TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Especial

Por:   •  18/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.063 Palavras (5 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

 PCC EducaçãoEspecial/Inclusiva.
pesquisa e análise de práticas pedagógicas na escola inclusiva
Docente:Gabriela Maffei Moreira Malagolli

 Curso: Pedagogia
 
Aluno:Marcia Oliveira Velasco Brandão
 

 Introdução
 Este relatório tem a finalidade de apresentar a proposta de prática como componente curricular, realizado na Escola Municipal Barão da Taquara ,situada na praça São Paulo, Taquara duque de Caxias no dia 05/11/2019
a escola não atende da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental . Possui acessibilidade em todo espaço físico (portas adaptadas para cadeirantes ,banheiros adaptados , não possui escadas ou degraus)e Sala de Recursos Multifuncional.
A professora observada entrevistada chama-se Zenilda Souza, possui nível superior em Pedagogia e é pós-graduada em gestão escolar.
O aluno observado tem 8 anos e possui deficiência intelectual, está matriculado no ensino regular, no2° ano do Ensino fundamental, frequenta a sala de recursos multifuncional no contra turno (na mesma unidade escolar), além de possuir estagiária que acompanha em sala de aula.

Objetivos
Relacionar conteúdos trabalhados ao longo da disciplina com o cotidiano escolar e a prática pedagógica ,refletindo sobre os desafios e as possibilidades do educador atuar na construção de uma escola inclusiva. Analisar o fazer do professor que atua no contexto de uma escola inclusiva considerando estratégias pedagógicas adotadas, a adaptações curriculares e os recursos adaptados para garantir o acesso ao currículo e a todos os educandos.

  Entrevista

 *Qual a formação do professor?

 A professora possui nível superior em Pedagogia, Letras Português /Espanhol e pós-graduação em Gestão Escolar.

*Quais as características e necessidades especiais que o aluno incluído na turma apresenta?

O aluno apresenta transtorno global e deficiência intelectual, apresenta problemas de concentração e coordenação motora.Essas dificuldades são trabalhadas na sala de recursos visando ampliar o tempo de participação, concentração e foco do aluno em sala de aula. Também é trabalhado a coordenação motora visando maior equilíbrio e desenvolvimento da coordenação motora fina ,auxiliando o movimento de pinça.

*Como realiza as adaptações necessários no planejamento da aula?

 As adaptações são realizadas de acordo com as necessidades que o aluno apresenta e os objetivos propostos para suas habilidades.

*Quais recursos estão disponíveis e quais adaptações no currículo são realizadas para adequar sua prática pedagógica as necessidades especiais do aluno?

A sala de recursos desta unidade escolar, possui um bom acervo de jogos pedagógicos, alfabetos móveis, quebra-cabeças variados, ábaco e etc. Todos à disposição dos professores da unidade escolar. O aluno necessita de material concreto para ajuda na escrita (alfabeto móvel )e conta com ajuda de uma estagiária , quando em sala de aula para ajudar nas adaptações feitas pela professora regente e a professora de sala de recurso no currículo escolar de acordo com as possibilidades do aluno

 *As atividades desenvolvidas mobilizam saberes e habilidades e a interação entre todos os alunos da turma?

 Sim, procuro sempre utilizar imagens nas explicações pois assim fica mais fácil para entender com recursos visuais ou música o aluno com deficiência intelectual consegue compreender o que está sendo ensinado e interagir juntamente com a turma.

*O tempo e recursos são adequados?

Sim, além do material pedagógico conto com psicopedagoga, que me auxilia com algumas atividades duas vezes por semana e também na sala de recursos.

*ocorrem parcerias entre o professor, aluno, a equipe pedagógica, gestor da escola e a família do aluno incluído?

Sim,a família é muito presente sempre informando a equipe pedagógica sobre tratamento do aluno presente nas atividades escolares estão bem bastante interessados nos desenvolvimento dos filhos sempre auxiliar nas atividades de casa sempre perguntam sobre desenvolvimento em sala de aula com grande expectativa de aprendizagem da criança .A equipe pedagógica bem como a direção acompanham a família sempre que é requisitada se reúnem para discutir a melhor forma de resolver as dificuldades.

*como avaliação da aprendizagem do aluno com necessidades especiais realizada?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (322.7 Kb)   docx (102.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com