TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Inclusiva

Por:   •  9/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.809 Palavras (12 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

INSTITUTO EDUCACIONAL ÍMPETOS

UNIDADE DO DISTRITO DE JAMACARU

CURSO DE PEDAGOGIA

RAFAENE JACINTO MARCOS DE ARAÚJO

A INCLUSÃO NO ENSINO INFANTIL

MISSÃO VELHA-CE

2021

RAFAENE JACINTO MARCOS DE ARAÚJO

A INCLUSÃO NO ENSINO INFANTIL

Artigo apresentado ao curso de Pedagogia do Instituto Educacional Ímpetos, como requisito para obtenção do título de licenciada em Pedagogia.

Orientador: Prof.º Rárisson Sampaio

MISSÃO VELHA-CE

2021

RESUMO

A educação inclusiva tem por principal objetivo incluir os alunos com necessidades especais, oferecendo aos mesmos condições para acesso, permanência e aprendizado na escola. Diante da necessidade de se conhecer mais acerca da educação inclusiva na educação infantil e elucidar questionamentos, fez-se necessário este estudo com o objetivo de compreender acerca da educação inclusiva, reconhecendo as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos da educação infantil, que tenham necessidades especiais e professores que irão trabalhar com este público. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, buscando por trabalhos acadêmicos, artigos científicos e legislação sobre educação inclusiva na base de dados do Google acadêmico. Como resultados percebeu-se a grande importância da educação inclusiva, a necessidade de estabelecê-la desde a educação infantil, bem como a necessidade de formação adequada para os professores e equipe escolar. Conclui-se que a educação inclusiva é indispensável, pois a mesma oferece oportunidades para pessoas portadoras de necessidades especiais, sendo um caminho para uma sociedade igualitária.

Palavras-chave: Criança. Igualdade. Necessidades epeciais.

INTRODUÇÃO

        Educação inclusiva é um assunto bastante discutido, dentro dos mais variados espaços, escolas, casas, ruas, porém ainda há muito o que fazer no quesito de melhorar a acessibilidade das pessoas com necessidades especiais.

        Nesse estudo irão ser abordados aspectos relevantes acerca de um tema de grande importância para esse público: a educação inclusiva. A educação inclusiva é indispensável para uma educação igualitária, pois a mesma sugere a educação que inclua alunos com necessidades especiais. As atividades desenvolvidas precisam ser pautadas nas condições dessa pessoa, onde suas limitações não devem excluí-la de uma ou outra atividade e sim ter opções de caminhos para que a mesma alcance o conhecimento e tenha as mesmas oportunidades quanto um aluno que não porte necessidades especiais.  

        Leis já foram elaboradas, muitas salas de aulas a adaptadas, porém, apesar das mudanças significativas a favor da acessibilidade ainda há muito preconceito com essas diferenças. Assim, vê-se no ensino infantil, onde está a base da educação, a melhor forma de se trabalhar educação inclusiva e o respeito às diferenças, pois se desde criança o ser humano aprender a conviver e ajudar nas limitações do outro, respeitando-o, a luta pela igualdade tende a ficar mais eficaz.

        Diante do exposto, o presente estudo fez-se necessário afim de elucidar algumas questões como: Quais os marcos importantes na história da educação inclusiva? Quais são as principais dificuldades encontradas pelos docentes e discentes frente à educação inclusiva? Dentre outros questionamentos. O objetivo deste estudo é compreender acerca da educação inclusiva, reconhecendo as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos da educação infantil, que tenham necessidades especiais e professores que irão trabalhar com este público.

METODOLOGIA

        Este estudo foi realizado por base em uma pesquisa bibliográfica, realizando-se uma leitura abrangente de diversos trabalhos disponíveis acerca do tema inclusão no ensino infantil.

        Optou-se por utilizar trabalhos publicados na plataforma do Google acadêmico, buscando pelos termos: “conceitos sobre educação inclusiva”, “importância da educação inclusiva”, “educação inclusiva no ensino infantil”, “educação infantil e acessibilidade”, “dificuldades enfrentadas por docentes e discentes na educação infantil”, “leis sobre a educação inclusiva”. Desta forma, foram acessados artigos científicos, trabalhos acadêmicos e legislação.

        Segundo Bento (2012), a revisão da literatura consiste na análise de trabalhos publicados sobre o tema, sendo indispensável pois através desta é possível se ter uma ideia como estão os conhecimentos acerca do tema e lacunas que ainda existem.  As revisões bibliográficas são portanto de grande relevância para a pesquisa científica, pois reúnem acontecimentos e ideias importantes acerca de determinado assunto, responde a diversos questionamentos.

         De acordo com dados da Convenção sobre os Direitos das pessoas com deficiência traz uma definição acerca do termo:

Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas (BRASIL, 2010, p.22).

        Para compreender melhor acerca da educação inclusiva, serão destacados principais acontecimentos acerca desta.         Na Roma Antiga, tanto os nobres como os plebeus podiam sacrificar os filhos que nasciam com alguma deficiência (MONTEIRO et al., 2016). Em Esparta eram lançados em precipícios, pois havia uma supervalorização do corpo belo e forte, pois favorecia a luta nas guerras. Sendo assim, crianças com deficiências ou doentes eram abandonados à própria sorte para morrer (MONTEIRO et al., 2016). Com a Revolução Industrial, os mais fracos estavam destinados a sucumbir, uma vez que não podiam ser aproveitados pelo sistema produtivo (CÁRNIO; SHIMAZAKI, 2011; ). É perceptível nos estudos de Costa et al. (s.d.) e Silva Neto et al. (2018), a crueldade que as pessoas tratavam os portadores de necessidades especiais, eram descartadas, mantidas distantes dos chamados “normais”, os que não eram mortos, passavam por torturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (119.7 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com