TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Inclusiva

Por:   •  12/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.165 Palavras (13 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ-UFOPA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO- ICED

Graduação em Licenciatura plena em Pedagogia

Campus Rondon

EDUCAÇÃO INCLUSIVA:

A ESCOLA

Prof.: Everaldo Machado Portela

SANTARÉM-PA

2018

[pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ-UFOPA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO- ICED

Graduação em Licenciatura em Pedagogia

Discente: Zedremilson da Costa Ferreira

Matricula: 201801171

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A ESCOLA

Dissertação sobre a educação inclusiva que é uma educação voltada para a cidadania global, plena livre de preconceitos e que reconhece e valoriza as diferenças. Valorizar as diferenças é a chave. Na educação inclusiva todos os alunos devem fazer parte da escola comum. 

SANTARÉM-PA

2018

INTRODUÇÃO

No livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, o personagem principal relata um dos seus casos amorosos com Eugênia, que, entre diversas qualidades, ficou conhecida pela deficiência, sendo chamada de “coxa” pelo narrador. Fora das ficções de Machado de Assis, a questão dos portadores de necessidades especiais ainda possui desafios na atualidade, entre eles, a dificuldade da educação inclusiva no Brasil.

Quem tem filhos especiais sabe que é um desafio encontrar escolas na rede regular de ensino, capacitadas e habilitadas para receber alunos com necessidades especiais.

Assegurar a todos a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, sem qualquer tipo de discriminação, é um princípio que está em nossa Constituição desde 1988, mas que ainda não se tornou realidade para milhares de crianças e jovens adolescentes, que apresentam necessidades educacionais especiais, vinculadas ou não a deficiências.

A educação inclusiva é uma forma de incluir todos os alunos em um só espaço sem distinção, sem preconceitos e sem olhar de malicia. Portanto, significa educar todas as crianças em um mesmo contexto escolar. A opção por este tipo de Educação não significa negar as dificuldades dos estudantes. Pelo contrário. Com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas como diversidade.

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A ESCOLA

Encontrar uma escola preparada e adaptada para receber crianças e adolescentes com necessidades especiais no Brasil é um desafio. Uma complexidade de problemas corrobora para a experiência ruins de alunos que pode gerar ainda mais problemas relacionados à acessibilidade. De forma Geral a educação inclusiva aponta para a transformação de uma sociedade inclusiva e é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. 

O que faz uma escola ser inclusiva, em primeiro lugar, um bom projeto pedagógico, que começa pela reflexão. Diferentemente do que muitos possam pensar, inclusão é mais do que ter rampas e banheiros adaptados. A equipe da escola inclusiva deve discutir o motivo de tanta repetência e indisciplina, de os professores não darem conta do recado e de os pais não participarem. Um bom projeto valoriza a cultura, a história e as experiências anteriores da turma. As práticas pedagógicas também precisam ser revistas. Atualmente, muitas escolas diversificam o programa, mas esperam que no fim das contas todos tenham os mesmos resultados. Os alunos precisam de liberdade para aprender do seu modo, de acordo com as suas condições. E isso vale para os estudantes com deficiência ou não.

A inclusão como movimento busca repensar a escola, conforme situa Jiménez (1997), para que esse espaço deixe de ser a escola da homogeneidade e passe a ser a escola da heterogeneidade, para que a escola da discriminação dê lugar à escola aberta a todos, ou seja, à escola inclusiva.

O ensino inclusivo, segundo Stainback (1999, p. 21):

... É a prática da inclusão de todos – independentemente de seu talento, deficiência, origem socioeconômica ou cultural – em escolas e salas de aula provedoras, onde as necessidades desses alunos sejam satisfeitas...

...não significa a inserção de alunos com deficiência em classe de ensino regular sem apoio para professores ou alunos.  Em outras palavras, o principal objetivo do ensino inclusivo (...) é servir adequadamente a todos os alunos.

O olhar crítico para a história da humanidade revela, com muita clareza, que nenhuma sociedade se constitui bem sucedida, se não favorecer, em todas as áreas da convivência humana, o respeito à diversidade que a constitui. Nenhum país alcança pleno desenvolvimento, se não garantir, a todos os cidadãos, em todas as etapas de sua existência, as condições para uma vida digna, de qualidade física, psicológica, social e econômica.

Assegurar a todos a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, sem qualquer tipo de discriminação, é um princípio que está em nossa Constituição desde 1988, mas que ainda não se tornou realidade para milhares de crianças e jovens adolescentes, que apresentam necessidades educacionais especiais, vinculadas ou não a deficiências.

É importante ressaltar que antes de se praticar a inclusão, necessariamente se praticou a exclusão. Dessa forma tão importante quanto praticamos efetivamente a inclusão é deixarmos de praticar a exclusão. Quando temos uma escola, que não está fisicamente adaptada, por exemplo, pra receber uma cadeira de rodas, seja pela falta de rampa de acessos, seja pela falta de elevadores, seja pela falta de banheiros adaptados, necessariamente estar se praticamente a exclusão, porque essa pessoa não tem como acessar ou se movimentar dentro do ambiente escolar.

Um dos fatores que impedem a inclusão efetiva é a falta de infraestrutura nas escolas. Isso porque as instituições de ensino, em sua maioria, não possuem instalações físicas adequadas – como rampas de acessibilidade – e, ainda, os profissionais mostram-se despreparados para assistirem os deficientes. Nesse sentido, crianças e jovens com necessidades especiais são prejudicados por não terem condições primordiais para se mantiver no ambiente escolar, propiciando, assim, uma consequente evasão desses alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (211.9 Kb)   docx (973.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com