TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Inclusiva

Por:   •  17/9/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.315 Palavras (6 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 6

MANUAL DA BRINQUEDOTECA

ANEXO A

(ATIVIDADES 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7)

MODELO DO ROTEIRO DA ATIVIDADE:

Disciplina

Educação Inclusiva

Data

07/10/2022

Tema Escolhido com justificativa

Inclusão:

A sociedade inclusiva está baseada no reconhecimento e valorização da diferença. Ou seja, a inclusão é garantia do acesso ao espaço comum da vida em sociedade para todos. A sociedade deve estar orientada para o acolhimento à diversidade humana, de forma que esse estímulo necessita começar na educação infantil, onde se inicia o desenvolvimento cognitivo da criança.

Atividades que serão desenvolvidas

1. conversa sobre as diferenças entre eles (altura, cor do olho, cor da pele, cor do cabelo). Destacando que somos todos diferentes e isso tem que ser valorizado.

 1.1 As crianças serão vendadas e será entregue um brinquedo, o qual deverá manusear. na expectativa de adivinhar oque é sem tirar a venda.

Tempo necessário

30 minutos

Material Utilizado

Vendas de TNT e brinquedos diversos.

Expectativas em relação às atividades (objetivos)

A atividade escolhida tem como objetivo fazer com que as crianças observem o quão difícil é saber o que tem em mãos utilizando somente o tato. Desafiando-os a descrever e reconhecer o objeto que está em suas mãos.

Reconhecer que todos temos diferenças e necessidades diferentes e estas devem ser respeitadas. As crianças irão aprender através da história que devem ser amigos uns dos outros independente das características de cada um.

Quantidade de alunos e faixa etária

7 alunos/ 2 anos e meio

A brinquedoteca “o que é o que é” ... foi escolhida para mostrar as crianças que temos diferenças e que elas são naturais. De modo que elas se coloquem no lugar do outro mais especificadamente no lugar dos deficientes visuaisAo falar de inclusão  a educação infantil é de extrema importância, pois é nesse período que iniciará a socialização,a criança irá identificar um universo repleto de aprendizado e novas descobertas. A inclusão na escola de Educação Infantil, surge para que as crianças se relacionem com diversos gêneros de cultura, aprendam de forma natural e valorizem as diferenças do outro, por ser como é visto que ninguém é igual.

As escolas estão investindo em ações reais de inclusão para que todas as crianças aprendam e se desenvolvam no mesmo ambiente, sempre respeitando o tempo e as necessidades de cada uma. Para isso, a instituição de ensino se compromete a oferecer atividades diárias nas quais os alunos da Educação Infantil possam cultivar a cidadania, o cuidar de si e do outro, a aceitação, o companheirismo e o respeito as diversidades. Por muito tempo, a educação inclusiva era realizada de forma paralela, por instituições de ensino especializadas nesta área.

O contato em sala de aula com alunos com necessidades específicas, é uma experiência educacional importante para os demais alunos, pois, possibilita além de conviver com as diferenças, aprender a respeitá-las e perceber que cada ser humano é diferente e tem suas especificidades. As instituições de Educação Infantil, oferecem situações de aprendizagem de naturezas diversas, como brincadeiras que acabam envolvendo a criança ensinando sem que perceba, porém, quando iniciam sua fase na adolescência, acabam usando muitas vezes o preconceito ao seu favor, essas circunstâncias podem ser evitadas, somos todos iguais na sociedade, uns com características diferentes do que o próximo (CURY, 2005).

Para Sassaki (1997, p.41) inclusão é:

Um processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir em seus sistemas sociais gerais pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade. (...). Incluir é trocar, entender, respeitar, valorizar, lutar contra exclusão, transpor barreiras que a sociedade criou para as pessoas. É oferecer o desenvolvimento da autonomia, por meio da colaboração de pensamentos e formulação de juízo de valor, de modo a poder decidir, por si mesmo, como agir nas diferentes circunstâncias da vida.

