TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Especial

Por:   •  5/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.892 Palavras (16 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 16

Aluno: VANESSA SILVA DOS SANTOS
Avaliação: AP4

Matrícula: 3110965
Data: 22 de Novembro de 2021 - 20:36 Finalizado

Local: REMOTO / REMOTO / REMOTO / Campus I - Duque de Caxias
Acadêmico: 20212-EaD-09/08/2021-EED-228-60-EDUCACA

Correto Incorreto Anulada  Discursiva  Objetiva

Total: 10,00/10,00

  • 1

Código: 30218 - Enunciado: Sobre a deficiência múltipla, é correto afirmar que:I - A surdocegueira é considerada uma deficiência múltipla.II - Pode ter origem pré-natal, na má-formação congênita ou em infecções virais.III - A deficiência múltipla não pode ser vista como uma deficiência passível de inclusão escolar devido à sua complexidade.IV -  A Tecnologia Assistiva para a deficiência múltipla está presente no uso de adaptações físicas, órteses e próteses, além de recursos pedagógicos adaptados e de atividade diária.V - O aluno com deficiência múltipla não consegue se desenvolver devido a sua condição intelectual desfavorecida.

  •  a) As alternativas II e IV estão corretas.
  •  b) As alternativas I, III e V estão corretas. 
  •  c) As alternativas I, II e V estão corretas.
  •  d) As alternativas I, II e III estão corretas.
  •  e) As alternativas III, IV e V estão corretas.


Alternativa marcada:

  • a) As alternativas II e IV estão corretas.

Justificativa: Sobre a deficiência múltipla, é correto afirmar que suas origens podem estar desde o pré-natal, na má formação congênita ou por infecções virais. Diante da Tecnologia Assistiva, recursos podem ser encontrados em adaptações físicas, órteses e próteses, materiais pedagógicos etc. A alternativa correta da questão, então, é a que contempla as alternativas II e IV.

0,66/ 0,66

  • 2

Código: 30215 - Enunciado: "Com a inclusão de alunos com DV nas escolas regulares, faz-se necessário um estudo e adaptação do material metodológico, e a tecnologia  é  uma  das  fontes  de  informação  que  podem  ser utilizadas com esses alunos, pois as crianças deficientes visuais não  possuem  limitações  de  aprender,  mas  é  necessário  “promover os recursos e os meios adequados para assegurar o acesso  ao  conhecimento  em  todas  as  etapas  e  níveis de escolaridade”.  (p.744)Fonte: SGANNZERLA, M.A.R.; GELLER, M. TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA ALUNOS CEGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE, 2013. Disponível em:  http://www.tise.cl/volumen9/TISE2013/743-746.pdf  Acesso em: 9 jan. 2020.De acordo com o texto acima, há algumas adaptações e estudos necessários se a inclusão for o objetivo das escolas regulares. Dessa forma, qual a opção abaixo está correta?

  •  a) Se a escola buscar a inclusão, ela precisa de estudos e adaptações não só de material pedagógico, como de tudo que se referir ao espaço, convivência e aprendizagem de alunos com deficiência, o que se estende para todas as deficiências. 
  •  b) As autoras não acreditam que a inclusão possa acontecer em escolas regulares.
  •  c) As autoras quando falam de inclusão, estão falando de adaptações que só servem para alunos com deficiência visual. 
  •  d) As autoras estão equivocadas em seu posicionamento, pois o aluno com deficiência nasce com déficit de aprendizagem, como comprovado em diversos estudos da área.
  •  e) As autoras demonstram como alunos com deficiência exige mudanças que nem sempre são possíveis para a escola, já que os professores não estão capacitados. 


Alternativa marcada:

  • a) Se a escola buscar a inclusão, ela precisa de estudos e adaptações não só de material pedagógico, como de tudo que se referir ao espaço, convivência e aprendizagem de alunos com deficiência, o que se estende para todas as deficiências. 

Justificativa: As autoras citam a necessidade de estudos e adaptações de material pedagógico nas escolares que busquem a inclusão. Embora no texto estejam se referindo ao aluno com deficiência visual, como visto em nossos estudos, todas as deficiências exigem da comunidade escolar: modificações, estudos e adaptações sempre que necessário, por isso, é preciso estar atento às necessidades de nossos alunos.

0,66/ 0,66

  • 3

Código: 30198 - Enunciado: Leia com atenção o trecho abaixo e depois responda:"O Sistema Braille também é um recurso fundamental de acesso à informação e à comunicação para a pessoa cega. Uma empresa que disponibiliza suas informações em Braille contribui significativamente para que a pessoa cega tenha acesso às mesmas informações que o vidente, como, por exemplo, pautas de reunião de trabalho, manual de integração da empresa, normas de conduta institucionais, comunicados em geral etc.". (DEFENDI, 2017, n.p)Fonte: DEFENDI, E.L. Tecnologias assistivas e empregabilidade da pessoa com deficiência visual. Fundação Dorina Nowill. Disponível em: https://www.fundacaodorina.org.br/blog/tecnologias-assistivas-e-empregabilidade-da-pessoa-com-deficiencia-visual/ Acesso em: 02 jan. 2020. Sobre o Sistema Braille, é corretor afirmar que:

  •  a) Braille é uma língua escrita e restrita apenas para pessoas que possuem deficiência visual desde o nascimento. 
  •  b) São 60 símbolos em relevo, resultantes da combinação de três pontos dispostos em duas colunas de seis pontos cada. 
  •  c) Os alunos que utilizam o sistema Braille não podem ler em telas de computadores ou tablets porque ele só é possível em materiais impressos.
  •  d) São 68 símbolos em relevo, resultantes da combinação de três pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. 
  •  e) É um sistema de escrita tátil utilizado por pessoas com deficiência visual ou com baixa visão e tradicionalmente escrito em papel relevo. 


Alternativa marcada:

  • e) É um sistema de escrita tátil utilizado por pessoas com deficiência visual ou com baixa visão e tradicionalmente escrito em papel relevo. 

Justificativa: A questão apresenta detalhes importantes a respeito do Sistema Braille que podem enriquecer o estudo do aluno, instigando-o a buscar novas fontes sobre os assuntos. 

0,66/ 0,66

  • 4

Código: 30190 - Enunciado: Sobre a Tecnologia Assistiva, podemos afirmar que:I - Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento que engloba produtos, recursos, metodologias,  estratégias, práticas e serviços.II - A Tecnologia Assistiva objetiva promover a funcionalidade relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência;.III - São exemplos de recursos de Tecnologias Assistivas: bengala, softwares, materiais adaptados, entre outros.IV - A Tecnologia Assistiva é um método baseado em tecnologias de última geração para proporcionar a inclusão de pessoas com deficiência em diversos setores da sociedade.V - A Tecnologia Assistiva (TeCA) é o principal recurso para uma inclusão escolar.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (139.9 Kb)   docx (207.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com