deve dominar sua área e conhecer os processos pelos quais o aluno aprende os mais diferentes conteúdos”.

Em vista a esse pensamento irei abordar os conceitos citados no início do texto. Conforme a teoria de Jean Piaget (1896-1980), o termo conhecimento prévio indica os saberes que os alunos possuem e que são essenciais para o aprendizado. E logo após David Ausubel chamou de conhecimento prévio os conteúdos fundamentais para adquirir novos conhecimentos corroborando com Jean Piaget. Contudo é preciso distinguir conhecimento prévio de pré-requisito, a sondagem com os alunos deve ser feita e logo em seguida deve ser trabalhada em sistema das respostas. A coordenadora pedagógica Regina Scarpa de NOVA ESCOLA afirma que “o caminho mais indicado para identificar os saberes dos estudantes é propor situações-problema, desafios que os obriguem a mobilizar o conhecimento que possuem para resolver determinada tarefa".

Para Lev Vygotsky (1896-1934) zona de desenvolvimento proximal é a distância entre as práticas que uma criança já domina e as atividades nas quais ela ainda depende de ajuda. Para Vygotsky, é no caminho entre esses dois pontos que ela pode se desenvolver mentalmente por meio da interação e da troca de experiências. Não basta, portanto, determinar o que um aluno já aprendeu para avaliar seu desempenho. Nesse contexto o professor deve distinguir as habilidades que cada aluno possui e aprender com essas experiências múltiplas, para assim contribuir com o processo de aprendizado no próprio ritmo do educando.

Outro ponto importante na teoria de Vygotsky na zona de desenvolvimento proximal, é que é necessário ter limites em alguns aspectos, pois tem alunos que não consegue realizar tarefa alguma, nem com ajuda ou supervisão de quem quer que seja. Ou seja, é importante que o educador determine quais atividades precisam de acompanhamento, como desenvolver atividades em grupo e decidir quais exercícios é inviável, pois necessitam de saberes prévios mais complexos. "Vygotsky afirma que o bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, ou seja, que se dirige às funções psicológicas que estão em vias de se completarem." (Rego, 2001). Assim podemos entender que a qualidade do trabalho pedagógico está associada ao que o conceito do que aprendizagem deve priorizar o que aluno pode aprender sozinho no futuro, com base no que já consegue fazer sozinho com ajuda no presente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (297.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com