TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Financeira

Por:   •  19/11/2019  •  Resenha  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Critica

 No livro Terapia Financeira  Reinaldo Domingos através de sua experiencia de vida apresenta ao leitor a metodologia DSOP.

Na primeira parte do livro Reinaldo através de perguntas do tipo:  “ Será que preciso mesmo me educar financeiramente?” “ Educação Financeira também se aprende ou é aquele tipo de coisa que alguns sabem, outros não, e ponto?”; Se a partir de hoje você não recebesse mais o seu ganho mensal, por quanto tempo conseguiria manter seu atual padrão de vida??

Com esses questionamentos, o educador e terapeuta financeiro Reinaldo Domingos ajuda os leitores a refletir sobre: importância de poupar  para enfrentar imprevistos e o total descaso com as necessidades do futuro.  Durante a leitura do livro  temos a oportunidade de ter consciência do quanto gastamos comprando coisas sem necessidade e o quanto é importante sonhar para  seguir nossa caminhada, os sonhos são a motivação para superar os obstáculos.

Aplicando a Metodologia DSOP, desenvolvida pelo autor, é possível aprender a diagnosticar seus gastos, entender o quanto é necessário priorizar os sonhos e fazer com que esses sonhos caibam no seu orçamento e ainda verá que, independente do volume dos seus ganhos, é possível poupar e preparar-se para um futuro financeiro mais confortável e repleto de realizações.

 Na atualidade grande parte  das pessoas passam por diversas dificuldades financeiras porem através do método DSOP é possível ajudar  pessoas e famílias a ter um controle de seu próprio dinheiro e não ser governadas pelo destino. A metodologia possui quatro pilares: Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar traz grandes ensinamentos sobre a educação financeira.

Diagnosticar: Para que se obtenha um diagnóstico fidedigno, propõe-se que por um período entre 30 ou 90 dias, todas as despesas sejam lançadas diariamente no livro de apontamentos,. Os pequenos gastos como roupas,sorvete , compra de um bombom, um café, e até as despesas fixas e as despesas maiores deverão ser lançadas. As compras parceladas também deverão ser anotadas.A partir daí faz-se levantamento das receitas líquidas e das despesas considerando os pequenos gastos antes “desprezados”. Será  possível refletir  o padrão e os impulsos que levam ao  consumo, identificar o “eu financeiro”.

 Sonhar: Como “mola” motivadora, o sonho deve vir antes do dinheiro, independente de sua condição para realiza-lo. Destaca a importância de idealizar o futuro, listando os sonhos e estabelecendo valores e prazos de curto, médio e longo para cumpri-los. Dessa forma será possível fazer um orçamento para alcança-los.

Orçar: O orçamento da metodologia DSOP considera a priorização dos sonhos. Diferentemente do orçamento comum que considera os ganhos menos os gastos,  o orçamento DSOP lança os ganhos e subtrai o valor para os sonhos, e a partir do saldo adequar as despesas. Dessa forma, haverá motivação para cortar gastos e acomodar o padrão de vida, protegendo os sonhos.  Nesta fase, é onde propriamente se faz levantamento de todos os compromissos financeiros e também das dívidas. Com objetivos claramente definidos, será elaborado um orçamento minucioso mensal e anual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com