TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Inclusiva

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.909 Palavras (8 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 8

Trabalho de grupo

O desafio é construir e por em prática no ambiente escolar uma pedagogia que consiga ser comum ou válida para todos os alunos da classe escolar, porém capaz de atender os alunos cuja situações pessoas e características de aprendizagem requeira uma pedagogia diferenciada, tudo isso sem demarcações, preconceitos ou atitudes nutridoras dos indesejáveis estigmas.

Necessidades educativas

O diretor/gestor é ele quem contribui com a estrutura organizacional das escolas, visando uma transformação. Sendo assim se queremos uma escola regular que atendas as necessidades educacionais especiais dos alunos é necessário que se tenha um gestor escolar que seja comprometido com a proposta da educação especial, disposto a mobilizar toda a comunidade escolar no que se refere a questão em foco. Ele tem o papel de implementar a política, ou seja, realizar em ações o que a proposta de educação inclusiva se propõem a fim de significar e construir culturas inclusivas.

O gestor é um dos profissionais que se destaca no contexto educacional inclusivo, em consequência do papel que exerce na medida que cabe a ele planejar e organizar a escola de forma que ela atenda às necessidades especiais dos alunos que ali se encontram.

Educação Inclusiva

A educação inclusiva traz a emergência de prever e prover uma escola que atenda a todos os alunos, sem nenhum tipo de discriminação, com compromisso de toda comunidade escolar de forma a contribuir para a transformação destes espaços educativos. A educação inclusiva pressupõe um movimento contra qualquer tipo de exclusão que venha ocorrer dentro dos espaços educacionais do ensino regular, na medida que está baseada “na defesa dos direitos humanos de acesso, ingresso e permanência com sucesso em escolas de boa qualidade, o que necessariamente implica previsão e provisão de recurso de toda ordem”, possibilitando a todas as pessoas oportunidades educacionais adequadas respeitando durante todo o processo de aprendizagem, a individualidade, bem como as limitações inerentes a cada ser. As práticas inclusivas têm como participantes: o professor, a família, a coordenação pedagógica e principalmente os órgãos governamentais. O objetivo é transformar escolas regulares em escolas que atendam a todos, sem discriminações, é necessário prioritariamente que todos os envolvidos no referido processo tenham em mente que o objetivo da educação inclusiva é propiciar a participação efetiva de todos os alunos em todas as atividades da escola e comunidade, independentemente de duas características individuais, e que todos podem contribuir para o desenvolvimento pleno.

O desafio é construir e por em prática no ambiente escolar uma pedagogia que consiga ser comum ou válida para todos os alunos da classe escolar, porém capaz de atender os alunos cuja situações pessoas e características de aprendizagem requeira uma pedagogia diferenciada, tudo isso sem demarcações, preconceitos ou atitudes nutridoras dos indesejáveis estigmas.

ozinho o professor não consegue
Não basta o professor por si só desenvolver práticas destinas a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, se não houver o acolhimento, bem como a conscientização de todos que estão envolvidos neste processo, as propostas destinas a educação inclusiva não serão efetivadas. Haja vista que mesmo que o professor desenvolva uma prática inclusiva em sala de aula, atendendo as necessidades educacionais especiais dos alunos, proporcionando um ambiente acolhedor e não excluente, pode se correr o risco desses alunos se depararem no próprio contexto educacional, com situações constrangedoras, que necessariamente irão contribuir para o processo de exclusão.

O professor e o conhecimento
Para trabalhar com alunos de necessidades educacionais especiais é preciso que o professor se atualize. É preciso que os professores sejam acompanhados com relação a suas reações perante os alunos especiais e para que estes consigam realizar um trabalho de qualidade é necessário que lhe seja oferecido além do apoio e orientação, o aperfeiçoamento continuo.

Os mesmos direitos
Para inserir os alunos com necessidades especiais em escolas regulares é de suma importância o adequar suporte de apoio, o preparo dos profissionais os recursos, o ambiente adequado e a assistência ao aluno. Todos nós somos iguais e devemos ser tratados como iguais, com os mesmos direitos

 o papel do diretor com relação a inclusão 
Indubitavelmente, o diretor é uma figura essencial para a implantação e o bom desenvolvimento de qualquer inovação pedagógica, pois é ele que permite a abertura de novos espaços necessários à transformação do cotidiano escolar.A flexibilidade do diretor e a legitimidade atribuída por ele a posições contrárias à sua são condições para a abertura da escola. Entretanto, é importante lembrar que a cultura escolar pode frustrar esse processo, camuflando a recusa com uma aceitação aparente da transformação da prática. Nesse sentido, um dos papéis importantes da direção de uma escola é o de gerir através do exemplo, buscando mudar a cultura escolar por ações concretas, e não somente através de argumentos. Evidenciar para o grupo que o diretor pratica as ações recomendadas mostra que outros valores são possíveis, e que sua atuação não se restringe ao discurso.Portanto, um ambiente inclusivo na escola depende de o diretor fortalecer a mentalidade de que a escola é de todas as crianças, proporcionando um modelo para os professores, bem como de incentivar aqueles que buscam práticas educacionais inclusivas. Cabe ainda ao diretor apoiar o professor que empreende ações para mudar, sem deixar de respeitar o ritmo pessoal de cada um na incorporação de uma atitude inclusiva. O diretor deve ser capaz de discernir

 gestão através de exemplos concretos
A gestão através de exemplos concretos é uma forma importante de persuasão dos professores.A concepção do diretor acerca da educação inclusiva, portanto, poderá influenciar a equipe pois ele/ ela está atuando como formador desse grupo. A prática de conversar abertamente sobre os desafios trazidos pelo trabalho com a inclusão escolar mostra uma preocupação em transpor a imagem idealizada da escola, e discutir com o grupo as questões reais propicia transformações efetivas. A responsabilidade pelos encaminhamentos relativos a cada aluno é assumida coletivamente, indicando uma forma democrática de gerir as relações do espaço escolar.o que a equipe como um todo e o que cada um necessita para se desenvolver..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (134.3 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com