TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Especial

Por:   •  2/7/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.206 Palavras (9 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Estabelecimento: Escola Professora Anadir Mainardes da Costa, Educação Infantil e Ensino Fundamental na Modalidade de Educação Especial.

Município: Sapopema

Avenida: Praça Antônio Batista Ribas 

S/N

Bairro: Centro

Fone: (43) – 3548-1208

CEP: 84290-000

Educando (a): Renan Augusto de Ponce Alves

Sexo: Masculino

Data de Nascimento: 04/01/2013

Município: Assaí

UF: PR

Nacionalidade: BR

Pai: Celso Aparecido dos Santos Alves

Mãe: Ana Izabel Santos de Ponce

MATRICULADO E FREQUENTANDO

ENSINO FUNDAMENTAL - CICLO CONTÍNUO

2ª ETAPA DO 1º CICLO

2º SEMESTRE ANO: 2021

TURMA:  A TURNO: Manhã

Total dias letivos no semestre:  100

(x  ) Aluno autorizado ao retorno presencial

Dias presenciais: 77

Total presenças: 97

Dias remotos: 23

(  ) Atendimento somente remoto:

DECRETO REGULAMENTADOR

Frente as medidas emanadas do poder público por meio da legislação Lei Federal 13.979 de 06 de fevereiro de 2020. Portaria MEC nº 343 de 17 de março de 2020 alterada pela nº 345 de 19 de março de 2020 e nº 356 de 20 de março de 2020. Decreto Estadual nº 4.230 de 16 de março de 2020. Deliberação 01/2020 do CEE/PR de 31 de março de 2020. Resolução nº 1016/2020 e Decreto 6983 de 26 de Fevereiro de 2021 - GS/SEED, se fez necessário uma reestruturação do Relatório Descritivo de Acompanhamento Pedagógico referente ao 2° Semestre do ano letivo de 2021 das Escolas de Educação Básica na Modalidade Educação Especial, frente as medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública pelo Coronavírus – COVID -19, que retornaram ao atendimento presencial de forma escalonada a partir de 23/08/2021, porém, mantendo as atividades não presenciais para aqueles alunos cujo as famílias não autorizaram o retorno presencial conforme orientações da Feapaes-PR (Ofício Circular nº 044/2021).

RELATÓRIO DESCRITIVO DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO

O aluno teve acesso às atividades não presenciais?  (x  ) SIM    (  ) NÃO

Quais os meios de acesso às atividades?      ( x ) grupos Whatsapp

                                                                     (  ) atividades impressas  

                                                                     (  ) ambos

OBS.: Para os alunos presenciais, atividades ofertadas na escola.

ÁREA DO CONHECIMENTO

Os conteúdos trabalhados seguiram a Proposta Curricular das Escolas de Educação Básica Modalidade Educação Especial, para cada disciplina com as adaptações necessárias devido à atual situação de medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública pelo Coronavírus – COVID -19. As atividades referentes aos conteúdos citados abaixo, foram oferecidas por meio de vídeo aulas utilizando como recurso de tecnologia o aplicativo do Whatsapp onde o aluno pode realizá-las com apoio de seus familiares. Para os alunos que demandam adequações ainda mais significativas, foram elaboradas atividades individuais por meio de vídeos aulas para que pudessem realizá-las de forma prática, utilizando de recursos domésticos e de sua convivência diária. Para os alunos que iniciaram as aulas presenciais, os conteúdos programados passam a ser trabalhados em sala com adaptações conforme a necessidade do aluno.

LÍNGUA PORTUGUESA

Os conteúdos trabalhados na disciplina foram: Oralidade: -Vocabulário -Pseudoleitura (Imagens, textos de memória, logomarca, rótulos) -Linguagem verbal e não verbal (escrita, fala, gestos, pinturas, sinalização / placas). Leitura- Gêneros textuais- Decodificação/Fluência de leitura- Formação de leitor. Escrita:-Função social da escrita.-Traçado correto de letras, números e sinais. Gêneros: masculino e feminino.

