TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Educação Ambiental D- Desperdício De Agua Para Educação Infantil

Exames: Projeto De Educação Ambiental D- Desperdício De Agua Para Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  2.109 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

O Projeto de desperdício sobre a Água, tem a finalidade de conscientizar e preservar, levando a reflexão, a ser aplicado para crianças da educação infantil, na Escola Maria Ambrósio Pommont.

Abordaremos temas de “água sabendo usar não vai faltar”, demostrando através de rodas de conversas, trabalhos de colagem, cartazes, todos serão confeccionado pelas as crianças.

Esse trabalho tem por objetivo de mostrar a importância de trabalhar Educação Ambiental na Educação Infantil, pois pesquisadores comprovam que uma criança tem mais facilidade de aprender através de ações concretas.

2 DESENVOLVIMENTO

Educação Ambiental – Projeto Desperdício da água Sabendo usar não vai faltar.

A Educação Ambiental é um processo permanente e inesgotável, onde o homem interfere na natureza com sua consciência, conhecimentos, atitudes, habilidades e formas de participar na sociedade. Para melhor conhecer o ambiente em que vive, ele precisa ser ecologicamente alfabetizado. Quanto à alfabetização ecológica, Capra (1996, p.231) afirma que “ser ecologicamente alfabetizado, significa entender os princípios de organização das comunidades ecológicas (ecossistemas) e usar esses princípios para criar comunidades humanas sustentáveis.” O autor ressalta que é necessário revitalizar as comunidades, inclusive as comunidades educativas, de modo que os princípios da Ecologia se manifestem nelas como princípios de educação.

Os objetivos propostos às crianças de quatro a seis anos, a trabalhar Educação Ambiental, segundo o RCNEI é “interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias”. Nesta fase de escolaridade se estabelece os primeiros contatos formais da criança com as ciências naturais. Diante disso percebe-se a importância de trabalhar ações concretas com os conteúdos indicados para o eixo Natureza e Sociedade de acordo com a realidade e necessidade, para que possam ser significativos para as crianças.

Na proposta do RCNEI os conteúdos podem ser trabalhados em forma de projetos, jogos, brincadeiras, músicas e histórias.

Projeto Desperdício da água – Sabendo usar não vai faltar!

Justificativa:

Falar de Educação Ambiental para as crianças é importante, pois abrange todos os níveis da educação infantil, conforme o RECNEI Referencial Curriculares nacional da educação infantil, ele é o norte para professores da Educação Infantil, a proposta deste projeto é discutir a importância da construção de valores, habilidades e atitudes na infância, voltada para a conservação do meio ambiente e para melhoria da qualidade de vida.

Objetivo:

- Conscientizar as crianças sobre o desperdício e importância da preservação

- Estimular o consumo consciente deste precioso bem natural.

- Refletir sobre o desperdício.

-Discutir a importância da água para os seres vivos, além de estimular artisticamente as crianças.

Público Alvo:

O público alvo a quem o projeto é direcionado, abrangerá os alunos da educação infantil – Maternal, Jardim I, jardim II e alfabetização.

Equipe de trabalho: O Projeto será desenvolvido junto à Coordenação Pedagógica e aos Professores do Maternal, Jardim I e II e Alfabetização.

Duração:1 bimestre

METODOLOGIA:

- Desenvolver atividades lúdicas de conscientização da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com