TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Especial

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.335 Palavras (10 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CRISTIANE SOARES AMORIM SOUZA RA 4514840375

DEBORA DE C. SANTANA RA: 4705885848

LUANA C. BENTO DA SILVA RA: 4340837653

MARIA DAS DORES LIMA RA: 3830723772

RAQUEL TERESA VIEIRA RA: 4351863028

Educação Especial

Jundiaí-SP

2015


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ACADÊMICOS EM ORDEM ALFABÉTICA – RA

CRISTIANE SOARES AMORIM SOUZA RA 4514840375

DEBORA DE C. SANTANA RA: 4705885848

LUANA C. BENTO DA SILVA RA: 4340837653

MARIA DAS DORES LIMA RA: 3830723772

RAQUEL TERESA VIEIRA RA: 4351863028

Educação Especial

Atividade de Prática Supervisionada (ATPS) da disciplina: Educação Especial do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação das tutoras: a distância: Mestre Adriana da Silva Ramos de Oliveira e presencial: Fabiana Hisao Gutierre

Jundiaí - SP

2015


INTRODUÇÃO

A educação inclusiva só acontece com a participação da família no processo de ensino aprendizagem.

A escola deve estar preparada para receber esse aluno assim como os professores também.

É de suma importância a formação de todos os profissionais que vão trabalhar com este aluno.

O professor deve saber lhe dar com o restante da sala para que não ocorra discriminação com este aluno.

A escola é de direito de todos, inclusive daqueles com algum tipo de deficiência, isso tem sido motivo de muito estudo e inciativas para se conseguir uma inclusão de qualidade, por isso é importante a participação de todos.

A LDB garante a todos com qualquer tipo de deficiência o direito obrigatório ao acesso a educação publica de qualidade.

Mesmo esse direito estando garanti por lei, ainda assim é dever de todo cidadão respeitar as diferenças e evitar qualquer tipo de preconceito garantindo assim a convivência natural entre todos.

Porem ainda existe muitas escolas que não estão preparadas para receber esses alunos, e também as barreiras são muitas, muitos não se sentem responsáveis pelo problema.

É difícil aceitar a situação em que muitos ainda tem que recorrer a justiça para conseguir acesso a educação.

A educação especial para se valer de fato tem que existir a colaboração e parceria de todos, tanto da família quanto da escola e da comunidade.


ETAPA 1 - ASPECTOS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR E AS POLÍTICAS PÚBLICAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

                    Inclusão é quando um aluno está na escola não apenas por dizer, mas está de fato presente na escola, participando, aprendendo e se desenvolvendo. Mas para que isso aconteça a escola deve estar bem preparada para recebe-los, isso inclui sua estrutura, qualificação de professores e principalmente os tabus que existem na cabeça das pessoas.

      A escola é considerada um espaço imprescindível para o desenvolvimento pessoal e da cidadania e todos devem ter direito a frequentar este espaço.

     Para uma escola ser inclusiva ela precisa de professores comprometidos e a família tem que estar integrada com a escola.

     O processo de ensino aprendizagem para acontecer com eficiência é necessário que o professor tenha condições de trabalho, tenha meios para dar sua aula, e além disso ser valorizado e reconhecido, esse processo precisa também ter clareza em seus objetivos.

     Já o professor por sua vez deve cada vez mais se aprofundar no assunto e em seus conteúdos, aperfeiçoar-se e melhorar o seu trabalho e a escola investir na educação continuada desses professores dentro dela com formações, não só os professores como todos os profissionais dentro dela, contribuindo assim para o seu desenvolvimento. É necessário incentivar a participação de todos.

     Outro fator importante é a contribuição de professores especializados, mas como um apoio, não como uma forma de discriminação, mas como uma ajuda ao aluno na construção de sua autonomia em seu processo de ensino aprendizagem, dando condições desse aluno se desenvolver e assim que possível retirar esse apoio para que não se torne uma dependência do aluno, é necessário que eles se tornem independentes.

     A escola deve desenvolver e manter uma boa relação com a família, isso contribui para a aprendizagem, pois a educação é algo muito importante para ser feito apenas por professores, ela é de responsabilidade de todos, e cada um deve desempenhar o seu papel.

     Os alunos com necessidades especiais devem ter lugar garantido nas salas de aula comuns desde os primeiros anos de formação escolar.

     Por isso as escolas devem realizar mudanças físicas e estruturais para receber estes alunos, deve também preparar os alunos para receber os outros alunos com necessidades especiais para que não ocorra discriminação entre eles, mais um motivo para a qualificação dos professores.

     Por sua vez as secretárias de educação e o MEC tem o dever de proporcionar aos professores que já estão em exercício uma atualização em sua formação.

     Na educação inclusiva existem grandes vantagens, uma delas comparadas a educação em salas ou escolas especiais é a grande diversidade entre as crianças, aceitar o diferente agrega valores.


ETAPA 2 - CARACTERIZAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

Não se deve haver discriminação quanto às crianças com necessidades especiais, porém devem-se proporcionar meios para que elas cumpram o que lhe é solicitado, todos devem realizar o que lhe é proposto, mas o professor deve usar formas diferentes e dirigidas aos alunos, respeitando suas limitações, mas nunca excluindo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (130.7 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com