TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Especial

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.841 Palavras (12 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de educação a distancia Polo: Novo Horizonte do Sul/MS

Curso: Pedagogia

Disciplina: Educação Especial

Professor(a): Cleudimara Sanches Sartori Silva

Acadêmicos:                  RA:

Dheire Santos Fonceca -      355768

Fabricia Neres  Fernandes  -  366419

Gerson de André da Silva  -  366384

Novo Horizonte do Sul/MS

05/2015

  • Introdução

É possível perceber que o tema Inclusão vem ganhando visibilidade na sociedade, com isso constatamos a necessidade de mudanças de atitudes e adequação estrutural para que as diferenças não se torne uma barreira para a aprendizagem e para uma convivência harmoniosa e respeitosa entre as pessoas.

Muito já foi conquistado e hoje podemos ver que de forma geral a sociedade busca uma forma mais justa de conviver com as diferenças, assegurando os direitos das minorias e buscando despertar a consciência e o envolvimento de todos na construção de uma sociedade onde cada cidadão possa ser respeitado independente de sua condição.

Muitas pessoas ainda entendem a Educação Especial como uma modalidade que substitui a escolarização, voltada exclusivamente para crianças com necessidades especiais. Isso significa uma criança com Síndrome de Down, por exemplo, passaria a infância e a adolescência em uma escola especializada, convivendo apenas com colegas que têm deficiência e recebendo conteúdos escolares adaptados e terapias.

Aos poucos, essa confusão está sendo esclarecida. Hoje a Educação especial, eu se entende por Educação Inclusiva, é entendida como a modalidade de ensino que tem como objetivo quebrar barreiras que impedem o indivíduo de exercer sua cidadania.

Sabemos que mesmo diante dos avanços conquistados ainda são comuns atitudes que ferem não só o direito de alguns grupos ou pessoas, mas que deixa em evidência que, no que diz respeito a convivência diária nos mais diversos ambientes ainda há muito o que ser feito. Considerando esse cenário, percebe-se que as diversas formas de preconceitos e discriminações precisam ser combatidas, não sendo apenas papel daqueles que sofrem discriminações, mas de todos como responsabilidade coletiva.

  • Etapa –1

Debate

A Educação Especial Inclusiva tem sido bastante debatida especialmente após a Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas especiais. Este é um grande avanço, mas o desafio é ainda maior, por em pratica todo o conteúdo desse documento requer muito mais que Leis para normatiza-los, é preciso profissionais qualificados, corações abertos ao processo, é preciso amor ao próximo.

A Educação de alunos com necessidades educacionais especiais que ultimamente tem se voltado a Educação Inclusiva tem muitos obstáculos a ser superados, o texto a seguir apresenta uma inclusiva discussão sobre processo de  implantação da Educação Inclusiva, os pós e os  contras desse processo.

O argumento aqui apresentado é de que a educação Inclusiva precisa de suporte para implementar essa proposta tão importante, pois a educação é um direito de todos,  sem exceção,conforme orienta a Declaração de Salamanca/ Espanha (1994,Conferência Mundial sobre Educação Especial, UNESCO) que defende uma sociedade igualitária,independente de quaisquer dificuldades ou diferenças que possam apresentar.

Para atender esses alunos especiais o professor deve primeiramente entender as manifestações clinicas da deficiência mental, deve estar preparado para poder recebê-los.

A escola tem que se adaptar desenvolvendo habilidades diferenciadas para cada caso, evitando a padronização.

O que é inclusão?

A inclusão é um processo complexo que abrange diferentes contextos: pedagógico, ideológico, sociocultural, político e econômico e como todo processo tem suas etapas e deve ser avaliado em todas elas, com responsabilidade e com olhos críticos, para a qualificação do mesmo.

Segundo dicionários, o verbo incluir apresenta vários significado, todos eles com sentido de algo ou alguém inserido entre outras coisas ou pessoas. Em nenhum momento essa definição pressupõe que o ser incluído precisa ser igual ou semelhante aos demais aos quais se agregou.

Quando falamos de uma sociedade inclusiva, pensamos naquela que valoriza a diversidade humana e fortalece a aceitação das diferenças individuais. É dentro dela que aprendemos a conviver, contribuir e construir oportunidades para todos sem distinção.

Inclusão é acolher todas as pessoas, sem exceção, no sistema de ensino, independentemente de cor, classe social e condições físicas e psicológicas. O termo é associado mais comumente à inclusão educacional de pessoas com deficiência física e mental. Recusar-se a ensinar crianças e jovens com necessidades educacionais especiais (NEE) é crime: todas as instituições devem oferecer atendimento especializado, chamado de Educação Especial.

Inclusão social

A inclusão social orientou a elaboração de políticas e leis na criação de programas voltados à atender as necessidades das pessoas com diferença significativa, Criando mecanismos os que integra a ao meio social comum dando-lhes o direito fundamental de receber uma educação integral que supõe, ao mesmo tempo uma mudança no conceito de necessidades educativas especiais .

Esses cidadãos devem obter espaços físicos que atendam suas necessidade favorecendo sua adaptação de forma específica oferecendo dessa forma condições de interação e igualdade naturalmente na sociedade onde passa a ser reconhecido pelo seu potencial, suas habilidades e aptidões. Assim assegurar a esses cidadão recursos educacionais com uma perspectiva integradora, tornando a sociedade um lugar necessário e viável à sua convivência com pessoas de todos os tipos, fugindo assim da discriminação e exclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (269.6 Kb)   docx (124.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com