TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Especial

Por:   •  22/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Educação Especial

NOME

DENISE KELLY GOMES CORREIA

RA

1107298952

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Educação Especial

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido na disciplina Educação Especial apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor: ANA CAROLINA DE CARDOSO.

Anhanguera Educacional

2015

  1. Integração escolar, inclusão escolar e educação especial.

  • Integração escolar: Integração significa dar a todos a mesma atenção, o mesmo tratamento, a mesma importância e consideração. Integrar é entender que uma pessoa com deficiência não é diferente de uma considerada “normal”, pois todos nós independente de nossas limitações físicas e mentais, temos nossas particularidades. Integrar é tornar um ser participante, considerado, que faz parte daquele meio, que é levado a sério, que é encorajado e motivado. É acreditar que todos nós somos importantes.
  • Inclusão escolar: Antigamente, os indivíduos portadores de deficiências eram considerados inúteis, incapazes e improdutivos, não se acreditava no potencial deles. A inclusão veio para garantir a esses indivíduos o direito de freqüentar uma escola regular de ensino e poder fazer parte da sociedade. A educação é um direito do ser humano, independente de suas particularidades, ao se “incluir” acredita-se no potencial destes indivíduos, possibilita a sua integração e socialização, o seu desenvolvimento pessoal, mental e físico, passa-se a olhar para este individuo como um ser capaz, que pode e deve estar entre os demais.
  • Educação especial: A educação especial oferece aos portadores de inúmeras deficiências um atendimento educacional especializado para cada tipo de limitação. Em alguns casos se faz necessários o acompanhamento desses alunos, pois cada tipo de deficiência é um caso. É preciso ser levado em conta que aquele indivíduo tem necessidades especiais que precisam ser acompanhadas para que o mesmo se desenvolva e evolua na escola.
  • Contextualização da inclusão escolar e o papel da Educação Especial na educação brasileira.

   A educação especial teve seu início quando pessoas que acreditavam no potencial das pessoas com deficiência, começaram a ofertar por conta própria o ensino para essas pessoas. Até então, o ensino dessas pessoas só se baseava em cuidados pessoais e de higiene e não no ensino de conteúdos escolares, naquela época as pessoas com necessidades especiais eram consideradas “ineducáveis.” No inicio do século XIX, surgiram às classes especiais em escolas regulares, só que estes indivíduos tinham que se adaptar a este ambiente e não o contrario, o que fazia com que eles continuassem segregados. A partir da década de 1990 intensificou-se a ideologia da educação inclusiva com eventos importantes que trouxeram marcas para momento:

  • Conferência Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem, em Jomtien;
  • Declaração Mundial sobre Educação para Todos;
  • Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais: acesso e qualidade, que produziu a Declaração de Salamanca.

   A inclusão tem por objetivo garantir a esses indivíduos, uma educação igualitária e de qualidade, com atividades preparadas por professores que saibam estimular este individuo. Para isto, se faz necessário adaptar o currículo da escola e investir na formação de professores, visando o desenvolvimento integral deste aluno especial. Ou seja, a escola precisa se reorganizar para que a educação ali ofertada seja acessível para todos, independente de suas limitações.

   A educação especial é uma modalidade de ensino que visa através de atividades planejadas e adaptadas, o desenvolvimento e acompanhamento escolar destes alunos. Já que ¹cada necessidade educacional especial requer um tipo diferente de atendimento educacional especializado, o qual pode acontecer de modo complementar ou suplementar e tem como foco principal a formação dos alunos, sendo oferecido na própria escola, ou em instituições especializadas. Ressalta-se que as instituições especializadas devem contribuir para a educação dessas pessoas em classes regulares, que é o objetivo principal da inclusão escolar.

¹Trecho retirado do site:  último acesso em 18/05/2015às 15h45min.

  1. Análise e reflexão sobre a relação entre o texto indicado, o vídeo e o estudo de caso, retomando a discussão sobre o tema feita com seus colegas no fórum de discussão, respondendo às questões:

Qual a relação entre o vídeo “DIFERENTE, mas igual” e os conceitos inclusão, integração escolar e educação especial?

   As escolas regulares de ensino, se analisarmos bem, não estão de fato preparadas para receber estas crianças especiais, mas adaptam-se como podem. Muitos professores não tem formação para lidar com essas crianças e por isso as consideram incapazes ou se assustam ao se deparar com elas na sala de aula.

   As crianças quase sempre aceitam melhor as diferenças do que os professores porque eles enxergam o ser humano, querem interagir e se divertir com esta criança, neste caso, a deficiência dela praticamente não existe, porque para eles ela é uma criança como qualquer outra! Falta preparo e investimento na formação destes professores, pois eles muitas vezes não sabem como agir com esse aluno porque não tiveram preparo para isto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (160.9 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com