Assim educação inclusiva é possibilitar às crianças uma educação digna, o pleno desenvolvimento de competências básicas para a vida em sociedade, o aprimoramento do senso crítico e da criatividade. É desenvolver um trabalho que leve as crianças a desenvolver um raciocínio lógico que garanta o acesso, permanência e condições favoráveis ao desenvolvimento de aprendizagens a toda a comunidade escolar.

Referências utilizadas:

CURY, Carlos Roberto Jamil. Políticas Inclusivas e Compensatória na Educação Básica. Fundação Carlos Chagas, Cadernos de Pesquisa. v.35, n.124, p.11-32, jan/abr. 2005. Disponível em < https://www.scielo.br/ pdf/cp/ v35n124/a0235124.pdf.> Acesso em Outubro de 2022

FLORIANI, Marlei Adriana Beyer. Educação Inclusiva. Uniasselvi, Indaial:2017.

SASSAKI, K. R. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

MANUAL DA BRINQUEDOTECA

ANEXO B

(ATIVIDADES 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7)

MODELO DO RELATÓRIO DA ATIVIDADE

(Tópicos que precisam ser abordados em forma de redação no relatório).

Acadêmico:  Giseli de Almeida Pinheiro                            Turma: FLC15843PED                                     Matrícula: 4223694

Disciplina: Educação Inclusiva

A data da aplicação e/ou observação: 07/10/2022

O tema escolhido: Inclusão

O presente relatório da disciplina Educação Inclusiva, referente a prática da brinquedoteca, tem como tema principal a  inclusão, onde se realizou a temática: "O que é, o que é" na qual teve o intuito de desenvolver o reconhecimento dos objetos apenas pelo tato, mostrando a importância da visão e reafirmando que todos somos diferentes e devemos ser respeitados por isso. A atividade foi desenvolvida com alegria pois brincando as crianças fazem as atividades escolares com prazer e adquirem o conhecimento. Ao mesmo tempo em que desenvolveram a inteligência, também evoluíram em fatores como a socialização e a afetividade, contribuindo assim para a formação de indivíduos muito além do aspecto cognitivo.

Trabalhar o autoconhecimento nas crianças promove a descoberta de suas limitações e qualidades. Essa atividade também teve como objetivo mostrar as crianças a importância da educação inclusiva que promove a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas em todos os aspectos, seja pelas diversidades intelectuais, físicas e sensoriais. Pois diferentemente da educação especial, a educação inclusiva não separa o aluno do convívio e aprendizado dos estudantes de uma escola regular, permitindo que ele se desenvolva como parte integrante da sociedade.  A inserção de alunos com deficiência em classe comum não acontece como um passe de mágica é uma conquista que tem que ser feita com muito estudo, trabalho e dedicação de todas as pessoas envolvidas no processo: aluno com deficiência, aluno sem deficiência, família, professores e comunidade escolar.

Os teóricos Mantoan (2003) e Cavaco (2014), são unânimes na sua afirmação de que a inclusão é essencial, e quanto mais cedo ela ocorra mais benefícios ela trará as crianças e a sociedade no geral, os erros históricos não podem ser repetidos se o desejo é de uma sociedade mais justa. 

A inclusão representa, de fato, uma mudança conceitual e nos valores culturais para as escolas e para a sociedade como um todo. Pensar uma escola inclusiva é pensar uma escola justa e democrática, que inclua a todos, sem discriminação, não sendo apenas aberta e acessível a todos os grupos, mas que estimule a participação, abrigue e aprecie a diversidade humana e sua meta principal seja oferecer oportunidades iguais para que todos desenvolvam seu potencial.

Para Mittler (2003), “a escola inclusiva só começa com uma radical reforma da escola, com a mudança do sistema existente e repensando-se inteiramente o currículo para alcançar as necessidades de todas as crianças".

A educação inclusiva assume espaço central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica da exclusão. 

[pic 1] [pic 2] [pic 3][pic 4][pic 5]

Fonte: Giseli de Almeida Pinheiro, 2022.

Referências utilizadas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (390.1 Kb)   docx (277.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com