TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Especial

Por:   •  31/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.142 Palavras (17 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 17

EDUCAÇÃO ESPECIAL

        Esta atividade pratica de Educação Especial, trás o aprofundamento da equipe no tema abordado.

        As evidencias e as características da Educação Especial, os aspectos fundamentais de processo da inclusão na escola, na família na comunidade e sociedade como um todo, juntamente com as política destinadas a estabelecer os direitos da  Educação Especial.

        Pessoas com necessidades educativas e o entendimento de como incluí-las na escola, como a escola deve estar preparada para recebê-las. A importância do pedagogo e sua formação para auxiliar essas crianças no decorrer de sua permanência no contexto escolar.

        Trás a música da Pink - Cromossomos  que demonstra em sua letra  que somos seres humanos, de uma ciência genética  de hereditariedades (geração / geração).

        A musica do Daniel – Pra Ser Feliz, que fala de  que temos adversidades.

Palavras Chaves: Educação Especial, Escola.

Abstract :

        This activity practices of Special Education, the deepening of the team behind the subject addressed.

        The evidence and the characteristics of Special Education, key aspects of the process of inclusion in school, in the family in the community and society as a whole, along with the policy to establish the rights of Special Education.

People with special needs and understanding how to include them in the school, how the school should be prepared to receive them. The importance of the teacher and his training to assist these children during their stay in the school context.

Behind the music of Pink - Chromosomes in his letter that demonstrates that we are human beings, from genetic science hereditariedades (generation / generation).

The music of Daniel - To Be Happy, talking that we adversities.

Special Education Classroom: Keys words.

        

EDUCAÇÃO ESPECIAL

        A educação especial evoluiu de maneira positiva ao longo do tempo, O final do século XVIII foi marcado pela rejeição do indivíduo deficiente. No inicio do século XIX inicia-se o período da institucionalização especializada de pessoas com deficiências, e é a partir de então que podemos considerar ter surgido a Educação Especial.

        A educação inclusiva  que se caracteriza como processo de incluir os portadores de necessidades especiais ou com distúrbios de aprendizagem na rede regular de ensino, em todos os seus graus, pois nem sempre a criança que é portadora de necessidades especiais, apresenta distúrbio de aprendizagem, para essas crianças, é necessário que se desenvolva uma prática educacional mais específica no sentido de ampliar as suas capacidades. Para cada necessidade especial é enfatizado um tipo de cuidado no trabalho educativo.

        A própria LDB reconhece a importância deste aspecto como pré-requisito para a inclusão ao estabelecer, em seu artigo 59, que:

5 [Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais].

:III –[ professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns;]

        As crianças portadoras de necessidades especiais devem ser educadas de modo especial, considerando-se até que ponto esta educação interfere na aprendizagem da criança. Por outro lado, quando a necessidade especial é do tipo integrativa ou intelectual, como no caso de portadores de deficiência mental, a aprendizagem da criança ficará defasada. Deste modo, fica determinado por lei que a Educação Especial seja oferecida na rede regular de ensino, ocasionando modificações nos estabelecimentos de ensino e no sistema educacional de uma maneira geral.

        Atualmente é necessária uma postura crítica diante da discussão da educação, pois é preciso situar a importância da educação frente aos desafios e incertezas, e pensar em educação inclusiva e sua prática, é um dos maiores desafios de hoje.

        A Constituição traz em seu Art. 208. o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência de qualquer modalidade.

         Somente a lei não garante a imediata aplicação da proposta, existem muitas barreiras que atrasam a implementação da política de inclusão nas escolas. Uma das principais é a falta de preparo dos professores para receber em sala de aula tais crianças.

        A escola enfrenta um grande desafio, o de ensinar com qualidade todos os alunos respeitando todo tipo de diversidade, esse desafio não é tarefa fácil, haja vistas que o sistema de promover uma educação inclusiva não está tendo muito sucesso, pois o acesso a uma sala comum aos portadores de necessidades especiais ainda continua mínimo, percebe-se que as crianças portadoras de necessidades especiais que fazem parte hoje da escola inclusiva  que demonstra a falência do sistema escolar e sua má gestão, verificada pela escassez de formação adequada do professor, infraestrutura física precária, entre outros.

        Outro ponto que ainda encontra uma grande dificuldade é a falta de relacionamento da escola com a família, a escola ainda encontra-se muitas vezes fechada à comunidade para discussão da perspectiva inclusiva. Essa entre tantas outras situações inadequadas no sistema brasileiro escolar tem representado apenas a abertura das portas das escolas para educação inclusiva.

        Para a inclusão acontecer, precisa-se de uma escola de qualidade, que seja capaz de perceber cada aluno como único e importante. Cada aluno é singular com identidade única, valores, crenças, hábitos, saberes, padrões de condutas.

        Educação especial constitui-se como uma proposta pedagógica que assegura recursos e serviços para apoiar, complementar ou substituir serviços educacionais comuns, realiza-se, transversalmente em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino.

Aspectos a serem discutidos para tornar uma escola inclusiva:

A gestão escolar flexibilidade, funcionalidade, participação no planejamento educativo e comunicação objetiva;

b-desenvolvimento profissional- compete ao professor articular o conhecimento, gestão de organização do tempo, confrontação de valores e construção de normas e regras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (382.4 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com