TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Ambiental Na Educação Formal

Por:   •  19/7/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.939 Palavras (8 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 8

FP084 – A educação ambiental na educação formal

Trabalho conv. ordinária

INDICAÇÕES GERAIS:

O trabalho desta disciplina deve ser em grupo de 3 a 4 estudantes e reunir as seguintes condições:

  • Extensão: 5 - 6 páginas (sem contar as instruções, as declarações, a bibliografia ou os anexos, se houver).
  • Tipo de letra: Arial.
  • Tamanho: 11 pontos.
  • Espaçamento entre linhas: 1.5.
  • Alinhamento: Justificado.
  • Referências bibliográficas. (Use as Normas APA)

O trabalho deve ser realizado neste documento Word seguindo as regras de apresentação e edição de citações e referências bibliográficas (ver Guia de Estudo).

A entrega deve ser feita seguindo os procedimentos descritos documento de avaliação da disciplina e em hipótese alguma deve ser entregue através do e-mail do professor ou professora correspondente.

Por outro lado, lembramos que existem alguns critérios de avaliação, que é de suma importância que os alunos sigam. Para mais informações, consulte o documento de avaliação da disciplina.

Trabalho

O trabalho desta disciplina consiste em desenvolver uma atividade de ensino dedicada à Educação Ambiental.

Tema: Atividade de ensino em Educação Ambiental, personalize o título.

  1. Selecione um tópico e argumente sua seleção, leve em consideração a realidade ambiental de sua localidade e seu país.
  2. Formular um objetivo formativo para o aluno. Considere o nível da escola e os resultados que a tarefa deve produzir em termos de formação do estudante. Não esqueça a diversidade de seus alunos.
  3. Descreva a metodologia e as atividades: o passo a passo das tarefas que os alunos irão realizar, assim como as do professor, inclua as atividades prévias, se necessário.

Muito importante: na folha de rosto que aparece na página seguinte, você deve indicar as informações pessoais detalhadas e o título do trabalho (o trabalho que não atende às condições de identificação não será corrigido). Após a capa, o Índice do Trabalho deve ser incluído.

Nomes e sobrenome(s):

Nívia Fernanda Rodrigues de Freitas

Mauro Oliveira Alencar,

Suise Adriana Cruz de Andrade

Adriana Maria da Silva

Código: FP084 – A Educação Ambiental na Educação Formal

Curso: Mestrado em Educação

Grupo: 2022-06

Data:

Tema: Atividade de ensino em Educação Ambiental: Lixo Urbano, qual o seu destino? E como ele é coletado em sua cidade?

Sumário

Selecione um tópico e argumente sua seleção, leve em consideração a realidade ambiental de sua localidade e seu país.        5

Formular um objetivo formativo para o aluno. Considere o nível da escola e os resultados que a tarefa deve produzir em termos de formação do estudante. Não esqueça a diversidade de seus alunos.        6

Descreva a metodologia e as atividades: o passo a passo das tarefas que os alunos irão realizar, assim como as do professor, inclua as atividades prévias, se necessário.        7

Referência Bibliográfica        10


Selecione um tópico e argumente sua seleção, leve em consideração a realidade ambiental de sua localidade e seu país.

O aumento populacional nas cidades seja em grandes, médias e pequenas cidades pelo Brasil traz um grande problema produzido pela vida urbana que é a poluição de ambientes humanos devido à ausência/deficiência de infraestruturas de serviços e higiene: gestão de resíduos sólidos e líquidos. (FUNIBER 2021, p.32)

Segundo reportagem do jornal Correio Braziliense do dia 08/10/2020 “Cerca de 60% das cidades brasileiras ainda utilizam lixões” para descartar o lixo, tais consequências deste tipo de descarte é a contaminação do solo e a água, além do grande risco a saúde das pessoas que vivem no arredores desses lixões e até mesmo que mora longe.

O mesmo jornal Correio Braziliense em sua reportagem do dia 05/06/2021, nos traz que no Distrito Federal, são produzidas, em média, 63.445,88 toneladas de lixo por mês. De acordo com dados do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), no primeiro trimestre deste ano, foram coletadas 190.337,65 toneladas de resíduos sólidos domiciliares. Desse montante 39% foram aproveitados para a reciclagem pelo Sistema de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU), de acordo com a empresa isso acontece pela falta do descarte correto do lixo.

O SLU destaca que a parceria com escolas, associações de moradores, cooperativas de catadores, pode ajudar a melhorar o descarte correto do lixo proporcionando um aproveitamento maior do lixo e um descarte correto de resíduos produzidos na cidade.

O papel da escola na conscientização da coleta seletiva do lixo vem por intermédio de um trabalho coletivo dos professores, gestão escolar, alunos e suas famílias e toda comunidade em seu entorno.

FUNIBER (2021, p.84 citando Foladori (2000)), reforça a importância do trabalho coletivo, pois pressupõe “que os problemas ambientais não são essencialmente técnicos, mas sociais”.

Com isso iremos realizar uma trabalho junto aos nossos alunos sobre coleta seletiva do lixo, que segundo o Sistema de Limpeza Urbana do Distrito Federal em seu site define como o recolhimento de materiais recicláveis (papel, plástico, metal) que não devem ser misturados ao lixo comum das residências ou local de trabalho. Trata-se de um cuidado dado ao resíduo que começa com a separação dos materiais em orgânicos e inorgânicos, e, em seguida, com a disposição correta para o reaproveitamento e reciclagem.

Formular um objetivo formativo para o aluno. Considere o nível da escola e os resultados que a tarefa deve produzir em termos de formação do estudante. Não esqueça a diversidade de seus alunos.

O objetivo deste trabalho é sensibilizar os alunos sobre o tratamento correto que os resíduos sólidos gerados no dia a dia precisam ganhar, sejam nos ambientes públicos ou privados.

Conscientizar os alunos da importância de conhecer os problemas causados pelo descarte incorreto dos resíduos sólidos como desperdícios de recursos naturais e poluição causada pelo lixo.

O Instituto Federal de Brasília - IFB - Campus Ceilândia atende alunos do Ensino Médio com idades entre 14 e 18 anos oriundos de várias Regiões Administrativas do Distrito Federal (Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo e etc) e cidades do entorno do DF (Santo Antônio do Descoberto, Águas Lindas de Goiás e etc). Com isso temos alunos que moram nos mais variados lugares e que apresentam suas peculiaridades referente a produção e descarte dos resíduos sólidos nos locais onde vivem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (125.9 Kb)   docx (204 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com