TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Especial

Por:   •  23/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Educação Especial

NOME

Bruna Caroliny Azevedo dos Santos

RA

8496207646

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Educação Especial

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido na disciplina Educação Especial apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor Eliza Marcia Oliveira Lippe.

Anhanguera Educacional

2015

  1. Integração escolar se trata de uma inclusão/adaptação de um aluno com necessidades especiais na escola, para socialização com outras crianças e inclusão no currículo pedagógico. Todos nós cidadãos temos direito a escola/aprender, mas falta capacitação para os profissionais/professores para atender esses alunos, no meu ponto de vista não é a criança que têm que se adaptar à escola e sim a escola se adaptar ao aluno.

  1. A inclusão escolar é para todos, não só para os alunos com necessidades especiais, toda dificuldade para se incluir uma criança surge devido a mudanças em decorrência do que se é seguido como padrão dentro das escolas. É uma questão política, pedagógica e cultural.
  1. No vídeo se pode observar que não são as crianças que fazem a diferença entre elas e sim os adultos, há muito preconceito em nossa sociedade em relação à inclusão, o que não deveria existir. A escola e a sociedade deveriam se informar em relação a inclusão, pois só a informação trará a eles a visão de que incluir é bom para todos, principalmente na relação de integração com as crianças. Já na entrevista de Sassaki ele deixa bem claro os direitos das crianças e os deveres da escola em acolher essa criança, também nos ensina a diferença entre integração escolar, inclusão e as diferenças entre as crianças com deficiência e crianças com necessidades especiais educacionais.
  1. A educação nada mais é que a busca de novos saberes, é necessário para a educação inclusiva saber como anda a educação dentro da sala de aula, pela falta de capacitação dos professores em relação ao assunto acaba gerando um certo medo em relação a esse novo desafio de não conseguir desempenhar seu papel. A educação inclusiva é um desafio para todos os profissionais da área de educação.
  1. Este estudo me fez entender mais sobre o assunto inclusão, algumas dúvidas que ainda tinha foram esclarecidas, consigo entender que a educação inclusiva é para criar novos laços educativos entre alunos “normais” e alunos com algum tipo de deficiência. Todos temos direito a educação, a ignorância de nossa sociedade precisa ter uma mente mais aberta. A inclusão é uma luta constante para derrubar barreiras que são colocadas pela escola e principalmente pela sociedade. Nossos profissionais precisam receber mais capacitação e acima de tudo ter a predisposição para entender como ele é importante para o desenvolvimento do aluno de forma a se responsabilizar.
  1. FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez,1988.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC/SEESP, 1996. Acesso em 25/05/2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (95.7 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com