TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Especial

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 5

Educação especial

Introdução

Todos os cidadãos têm seus direitos, um deles é a educação, fundamental para o seu crescimento pessoal e profissional, cabe ao Estado assegurar este direito tão importante a todos.

Por lei, a inclusão escolar é um direito que todos possuem, sendo assim destinada a qualquer pessoa que necessite que a lei a ampare, esta lei não diz respeito só a pessoas dotadas de alguma deficiência, mas também de pessoas excluídas da sociedade por algum tipo de preconceitos, como por exemplo, os negros, indígenas, orientais e muitos outros.

Todos os departamentos públicos, privados, e inclusive as escolas devem estar estruturadas para receber qualquer tipo de pessoa, sendo ela deficiente ou não, pois todos têm direitos de ir e vi.

As escolas devem também investir na formação de seus professores, para que estes sejam capacitados para receberem estas pessoas em sala, os professores tendo este tipo de conhecimento eles poderão trabalhar de forma acessível e igualitária para não haver nenhum tipo de descriminação por parte do professor, cabendo a esse o respeito à dignidade por igual.

Hoje todos os estabelecimentos já estão equipados para recebê-los, mas ainda é possível nos deparar com algum certo tipo de exclusão, ao se deparar com esta situação a pessoa deve buscar e lutar contra a exclusão mediante á algumas situações onde se sinta descriminada.

Desenvolvimento

Segundo a reportagem que nos foi apresentado a respeito de Caio, um garoto de sete anos portador do autismo, este foi rejeitado em duas escolas, estas alegando não ter estrutura necessária para receber de uma criança autista, sua mãe após as buscas encontrou uma escola regular, em que essa é estruturada e adaptada para as suas necessidades especiais.

A escola é um ambiente acolhedor e que por lei deve ser inclusivo, fornecendo oportunidades a todos, o indivíduo sendo portador de alguma deficiência ou não, sendo justa sem nenhum tipo de discriminação.

As leis que garantem a inclusão já existem há muito tempo, e não há nenhum obstáculo que impeça qualquer criança, jovem ou adulto de ser matriculado em uma escola regular, por isto que as escolas e os professores devem estar capacitados para estas situações.

No Brasil, o movimento de inclusão surgiu a partir do final da década de 80 e início da década de 90, cujo objetivo inicial era o de fundir o ensino especial com o regular; porém só passou a ser discutida efetivamente após a Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais, realizada em Salamanca (1994); tendo o Brasil, e entre outros países, firmado o compromisso de reformular seu sistema de ensino, visando à garantia da inclusão, através do acesso de pessoas com necessidades educativas especiais no universo da escola comum, que garante juntamente com outros documentos o direito de todos à educação de qualidade. (CONCEIÇÃO, 2009).

A inclusão é uma ferramenta muito importante quem realmente necessite dela e, não aceitar pessoas na escola com deficiência é crime previsto na lei, em que diz:

Art. 5o O acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013).

A educação é um direito de todo cidadão, e por sua vez, a mãe de Caio ao ver esse direito sendo desrespeitado, poderia ter recorrido às autoridades mais próxima, para garantir e exigir que as normas brasileiras o amparasse.

Muitas pessoas desconhecem quão grande a amplitude que esse direito possui, e que faz ligação com os demais direitos humanos. Apesar de saber que possuímos direito a educação, sabemos que esses direitos podem vir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com