TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Escolar de Jovens e Adultos

Por:   •  25/5/2020  •  Dissertação  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 4

AO04 – Texto Dissertativo

A formação dos educadores da EJA

Nome da Disciplina: Educação Escolar de Jovens e Adultos

Tema da Atividade Online 04: A formação dos educadores da EJA

Aluno (a): Cristiana Pereira de Sousa

Professor (a): Regina Cunha

Polo: Águas Lindas de Goiás

Turma: UAB 3-A

A formação dos educadores da EJA

          O trabalho do professor EJA, está diretamente voltado a ampliar novos horizontes dos alunos e propor uma aprendizagem solidária, além da formação pedagógica o professor tem que saber lidar com as peculiaridades de cada aluno, pois precisará conciliar as atividades profissionais com aspecto social e comunitário. As Atividades do ensino regular são voltadas ler, escrever, desenhar ou conversar. Uma situação de aprendizagem EJA deve permitir o aluno realizar esses mesmos atos, mas de forma que isso tenha interesse e sucesso no processo de aprendizagem, utilização desenhos, de uma história, uma redação, ou até mesmo uma roda de conversa com os colegas.

                        A Educação de Jovens e Adultos (EJA) veio para garantir o direito para aquele público que por sua particularidade, deixaram de estudar, esse público tem sua especificidade, pois além de ter uma bagagem de conhecimento adquiridos socialmente, possuem responsabilidades maiores, como cuidar da família e do trabalho. Esses alunos De acordo com Ribeiro (1997), a educação de jovens passa a ganhar lugar no Brasil após o a década de 30. O Brasil com o processo industrial precisou contratar e qualificar mão de obra. Em 1980 após o fim dos governos militares e a retomada dos processos de democratização e com a criação da Constituição de 1988, a EJA conquistou significativos avanços: ensino obrigatório e gratuito para aqueles que não tiveram acesso na idade apropriada.  A alfabetização EJA passou a ser novamente uma das prioridades do governo em 2003, onde foi criado o Programa Brasil Alfabetizado, que está em vigência até os dias atuais, isso faz necessária a especialização do professor para o EJA, pois exige mais dedicação além de e transformar as atividades tradicionais de sala de aula em aprendizagem e colocando em pratica três processos do conhecimento; síncrese voltada à primeira impressão do aluno sobre o conteúdo na sala de aula, a análise voltada a  uma

análise mais profunda e detalhada da primeira impressão, e síntese é o estabelecimento das relações entre o que ele aprendeu primeiro com o que ele já presenciou no cotidiano.

                        A Educação de Jovens e Adultos (EJA) veio para garantir o direito para aquele público que por sua particularidade, deixaram de estudar, esse público tem sua especificidade, pois além de ter uma bagagem de conhecimento adquiridos socialmente possuem responsabilidades maiores, como cuidar da família e do trabalho. Esses alunos De acordo com Ribeiro (1997), a educação de jovens passa a ganhar lugar no Brasil após o a década de 30. O Brasil com o processo industrial precisou contratar e qualificar mão de obra. Em 1980 após o fim dos governos militares e a retomada dos processos de democratização e com a criação da Constituição de 1988.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (147.9 Kb)   docx (282.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com