TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Inclusiva no Brasil

Por:   •  26/12/2023  •  Artigo  •  4.398 Palavras (18 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AOS ALUNOS SURDOS NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE CAXIAS, MA

Taynã da Rocha Santos1* Maria Naece Carvalho da Rocha Dotta **[pic 2]

RESUMO

A partir do fortalecimento das discussões referentes à educação inclusiva no Brasil, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos alunos surdos das escolas da rede estadual de Caxias, Maranhão. No que se refere aos alunos surdos o principal ponto a ser questionado é a questão linguística e como a Libras vem sendo trabalhada nesse contexto como primeira língua desse aluno e se ela serve de alicerce para a sua inclusão e interação com os ouvintes. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, descritiva, qualitativa e de estudo de campo. Foram aplicados questionários semiestruturados aos professores/intérpretes que trabalham no AEE para identificar os recursos utilizados e as problemáticas por eles enfrentados no atendimento aos alunos surdos. Tal estudo pretendeu alcançar resultados que permitiram realizar uma análise da realidade dos alunos surdos da rede estadual de ensino de Caxias, MA.

Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado. Surdos. Inclusão.

ABSTRACT

Based on the strengthening of discussions on inclusive education in Brazil, this work aims to analyze the offer of Specialized Educational Assistance (AEE) to deaf students in schools of the state network of Caxias, Maranhão. With regard to deaf students the main point to be questioned is the language issue and how Libras is being worked in this context as the first language of this student and whether it serves as a foundation for their inclusion and interaction with listeners. It is a research of basic nature, descriptive, qualitative and field study. Semi-structured questionnaires were applied to teachers/interpreters who work in AEE to identify the resources used and the problems they face in attending deaf students. This study aimed to achieve results that allowed an analysis of the reality of deaf students in the state school network of Caxias, MA.

Keywords: Specialized Educational Assistance. Deaf. Inclusion.

[pic 3]

1* Graduada do curso de Bacharelado em Psicologia da Universidade Federal do Piauí – UFPI, Campus Parnaíba.

taynarochaas@gmail.com

2** Graduada do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Ensino Superior do Piauí - FAESPI. E- mail: nanadotta@gmail.com

  1. INTRODUÇÃO

No decorrer das últimas décadas o debate sobre educação inclusiva vem criando força nos processos políticos brasileiros, principalmente a partir dos anos noventa, com o fortalecimento das políticas públicas que tem como prioridade o acesso de todos à escola, assim, se inicia a criação de setores e serviços que fortalecem o processo educativo para as minorias que possuem um histórico de exclusão. Vale ressaltar que, a garantia de uma educação democrática é fundamental para o atendimento das crescentes exigências de uma sociedade que passa por constantes processos de mudanças (COSTA e PRADO, 2017).

Considerando tal cenário se torna fundamental a problematização das questões relativas às relações entre indivíduo, escola e sociedade. Para Adorno (2016) a educação deve ser voltada para emancipação do sujeito, onde os cidadãos devem ser esclarecidos, pois só faz sentindo manter um ambiente escolar que propicie a justiça social, o combate à violência e a humanização dos indivíduos. Nesse contexto, observa-se uma crescente demanda pela educação inclusiva que atenda às necessidades de todos os alunos, independente das suas diferenças.

No que diz respeito aos alunos surdos, o que deve ser questionado é sobre a questão linguística e cultural que perpassam as demandas da aquisição da língua de sinais como a primeira língua e da língua portuguesa como a segunda língua, levando em consideração a possibilidade de construção de uma identidade da cultura surda, advinda pela convivência e valorização da língua e da cultura surda (COSTA e PRADO, 2017).

Quando se volta para a reflexão da realidade do atendimento aos alunos surdos nas escolas públicas regulares, deve-se observar se tal atendimento leva em consideração a cultura surda, se o Atendimento Educacional Especializado (AEE) atende as necessidades educacionais e de aprendizagem desses alunos e se a escola valoriza essa formação bilíngue. Tais questões norteadoras estão interligadas a processos democráticos, os quais devem ser desenvolvidos e implantados no AEE, para que o aluno surdo tenha as mesmas oportunidades que os ouvintes e consiga ser um cidadão emancipado e crítico.

  1. METODOLOGIA

A presente pesquisa é de natureza básica, de abordagem metodológica quanti- qualitativa, por meio bibliográfico e de campo. No que se refere aos objetivos gerais classifica-se como descritiva e exploratória. Inicialmente foi realizada uma revisão de fontes bibliográficas, visando coletar informações sobre a temática de estudo, e feito um levantamento do que foi publicado, nos últimos dez anos, sobre o tema em questão. Para tal, foram utilizadas as ferramentas de busca do portal de periódicos CAPES e Google Acadêmico.

Para elaboração do presente trabalho foi realizado um levantamento prévio das escolas presentes na área urbana junto a Secretaria Estadual de Educação – Unidade Regional de Caxias, Maranhão, a fim de se obter uma lista das escolas com Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) que realizam Atendimento Educacional Especializado (AEE) e que possuem alunos surdos, bem como os endereços eletrônicos (e-mails) dos profissionais do AEE que trabalham nas escolas supracitadas. Os dados coletados serviram para subsidiar a pesquisa na fase inicial.

Na segunda fase, foram contactados por e-mail os profissionais das escolas da rede estadual de ensino de Caxias, MA que atuam nas salas de AEE, onde foram apresentados a proposta e os objetivos da pesquisa, bem como o termo de consentimento livre e esclarecido. Na ocasião, foi aplicado um questionário semiestruturado aos profissionais com a intenção de

identificar quais os problemas enfrentados, os conhecimentos prévios adquiridos, as expectativas para o melhoramento da educação dos alunos surdos, como se dá o funcionamento do AEE, os tipos de recursos didáticos disponíveis e quais os seus benefícios para a assimilação e articulação do aluno surdo com a sala de aula regular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (284.4 Kb)   docx (139.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com