Com base nos conteúdos trabalhados e observações feitas o aluno na sua oralidade está com falas Claras, tem emissão de frases, conta fatos do seu dia a dia tendo coerência falando sobre situações e atitudes de seus familiares. Na leitura está reconhecendo, identificando, fazendo leituras de palavras simples de frases curtas mas ainda necessitando de atendimento individual, quanto a sua insegurança e interpretação. Na escrita está com boa manipulação de lápis escreve em caixa alta maiúscula, ainda necessitando de orientações e atendimentos individuais para que possa estar escrevendo palavras em auto ditado de sílabas com a consoante mais vogal A/O/U até mesmo com I e está realizando com auxílio verbal, as palavras ditadas e  auto ditado, escreve palavras simples,  forma e constrói frases curtas na sua escrita e tem muito interesse em estar realizando as atividades demonstrando gostar e realizando com gosto as atividades propostas de alfabetização.

                                                                         MATEMÁTICA

Os conteúdos trabalhados na disciplina foram: Números e Operações: -Uso social do número Conservação de quantidade, Números e operações: -Números naturais -Classificação -Seriação, -Noções de adição, Geometria: -Noções de formas geométricas -Espaços e formas.

Diante os conteúdos trabalhados e observações feitas o aluno tem uma boa coordenação em manipulação de tesouras faz e recortes gosta de estar ajudando os seus amigos nas dosagens de colas e orientando-os com ajudas para que possam realizar as suas atividades. Tem noção de sua idade. Reconhece numerais de 0 a 20, está em processo de conhecimento e trabalho de até 50.

Está executando operações simples de adição e subtração, ainda necessitando de atividades concretas para que realize as suas adições e subtrações, mas tem um bom entendimento na sua realização.

                                                                              CIÊNCIAS

Os conteúdos trabalhados na disciplina foram: Animais: Domésticos e selvagens- Animais terrestres, aquáticos e aéreos.-  Animais: sua alimentação e suas coberturas: pelo, pena e escama. Gêneros: machos- fêmeas.

Diante os conteúdos trabalhados e observações feitas o aluno demonstra ter entendimento e auxilia na conversação dos assuntos abordados de demonstrando reconhecer identificar os animais no seu dia a dia em vídeos, televisões, imagens, animais domésticos e selvagens reconhecendo espécies e gêneros, suas características, têm noção de animais aquáticos terrestres e aéreos e com bom atendimento na questão das coberturas dos animais, auxilia colegas na realização e em conversação ajudando em debates estimulando e cooperando para o aprendizado de si e de seus amigos.Sua participação oral nas aulas são de grande contribuição para com seus colegas.

                                                                             HISTÓRIA

Na disciplina de História foram trabalhados os seguintes conteúdos: Relação entre o passado e o presente; diferentes estruturas familiares, Minha Família e a Vida Familiar; convivências familiares, membros familiares, nomes e números de integrantes. Diversidade cultural: consciência negra e datas comemorativas. As aulas se sucederam através conversas informais e atividades impressas sobre os temas referidos. O aluno consegue assimilar os temas abordados sendo muito participativo e comunicativo, demonstrando sempre interesse, realiza as atividades com recorte e colagens, pinturas tendo um bom desempenho satisfatório dentre os objetivos propostos.Tem boa compreensão e demonstra satisfação para realizar as atividades propostas pela professora,sendo muito prestativo e educado, reconhece a importância de se ter um bom convívio social e familiar,porém as vezes demonstra nas suas falas  (uma carência familiar) e algumas atitudes de preconceito com os amigos de classe precisando ser estimulado para uma melhor adaptação e aceitação no ambiente escolar e ao seu convívio social, e assim ter uma melhor realização  nas atividades.

                                                             GEOGRAFIA

Nesta disciplina foram estudados os conteúdos sobre: Enfoque geográfico: Sujeito e seu lugar no mundo; Moradia, Tipos de moradia, cômodos da casa e seus objetos. ambientes e qualidade de vida dos lugares de vivência; conservação e prevenção de doenças epidemiológicas: coronavírus. Território: Meios de transporte e Meios de comunicação. As aulas foram apresentadas através de conversas informais, vídeos (filme) e atividades impressas, seu desempenho na realização das mesmas foi considerado muito satisfatório, onde o  mesmo apresentou interesse em realizar as atividades propostas pela professora.

