TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Especial

Por:   •  2/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.909 Palavras (12 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 12

 INSTITUTO CULTUS

EDUCAÇÃO ESPECIAL

           CRISTIANE DE OLIVEIRA ANTICO

        

   ADAPTAÇÃO CURRICULAR: UM CAMINHO QUE SE FAZ NECESSÁRIO PARA O ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA INCLUSIVA. 

MARÍLIA/SP        

2020

ADAPTAÇÃO CURRICULAR: UM CAMINHO QUE SE FAZ NECESSÁRIO PARA O ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA INCLUSIVA. 

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO

O presente artigo visa abordar como as pessoas com deficiência eram privadas a educação antigamente, mas essa situação mudou e a educação especial no decorrer dos tempos ganhou seu espaço como modalidade de educação. Com isso surge uma nova proposta de educação para pessoas com necessidades especiais, sendo ela a inclusão social.

Para que a inclusão aconteça e seja o caminho para a aprendizagem é preciso que os conteúdos e metodologias sejam adaptados para atender essa diversidade na rede regular de ensino. Portanto essa adaptação é de extrema importância para tornar os conteúdos relevantes para os alunos inclusos e contextualiza a educação com a realidade de cada aluno. Serão embasadas neste trabalho as ideias de Saviani (2006) sobre conceito de currículo, Sacristan (1998) reforçando essa ideia, Mazzotta (1989) abordando o tema adaptação curricular para alunos com necessidades educacionais especiais e outros autores de renomes falando sobre o mesmo tema. Por isso, conclui-se que adaptações curriculares são elementos primordiais para possibilidades educativas de operar frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos inclusos.

Palavras-chave: Currículo. Aprendizagem. Inclusão Social. Prática Pedagógica. Adaptação.

Introdução 

Esse trabalho tem por finalidade investigar as diversas adaptações curriculares para alunos com necessidades educacionais especiais, visando encontrar diversas possibilidades de potencializar a educação para essas pessoas, sendo na escola de educação especial, sala de recurso ou no ensino regular (inclusão).

A relevância desse tema é de caráter social, pois tem como fundamento a qualidade na educação e na vida da pessoa com necessidades especiais.

A inclusão desses alunos implica no desenvolvimento de ações adaptativas, visando à flexibilidade do currículo, para que o aluno incluso possa se desenvolver de maneira efetiva na escola regular. Essa adaptação deve atender a individualidade de todos os alunos, cabendo ao professor fazer as necessárias adequações.

Portanto as adaptações curriculares envolvem mudanças em um todo como, por exemplo, na metodologia e na organização didática, nos objetivos e conteúdos, na organização do tempo e estratégias de avaliação, (PORTAL EDUCAÇÃO, 2015).                Então vale relatar que as adaptações curriculares para a educação especial visam assegurar a aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais, sendo um alicerce nas atitudes das escolas para diversificar o processo de ensino - aprendizagem, podendo atender as necessidades educacionais de cada educando.

Desenvolvimento

Antes de falar de como aconteceu à adaptação curricular para alunos com necessidades educacionais especiais é necessário esclarecer o que é currículo.

Assim Novaes (2011, p. 05-06) coloca a concepção de currículo:

A concepção de currículo inclui desde os aspectos básicos, que envolvem fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação, até os marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que a concretizam na sala de aula. Reflete, também, todas as experiências em termos de conhecimento que será proporcionado aos alunos de um determinado curso.

O currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e sugere um plano de ação adequado para a execução desses objetivos. Supõe selecionar tudo aquilo que e possível ensinar em um determinado espaço educativo. O currículo especifica como, quando e o quê ensinar, como e quando avaliar.

Historicamente na escola e na educação, currículo tem se referido à ideia de sequencia e elemento de um curso: “a elaboração de um determinado currículo é uma seleção de elementos da cultura que devem ser ensinado na escola. Trata-se de uma reinvenção do saber social em saber passível e possível de ser ensinado e aprendido” (SAVIANI, 2006).  

Esse autor afirma ainda que o currículo acompanha o momento histórico e reproduz a cultura da sociedade, ou seja, não limitando apenas em cultura, mas em uma cultura escolar que manifesta a intenção da escola inserida na sociedade através da elaboração do currículo escolar, que “são seleções feitas pelas escolas no interior da cultura e o processo de organização do currículo é o modo no qual as propriedades são decididas e postas em práticas”, (SAVIANI, 2006). No entanto o conceito de currículo ainda é muito recente, mas é possível encontrar mais de uma maneira de explicá-lo, também notamos que envolvem valores pré-estabelecidos que nos façam pensar em currículo como função da escola de ensinar. Não se pode restringir o currículo apenas em uma prática de ensino sistematizado, mas podemos pensar que existem vários fatores envolvidos na elaboração de um currículo, como também considerar o momento histórico e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (132.5 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com