TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação: A Chave Para a Mudança

Por:   •  10/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.494 Palavras (10 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        Educação: a chave para a mudança        4

3        CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11


  1. INTRODUÇÃO

A necessidade de conhecer é essencial ao homem desde que ele se deu conta da importância de compreender o mundo para melhor se relacionar com o meio em que vive. À educação cabia somente desenvolver a parte boa do ser humano, impedindo que a parte corrompida se manifestasse nas pessoas, e para isso utilizou-se o instrumento básico do saber. O conhecimento era visto como único instrumento capaz de dar ao homem o autocontrole necessário para aquilo que é ruim no homem fosse controlado.

O conhecimento esta presente em todos os povos, em maior ou menor grau de desenvolvimento. O conhecimento científico é uma conquista recente da humanidade, pois tem apenas trezentos anos. É importante esclarecer o que é e como se caracteriza o conhecimento científico, pois ele é fator importante na sociedade moderna.

Para nos transmitir sobre o conhecimento a pessoa que se faz fundamental é o professor, o papel do professor continua e continuará sendo fundamental para auxiliar o aluno a construir o conhecimento.

Para ajudar os professores e alunos nesta caminhada João Goulart em 20 de dezembro de 1961 criou à primeira LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que durante todos esses anos vem garantindo aos alunos o direito à educação, como forma de auxiliar na aprendizagem os professores utilizam a psicologia como método de ensino, a importância da Psicologia no processo educacional é tão evidente quanto polêmico.

         

   

 


  1. EDUCAÇÃO: A CHAVE PARA A MUDANÇA

O conhecimento científico é a informação e o saber que parte do princípio das análises dos fatos reais e cientificamente comprovados. O conhecimento cientifico é de vital importância para aprendizagem, visto que esse conhecimento é onde estão embasadas as teorias mais relevantes sobre as questões apresentadas em sala de aula, o mesmo é importante para a consolidação do conhecimento adquirido pelos alunos,  instiga o estudante a ser mais racional e entender o mundo em que vive.

Segundo Garcia (1997, p.45), o conhecimento é uma forma de estar no mundo. E, durante o processo de aquisição de conhecimento o homem percebe que ele é um ser em constante construção, um ser que está em mutação e que pode ser melhorado diariamente se este estiver aberto à realidade.

Isso significa que o conhecimento científico instiga o aluno a ser mais racional e entender o mundo em que vive a criança quando está na educação convencional, deve receber diversos tipos de conhecimentos, que vão desde os conhecimentos de vida, que são os mais importantes, aos conhecimentos científicos.

O conhecimento científico é extremamente importante na vida do ser humano e da sociedade, pois é a partir dele que é possível a transformação social e tecnológica. O mesmo tem também uma relevante importância na vida profissional de uma pessoa. Sem ele, é possível cometer erros, falar coisas sem nexo ou fazer coisas que possam causar uma má impressão.

Cabe aos educadores, sejam estes pais ou mestres, assimilarem a importância do conhecimento científico e levarem para as gerações seguintes o estímulo ao pensamento reflexivo, à criatividade e à motivação por adquirir novo conhecimento.

Tal conhecimento deve ser implementado desde cedo aos alunos para que se adaptem com esse tipo de conhecimento, logo serão profissionais capacitados em suas respectivas áreas de trabalho.

Para Bjis (2006, p.1) o conhecimento científico é extremamente importante para a sociedade, pois é a partir dele que é possível a transformação social e tecnológica.

Percebe-se o quão importante é o conhecimento científico para a sociedade, mas quando o professor encontra dificuldade com um aluno específico o mesmo usa métodos como a psicologia educacional.

A psicologia compreende a ciência do comportamento, apresentando diversas áreas, como a psicologia da educação. A psicologia permite entender a complexidade que é o ser humano, ou seja, na parte cognitiva, emocional e intelectual, por isso são essenciais para compreender a dinâmica e a individualidade humana a fim de promover um desenvolvimento correto.

Desta forma, mostra-se como uma das principais ciências para analisar os distúrbios de aprendizagem, realizando o diagnostico e possibilitando ao aluno melhores condições no processo de ensino aprendizagem.  O mesmo compreende um dos principais alicerces para a formação adequada e construtiva dos cidadãos

A aprendizagem é o processo através do qual a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, daquilo que o seu grupo social conhece. Para que a criança aprenda, ela necessitara interagir com outros seres humanos, especialmente com os adultos.

Depois dos pais, os adultos mais importantes na vida da criança serão seus futuros professores. Aqueles que lhe passaram conhecimento da melhor forma possível. Quando o aluno apresenta dificuldade, a psicologia da educação ajuda o professor a adaptar-se e ajustar seu ensino de acordo com o nível do aluno, pois muitas vezes o docente ensina, mas poucos realmente aprendem.

É direito de todas as escolas possuírem um profissional na área da psicologia, o mesmo sempre terá que estar a disposição para o atendimento de crianças adolescentes e orientando também os professores.

Para conseguir lidar com os alunos de forma eficaz na classe de aula, o professor precisa também ter conhecimento das varias abordagens que levam ao processo de ensino aprendizagem, como as leis e fatores que a afetam diretamente.

 Para os professores no ramo da Educação, os mesmos contam com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, uma delas a LDB 9394/96 é a legislação que regulamenta o sistema educacional do Brasil. A mesma reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (174.6 Kb)   docx (34.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com