TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Ambiental na Educação Infantil

Por:   •  15/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..........................................................................................3

DESENVOLVIMENTO..............................................................................5

CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................10

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS.....................................................12



  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como foco a educação ambiental na educação básica, buscando identificar a visão pedagógica no que se refere ao conceito de meio ambiente e as possíveis metodologias usadas para trabalhar EA como tema transversal e não apenas em datas pontuais, como dia da árvore, dia do índio, dia mundial do meio ambiente e etc.

Com a criação da Política Nacional de Educação Ambiental, pela Lei n. 9.795 de 1999, a qual estabelece em seu Art. 9 a obrigatoriedade da educação ambiental na educação básica, e assegura que a educação ambiental é um direito de todos no Art. 3, tornou-se obrigatória o ensino de EA nas escolas.

Surgiu a necessidade dos profissionais da educação criar métodos para abordar o tema de forma que transmita o conhecimento concernente à ampla abrangência do mesmo.

A concepção de EA deve ser questionada e repensada a fim de evitar limitações ao transmitir conhecimento apenas com intuito de informação, mas sim criar uma consciência de transformação social e cultural.

A formação de uma atitude ética e política é a grande contribuição que a educação ambiental pode dar num mundo em crise como o que vivemos. (CARVALHO, 2004).

“A criança na idade pré-escolar encontra-se em formação inicial de seus conceitos e valores [...], identificando-se e envolvendo-se com sua realidade. Nesse sentido, torna-se essencial que a educação ambiental crítica, dialógica, já faça parte da sua realidade, para que a criança possa criar e se expressar nessas relações, ampliando sua rede de relações e sua visão de mundo [...]”. (RODRIGUES, 2007)

Em suma, é indispensável à abordagem do tema na educação, isto diante da urgente necessidade das mudanças de hábitos que o meio ambiente vem cobrando da humanidade, e a educação é o combustível para a transformação, a expectativa para uma nova mentalidade e diferentes reflexões para nossas escolhas diárias como cidadãos.


  1. DESENVOLVIMENTO

Segundo a Lei 9795/99 Art. 1o, entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Conforme a Lei 9795/99 Art. 5o São objetivos fundamentais da educação ambiental: I - o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações,envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos; III - o estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social.

Mas para a maioria das pessoas, meio ambiente diz respeito apenas à fauna, flora e parte da natureza relativa às florestas, matas, bosques... (Pereira et al 2009).

Tal entendimento distancia-se de uma real concepção de EA eficaz em estabelecer uma formação crítica que desenvolva a postura política, ética e social referente ao estabelecimento de uma proposta de cidadania responsável.

Ao se falar em educação ambiental, normalmente se faz referência ao ambiente natural. Logo, as ações voltadas para EA, pendem a ser destinadas para esse conceito superficial, se distanciando do amplo contexto que o engloba.

Em meio à visão restrita de EA arraigada ao longo dos anos, faz-se necessária a atuação dos profissionais da educação a fim de desenvolverem uma visão mais abrangente em suas práticas educacionais

Entretanto, apesar da obrigatoriedade por lei da inclusão de educação ambiental no currículo formativo, é importante lembrar-se das dificuldades enfrentadas por escola e educadores para se cumprir essa lei no contexto escolar; a falta de recursos, a falta de conhecimento sobre o tema, dificuldade de levar os alunos para fora de sala para aulas praticas, são algumas delas.

No entanto, a equipe docente deve estar coesa na importância de se ensinar educação ambiental como tema transversal, evitando o preconceito de que só disciplinas pontuais como ciências e geografia sejam responsáveis por abordá-lo. O tema transversal deve estar presente no contexto escolar de forma permanente, objetivando uma postura reflexiva de recuperação e preservação ambiental, e mudança de valores.

A educação ambiental é abordada no PCN como um dos temas transversais, e deve estar presente em todas as disciplinas, se tornando um desafio para os docentes, ao exigir criatividade e planejamento na metodologia de ensino, a fim de quebrar paradigmas no que se refere ao entendimento de meio ambiente e conseqüentemente de educação ambiental.

A escola é o espaço onde a criança começa sua interação com a sociedade, o que é ensinado, dito e valorizado nesse ambiente, representa um exemplo do que a sociedade aprova.

Essa nova visão de EA incentiva a criança a olhar ao seu redor, também ensina que ela é parte do meio ambiente, possibilitando o entendimento da necessidade de cuidar e respeitar, não só o meio em que ela vive mas também as pessoas inseridos nesse meio. O aluno é um agente multiplicador do conhecimento adquirido na escola, potencialmente disseminando esse conhecimento para pais, familiares, amigos e vizinhos, alcançando varias gerações e gerando conhecimento.

Para alcançar seus objetivos a Educação Ambiental necessita de uma extensa gama de métodos e da qualificação dos educadores neste sentido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (160.3 Kb)   docx (322.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com