ÁREAS ESPECÍFICAS

EDUCAÇÃO FÍSICA

Durante o segundo semestre foram trabalhados os conteúdos de Jogos e Brincadeiras, focando Brincadeiras e Jogos populares e tradicionais do Brasil com o objetivo de valorizar o patrimônio histórico popular, trabalhar diversas linguagens corporal, oral, escrita e visual e recriar atividades já conhecidas pelo aluno e/ou família; na Ginástica foi focada a Ginástica Geral, Ginástica Olímpica, Rítmica e de condicionamento físico trabalhando movimentos básicos da área como andar, correr, saltar, e ainda algumas capacidades físicas como equilíbrio, tempo de reação, velocidade, agilidade, coordenação motora, entre outros. No Esporte foram trabalhados os conteúdos de Jogos Esportivos de Precisão como bocha, golfe, tiro ao alvo, boliche, entre outros. Nas Lutas foi focada nas brincadeiras de oposição como cabo de guerra, lutas indígenas e capoeira. Na Dança o foco foi na Dança criativa, trabalhando os movimentos livres e espontâneos, colocando o foco sempre na estimulação da criatividade. No início do semestre o aluno participou das aulas de maneira on-line, via whats app, posteriormente presencial. Este demonstra interesse nas atividades, compreensão de regras simples e complexas; se expressa bem verbalmente; é um aluno alegre, educado e receptivo aos conteúdos. Nos Jogos e Brincadeiras este demonstrou reconhecer a importância destas atividades para a cultura brasileira e local, participa das promovendo a diversão e cooperação. Na Ginástica, realiza os movimentos propostos, demonstrando ter um bom desempenho na maioria das capacidades físicas e habilidades motoras básicas. Nos Esportes de precisão realiza as atividades com êxito, alcançando o objetivo proposto de acertar o alvo. Na Dança, o aluno necessita de estímulo da professora, pois em alguns momentos fica tímido em participar, todavia quando estimulado realiza e cria coreografias individuais.

ARTE

Durante o semestre foi trabalhado na disciplina de Arte: artes visuais, música, dança e teatro fizemos uma retomada de conteúdo  sobre as cores primárias,  figuras geométricas, pintura dirigida (pintar dentro dos limites), também trabalhamos textura, colagem, separação de objetos por cores,  tamanhos e seleção de formas. Música: foi trabalhado timbre, músicas africanas e cantigas natalinas. Dança: movimentos corporais livres e dirigidos, também selecionar em revistas imagens que indiquem algum movimento de dança. Teatro: trabalhamos expressões faciais, jogos e brincadeiras teatrais.  O aluno Renan é muito inteligente realiza as atividades sem muitas dificuldades, reconhece as cores as figuras geométricas, tem uma boa coordenação motora fina pinta dentro dos limites, possui noção das cores em relação às pinturas e é muito caprichoso,  em artes cênicas é um pouco mais retraído mesmo assim não o impede de participar e realizar as dinâmicas. Porém demonstra em certos momentos algumas atitudes que não coincidem para um bom convívio social.

MEDIDAS,  INTERVENÇÕES E MEDIAÇÃO

Os conteúdos trabalhados na disciplina de portugues foram executados através  do método A BA CA DA… DESAFIOS DO APRENDER, com recursos do método, experienciando-o a praticar no concreto relacionando gravuras ao seu som inicial, trabalhando a consciência fonológica e fonêmica  para a compreensão dos sons e suas sílabas, foram trabalhadas em atividades impressas, no caderno  e auxílio do professor para que pudesse realizar o proposto. Na matemática foram utilizados recursos como caderno, atividades impressas, atividades no concreto para estar estimulando a contagem sequenciais e de agrupamentos, jogos para estar despertando o raciocínio. Na ciências foram disponibilizados livros para pesquisas, atividades impressas, vídeos explicativos sobre os animais, o aluno foi participativo nas atividades mais ainda necessitando de intervenções pedagógicas e equipe multidisciplinar para ter mais foco na sua  atenção e concentração para se ter uma aprendizagem mais eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (120.9 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com