TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Especial

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.983 Palavras (12 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

   

                    REGINA CÉLIA ATÁNAZIO                     R.A: 363327

             

“Educação Especial”

                                            Tutora presencial: Nadir de Castro Figueira

CORDEIRÓPOLIS-SP

2015

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

               

REGINA CÉLIA ATÁNAZIO                       R.A: 363327

“Educação especial”

Atividades práticas supervisionadas do Curso de Pedagogia do Centro de Educação à Distância EAD do Anhanguera Uniderp.               

                     

CORDEIRÓPOLIS

2015

Introdução

     

   Ao realizamos esse trabalho damos conta de quanto é importante e necessário entender o que realmente é a Educação Especial. Ao longo do tempo a sociedade vem sofrendo muitas transformações em relação às pessoas portadoras de deficiências especiais.

         Sabemos que ao longo dos anos alguns estudiosos corajosos ousaram trabalha com esses deficientes, e se surpreenderam com os resultados.

      Ao longo da leitura vimos que existem leis que vem ajudando o deficiente

Desenvolvimento

Etapa 1

Passo 4

O que é Inclusão

       Integração é a valorização da diversidade humana, incluir faz parte, inserir, introduzir sua importância tem enriquecido a todas as pessoas, o direito de permanecer de pertencer  de não ficar de fora;Portanto inclusão a capacidade de entender e reconhecer o outro a aceitação  das diferenças individuais como um atributo e não como obstáculo,é de reconhecer,é aceitar as diferenças individuais.Ter o de conviver de aprender através de cooperação e compartilhar com pessoas diferente de nos..Através de pequenas e grandes transformação a inclusão esta ligada a todas as pessoas que não tem a mesma oportunidade dentro da sociedade nos ambientes físicos como:equipamento,espaço internos e externos,aparelhos e utensílios,meios de transporte e mobiliário.Pela classe social o direito de ocuparem seu espaço na sociedade,torna possível aos que são descriminados pela deficiências.

Segundo Montoan,a capacidade de entender e reconhecer o outro,na inclusão trata-se de incluir todos dento de um espaço considerado imprescindível para o desenvolvimento pessoal e da cidadania aceitar as diferenças individuais,valorizando cada pessoa.Inclusão esta ligado a todas pessoas que não tem oportunidade iguais dentro da sociedade vemos que é preciso pequenas e grandes transformação.

Somos todos iguais ao mesmo tempo em que somos diferentes uns dos outros... “portanto são as diferença que nos igualam.

         Para o professor da faculdade de “Educação da universidade de Manchester, na Inglaterra, especialista em educação especial Mel Ainscow” Incluir todos dentro de um espaço trata de inclusão para o desenvolvimento pessoal e da cidadania é imprescindível, inclusão é a transformação do sistema educacional. Para que haja realmente inclusão o aluno deve estar em sala de aula e participar, é necessário que haja condições para que o aluno possa de alguma forma alcançar níveis que estão sendo contemplados para que participe das atividades e desenvolva suas potencialidades; identificar inclusão e passar por cima das barreiras.

        Para Carlos Jamil Cury é também imprescindível para o desenvolvimento que inclusão é incluir todos dentro de um espaço considerado pessoal para a cidadania. Sem destinação de gênero,ética,classe social,religião,cultura e outros inclusão são no sentido ,pratica que norteiam a educação para todos,é de extrema importância acolher,valorizar os portadores de necessidades especiais garantindo o surgimento das sociedades mais justa e igualitária a todos.Em 10 de junho de 1994 s regras padrões sobre equalização de oportunidade para pessoas deficiente são guiado pelos seguintes principio.

                *a educação e direito de todos independentes das diferenças individuais;

                *é considerado com necessidade educativo especiais, crianças com dificuldade de aprendizagem;

                *o ensino deve ser diversificado e realizado um espaço comum a todas as crianças;

                *não é o aluno que se adapta as especificidades da escola,e sim a escola se adapta ao aluno;

               A questão dos direitos humanos, aprovado no congresso europeu de pessoas com deficiência em (03/2002).As barreiras na sociedade enumera  a descriminação exclusão social,defende oportunidade iguais as pessoas com deficiência.A não descriminação e a ação positiva em inclusão social por se tratar do mesmo direito como cidadão.

               Todos os seres humanos são livres e iguais em dignidade e direito; para atingir esse objetivo é necessário que toda a comunidade deverão celebrar a diversidade em suas atividade e procurar garantir que as pessoas com deficiência possam usufruir.

Quais as principais características de uma escola inclusiva?

 Suas principais características são:

*Dar preferência as aulas praticas, oferecendo de forma diversificadas de ensino;

*A cooperação e a criatividade, também incentivar o dialogo;

*Propiciar varias formas de avaliação;

*Valorizar as diferenças na sala de aula de autonomia dos alunos;

*Estimular o pensamento critico;

*Para que cada aluno possa aprender elaborar objetivos que respeitam o tempo e suas condições;

ETAPA 2

           Ao fazermos a análise da charge notamos que é feita uma seleção justa onde todos farão o mesmo exame, mais notaríamos que muitos não concluiriam o exame, isto é o que vem ocorrendo na sociedade tudo tem começo é difícil ver o meio e nunca ou raramente tem conclusão. Ha privilégios para uns e exclusão para outro pela dificuldade de aprender, cada um tem sua maneira de aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (255.5 Kb)   docx (428.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com